Fort Lauderdale, Flórida, 20 de Outubro de 2002 Ano X  Lição Nº 42


 

Estátua de Sal

Antônio Carlos Barros Brasil

Brasileiro, pastor e professor.

Ló, sobrinho de Abraão, morava com sua família em Sodoma, cidade famosa por seus pecados. A imoralidade era tamanha que Deus resolveu destruir a cidade toda. Todavia, atendendo à oração de Abraão, o Senhor poupa a família de Ló e através do anjo fornece a seguinte orientação: "Quando estiverem fugindo, correndo da destruição, não olhes para trás". A mulher de Ló parece que não entendeu bem o recado de Deus. Cuidando apenas dos seus interesses, das suas paixões e pouca importância dando à sua vida, essa mulher veio a se tornar uma estátua de sal, não acreditando nas promessas de Deus para o um novo futuro. Preferiu olhar para trás, para as coisas que ela não mais desfrutaria. Aquela estátua na montanha tornou-se um monumento à falta de fé, a estátua de uma pessoa incrédula, para que todos pudessem se lembrar de que é necessário exercitar a fé no Deus que fala, que age e deseja que nós o levemos a sério. Quantas pessoas estão no processo de petrificação, sendo esculpidas com o formão da incredulidade e tornando-se estátuas de sal! Você pode perguntar: é possível que eu me torne uma estátua de sal? Não só é possível, como há muitas pessoas tornando-se uma exatamente agora. Monumentos da incredulidade são formados por pessoas que não acreditam no poder de Deus, pessoas que não acreditam que este Deus que fala, vai agir. Por isso, devemos ter o cuidado para que não venhamos a nos tornar uma estátua de sal, e o nosso cristianismo venha ser tão somente um monumento da alma incrédula e passemos para a história, como alguém semelhante à mulher de Ló: Ouviu, mas não creu. Se você está num processo de petrificação, transformando-se em uma estátua, ore a Deus para que ele possa quebrar isso e peça a Ele uma nova vida, peça um espírito vivificante no seu coração, para que você não olhe para trás, mas olhe para frente e caminhe com fé e segurança sabendo que Deus tem o melhor para a sua vida.

 

Contenda

Marcello Zorzi Portugal

Brasileiro,  professor e missionário probatório.

Alteração, controvérsia, debate, disputa, litígio, demanda ou guerra. Segundo a definição, a contenda pode vir como fruto de uma discórdia entre duas ou mais pessoas, entre dois ou mais grupos. Ao lermos a carta do Apóstolo Paulo aos Gálatas no capítulo cinco, vemos a contenda como obra da carne em muitas palavras sinônimas como: inimizades, porfias, emulações (rivalidades), pelejas e dissensões. A contenda, portanto, é fruto da natureza pecaminosa que está no homem. Deus não criou o homem para que este contendesse com o seu próximo mas para que amasse a seu próximo. uma antagonia entre a contenda e o amor. Basicamente a contenda vem pelo homem buscar o seu próprio interesse, o amor ao contrário, pois “não busca os seus interesses" (1 Co 13.5). Ao lermos sobre a contenda entre os pastores de Abrão com os pastores de Ló vemos que o problema básico era que tanto um quanto outro queriam habitar em um lugar que não podia conter a todos, era um conflito de interesses (Gn 13.6,7). Outro antagonismo entre a contenda e o amor está em sabermos que a contenda é inflamada pelo ódio (Pv 10.12a, 30.33), enquanto o amor promove a união (At 2.44; 1 Jo 4.7). O ódio no coração pecaminoso do homem busca as mais diversas diferenças entre o próprio ser humano para incitar contendas e colocar pessoas ou grupo de pessoas umas contra as outras. Mas o amor de Deus é aquele que nos ensina que todos somos criados com igual capacidade independentemente de raça, cultura ou condição social. E esse amor prova-nos isso ao colocar juntos em um só grupo o varredor de rua com o gerente do banco, o Iraquiano com o Americano, o formado em engenharia nuclear com o analfabeto. Esse grupo é chamado Igreja que, mesmo mostrando que há diferenças entre os homens, também mostra que elas não são motivo para qualquer contenda. A Bíblia ainda nos ensina que as pessoas altivas são grandes levantadoras de contendas (Pv 13.10a; 28.25a). Uma vez que não conseguem se humilhar nunca concordam com nada. Não sejamos contenciosos!

O PREÇO DA CONTENDA

João Luis Cabral Estados Unidos

Angolano, diácono, professor e diretor da Música.

Texto Áureo da Lição

E disse Abraão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque irmãos somos.  (Gênesis 13:8)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: IRMÃOS AMADOS 175 da Harpa Cristã.

 

1. O significado da contenda  
Separação: Gn 13.7-11; At 15.36-38; 1 Co1.11-13.
Manifestação da Carne: Gn 13.10; At 15.39-41; I Co 3.1-7.
Juizo: Gn 14.11; At 15.39-41; 16.5; 1 Co 11.18,28,30.
2. A causa da contenda
Desentendimentos: Am 3.3; At 15.36-41; II Co 2.23.
Disputas: Gn 13.5-7; At 23.6-9; 1 Co 1.12,13; 3.3-5.
 Sentimentos carnais: Pv 10.12; 13.10; 15.18; Tg 4.1,2.
3. A vitória  sobre  a  contenda
Com sabedoria do alto: Gn 13.8,9; Pv 15.1; 16.4; 20.3; 25.15.
Com humildade espiritual: Gn 13.9; Fp 2.3-8; 2 Tm 2.24-26; Mt 11.29,30.
Com obediência à Palavra: Fp 2.12-16; Cl 3.16; Ec 12.13.

 

Texto da Lição:

Gênesis 13:7-18

  7 E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os ferezeus habitavam,
então, na terra.
8 E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque irmãos
somos.
9 Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; se escolheres a esquerda, irei para a direita; e, se a direita
escolheres, eu irei para a esquerda.
10 E levantou Ló os seus olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes de o SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. 11 Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu Ló para o Oriente; e apartaram-se um do outro. 12 Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da campina e armou as suas tendas até Sodoma. 13 Ora, eram maus os varões de Sodoma e grandes pecadores contra o SENHOR.
14 E disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta, agora, os teus olhos e olha desde o lugar onde estás,
para a banda do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente;
15 porque toda esta terra que vês te hei de dar a ti e à tua semente, para sempre. 16 E farei a tua semente como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, também a tua semente será contada. 17 Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei. 18 E Abrão armou as suas tendas, e veio, e habitou nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e edificou ali um altar ao SENHOR.

(ARC)