Fort Lauderdale, Flórida, 13 de Abril de 2003 Ano XI  Lição Nº 15


 

Quando a palavra de deus nÃo é a verdade

Dr. Anibal Pereira dos Reis    Brasil

Brasileiro, ex-padre, professor e escritor.

    E pode ser isso? Quando a Palavra de Deus não é a verdade? O que significa: Não é a verdade? Quer dizer: Mentira? Então? E a Palavra de Deus pode ser mentira? Isso é blasfêmia!!! É blasfêmia, sim! Mas, acontece. E muito! Elias, o grande profeta, ao ser perseguido por Jezabel, a ímpia rainha de Israel, refugiou-se na casa da paupérrima viúva de Zarefate. Prodigiosamente o Senhor multiplicara-lhe o pão e o azeite tendo em vista o sustento do ministério de Elias. Enfermara o filho da pobre viúva, vindo a morrer. Aflitíssima, a mãe reclamou do profeta: “Que tenho eu contigo, homem de Deus? Vieste tu a mim para trazeres à memória a minha iniquidade, e matares a meu filho?” (1Rs 17.18). Clamou ao Senhor Elias e o rapaz ressuscitou. Ao contemplá-lo redivivo, em grande júbilo, a mãe exclamou: “Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a Palavra do Senhor na tua boca é verdade.” (1Rs 17.24). Na boca de Elias a Palavra de Deus é a Verdade. Na boca de Moisés, de Abraão, de Davi, de Daniel, de Isaías, de Jeremias, de João Batista, de Paulo a Palavra de Deus é a Verdade. Na boca de Jesus Cristo, o próprio Verbo Divino, a própria Verdade, a Verdade por excelência, a Palavra de Deus é a Verdade. Porém, a Palavra de Deus na boca do diabo ao induzir Eva, ao investir contra o Mestre, ao tentar os pobres mortais, é mentira. A Palavra de Deus na boca dos escribas e fariseus, conhecedores das Escrituras, é mentira. Na boca de Herodes, de Judas Iscariotes, dos falsos profetas, de Anás e Caifás, do médium espírita, do pastor mercenário, do missionário curandeiro, do sacerdote católico, na boca do diabo é mentira. A Palavra de Deus na boca de quem contrafaz a mensagem divina é mentira. Em si mesma, em sua intrincidade, a Palavra de Deus sempre é a Verdade! Torna-se mentira quando contrafeita, quando deturpada, quando inquinada, quando infectada, quando poluída, quando podada, quando enxertada, quando forçada, quando subjugada a maus propósitos, quando avacalhada por seus falsos e hipócritas seguidores. Enquanto os espíritas e macumbeiros querem encontrar nos Evangelhos um Cristo dando “passes”, os padres querem encontrar nos gestos de Jesus Cristo a base para suas benzeduras e sacramentos, obras de feitiçaria. O Evangelho é o Poder de Deus! É o poder de Deus em favor de quem? De todo aquele que crê. Para quem não crê deixa de ser o poder de Deus. Para o incrédulo, o ímpio, o contrafeitor, torna-se em mentira.

Cânon

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, missionária, professora e secretária da Igreja.

A palavra Cânon, do hebraico significa “cana de medir”; e no grego significa “regra, norma ou padrão”. O termo Cânon foi usado nos primeiros três séculos depois de Cristo para as doutrinas e normas cristãs da Bíblia Sagrada. No entanto, após o surgimento de falsos mestres e doutrinas, o termo Cânon foi designado para reafirmar a autenticidade e inspiração divina da Bíblia Sagrada, à partir do século quatro. Por isso, seus livros também são chamados de Livros Canônicos. Segundo a Tradição e História Judaica, os livros que compõem o Antigo Testamento (Pentateuco, Livros Históricos, Livros Poéticos e Livros Proféticos) foram reunidos pelo sacerdote Esdras, hábil escriba na Lei de Moisés (Es 7.6). Nenhum livro foi acrescentado ao Antigo Testamento após 430 a.C. Depois da destruição de Jerusalém e do Templo no ano 70 d.C. pelo General Tito, fez-se necessário a ratificação da canonicidade do Antigo Testamento (Tenach). Esta ratificação foi realizada no ano 90 d.C, sem nenhuma alteração daquilo que já havia sido estabelecido no passado. Portanto, qualquer outra escritura, como os Livros Apócrifos, não são aceitos como canônicos ou inspirados por Deus. À parte do Antigo Testamento, os judeus também servem-se da utilização do Talmude, que é a copilação da lei civil e cerimonial baseada no Torah (Pentateuco). Esta escritura consistia da interpretação da lei pelos Rabis, e ficou conhecida como a “Tradição dos Anciãos” (Mt 15.1-6).

 

A FORMAÇÃO DO ANTIGO TESTAMENTO

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira,missionária, professora, e secretária Igreja.

Texto Áureo da Lição

 E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos.
 (Lucas 24.44)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: CREIO EU NA BÍBLIA, número 259 da Harpa Cristã.

 

1. O Cânon Judaico  
A Lei — Torah: Dt 31.9-11; Lc 24.27,44; Jo 1.17
Os Profetas Neviym: Lc 24.44; 4.17-20; Mt 24.15; At 2.16,17
Os Salmos — Kethuvym: Lc 24.44; At 13.35; Jo 13.18; Mt 21.42
2. O Cânon Sagrado
Sua formação: Dt 31.24-26; Hc 2.2; 1Sm 10.25; Jr 36.32; Lc 1.1-4
Sua inspiração: 2Pe 1.20-21; 2Tm 3.16; Is 34.16; Hc 2.3
 Sua preservação: Is 40.8; Jr 1.12; Dt 17.18; 1Pe 1.23
3. Os Apócrifos
Escritos no período interbíblico: Mt 1.16; Lc 1.78,79
Seus erros, omições e anacronismos: Sl 115; Ap 22.18,19
Base de heresias e tradições: Jo 20.30,31; Mc 7.13; Mt 15.7-9; Cl 2.8

 

 

Texto da Lição:

Lucas 24.25-27

Lc 24:25 E ele lhes disse: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!
26 Porventura, não convinha que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória?
27 E, começando por Moisés e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.


(ARC)