Fort Lauderdale, Flórida, 02 de Junho de 2002 Ano X  Lição Nº 22


 

Amálgama Política

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, pastor, conferecista, professor e articulista.

A 53 anos atrás o urso branco soviético fez todas as nações da terra tremerem por dentro e por fora. Daí nasceu o famoso Tratado do Atlântico Norte - OTAN, um tipo de cinturão para conter os confederados soviéticos do lado de fora do nosso quintal. Isolados, blasfemaram contra Deus e contra o Diabo, e, à guisa de uma santa revolução, o genocídio de 32 milhões de compatriotas foi o preço para que o  Comunismo viesse a existir. Um consolo para os pobres soviéticos e um estopim para os  lutadores do Terceiro Mundo. União Soviética, Comunismo e Russos eram sinônimos de ignomia, só em tão somente neles pensar. O ícone da Foice e o Martelo fez dois terços da população mundial tirar o chapéu e a maior democracia da história — os Estados Unidos da América, proibir a existência do Partido Comunista em seu terreiro! A OTAN tranca suas porteiras com cadeados nucleares: ninguém sai nem entra! Quando a dez anos atrás mencionei que Gog e Magog — Rússia Confederada, de Ezequiel 38, tornar-se-ia irmã-amiga dos Ocidentais, quase fui crucificado pelos meus colegas escatólogos da época. Questionei, mas como ela poderá mobilizar as nações confederadas para a grande batalha contra Israel, no início da Grande Tribulação, estando o urso enjaulado do lado de fora? Como ela poderá romper o grande cerco a ela imposta pelo sistema feudal dos de dentro, e o sistema liberal dos de fora? A resposta veio, mesmo que já um pouco tarde para muitos. Ela deixou meio mundo de boca aberta, quando a cimeira dos maiorais da OTAN, realizada neste mês de maio de 2002, em Roma e às barbas do vaticano, desceu a cortina do projeto The Roman Revelation. O Presidente da Rússia, Vladimir V. Putin  foi ovacionado pelos generais sem estrelas da Organização do Atlântico Norte, enquanto desfilava com um riso branco diante de um mural de 19 bandeiras dos Estados Europeus e dos de além-mar!  A excursão do Presidente George Walker Bush, na conquista da globalização política, de mercado e militar fez esta amálgama tornar-se mais ainda revenida.  Quem não é por nós é contra nós, é o novo slogan para, agora mais do que nunca,  manter os Russos do lado de cá, e os nômades armados terroristas dos cinco Continentes do lado de lá! Ironicamente, agora o urso, o leopardo, a águia e as raposas podem comer todos junto num mesmo caldeirão, e saborear a mesma comida!  Que esperamos mais? Oh, igreja de Jesus Cristo, o tempo é chegado, a nossa casa está pronta, e o tempo de nossa partida tão próximo quanto não imaginamos! Levantemos os nossos olhos e vejamos que o verão já chegou, e o trigo da grande seara está a se perder. Corramos e colhamos os que as nossas últimas forças nos permitam. Pois, a qualquer momento ouvir-se-á o brado: aí vem o noivo!

Sincretismo

João Luis Cabral Estados Unidos

Angolano, diácono, professor e diretor de música.

Vocábulo grego ‘sygkretismos’ que quer dizer amálgama de concepções heterogêneas; sistema filosófico ou religioso que tende a combinar diferentes doutrinas. Também pode ser relacionado com Ecletismo, que quer dizer método filosófico, político, médico, religioso, que consiste em formar, baseado em opiniões e elementos de diversos sistemas, um corpo de doutrina. O Sincretismo é uma classe de Espiritismo Científico, o qual acomoda as idéias de todos sem seguir nenhum sistema, no intuito de satisfazer a todos, sem ferir ninguém. No século III antes de Cristo, formou-se em Alexandria uma seita de ecléticos célebres, fundada pelo filósofo Potamão. Modernamente, Vítor Cosin fez reviver a filosofia eclética, procurando nos escritos de outros filósofos, o que mais verosímil lhe parecia, sem adotar um sistema particular. O Sincretismo Eclético (ou religioso) é a fusão de diferentes elementos religiosos e culturais que mantém uma certa originalidade. É uma reunião de idéias ou teses antagônicas, porém, em um único culto. O espirito que atua no Sincretismo é o mesmo do ecumenismo, que em seu propósito de arregimentar todas as religiões e nações, quer afixar a plataforma para o governo do anti-Cristo. Sua retórica atinge a área sensorial do homem, levando-o ao desencargo de consciência e auto justificação. O homem se torna assediado e oprimido. Pode-se observar a presença do Sincretismo em várias religiões como: Ciência Para-Cristã, Nova Era, Gnosticismo, Santeria (religião pagã, fruto do Sincretismo Yoruba, de origem africana, misturada de práticas mágicas com o catolicismo), e outras mais. O Sincretismo como doutrina de demônio observa todas as práticas condenadas pela Bíblia Sagrada: adivinhação, amuletos, astrologia, bruxarias, consciente coletivo, contatos imediatos de terceiro grau, evolucionismo, fascismo, feitiçaria, horóscopo, magia, misticismo, pensamento positivo, poder da palavra, satanismo, sincronicidade, telepatia e muito mais. Este mesmo espírito de engano e de erro que pairava entre os povos antigos, levou Israel apostatar contra o Senhor seu Deus (Os 7.8); ungiu os profetas apócrifos no período inter-bíblico (tempo este em que Deus não falou); ajuntou a igreja e o estado na época de Constantino. Mas, na plenitude dos tempos veio Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, o qual derribou a parede de separação que estava no meio, “ e pela cruz, reconciliou ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades” ( Ef 2.13-18 ).

O PERIGO DO SINCRETISMO RELIGIOSO

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, pastor, professor, conferencista e articulista.

Texto Áureo da Lição

Efraim com os povos se mistura; Efraim é um bolo que não foi virado. (Os 7.8)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: DEIXA PENETRAR A LUZ, 96 da Harpa Cristã.

  Ouça a Mensagem da Semana no Púlpito

1. O sincretismo em Israel
Durante o cativeiro: Gn 41:45-52; Dn 1:5-7.
Durante a conquista: Js 24:2,14-15; Jz 17:7-13.
Durante a monarquia: 1Sm 28:7-11; 2Cr 33:4-7.
2. O sincretismo no Cristianismo
No ecumenismo católico - Concílio de Trento: Jd 1:12; Ap 2:1923.
No ecumenismo evangélico - CMI: Cl 2:8; Ap 3:2-4.
No ecumenismo carismático - neo-pentecostalismo: 1Tm 4:1-2; Ap 3:15-18.
3. O sincretismo na Escatologia
A igreja carismática - os deixados: Mt 10-12.
A igreja favorita - os romanistas: Ap 18:2-4.
A igreja autocrática  - os discidentes: 1Jo 18-20.

 

Texto da Lição:

 

Oséias 7.3-13

 Oséias 7.3 Com a sua malícia alegram ao rei e com as suas mentiras, aos príncipes. 4 Todos eles são adúlteros: semelhantes são ao forno aceso pelo padeiro, que cessa de atear o fogo, desde que amassou a massa até que seja levedada. 5 E, no dia do nosso rei, os príncipes se tornaram doentes com a excitação do vinho; ele estendeu a sua mão com os
escarnecedores.
6 Porque, como um forno, aplicaram o coração, emboscando-se; toda a noite dorme o seu padeiro, pela manhã, arde como fogo de chama.
7 Eles estão todos quentes como um forno e consomem os seus juízes; todos os seus reis caem; ninguém entre eles há que me invoque. 8 Efraim com os povos se mistura; Efraim é um bolo que não foi virado. 9 Estrangeiros lhe devoraram a força, e ele não o sabe; também as cãs se espalharam sobre ele, e não o sabe. 10 E a soberba de Israel testificará em sua face; todavia, não voltarão para o SENHOR, seu Deus, nem o  buscarão em tudo isso. 11 Porque Efraim é como uma pomba enganada, sem entendimento; invocam o Egito, vão para a Assíria. 12 Quando forem, sobre eles estenderei a minha rede e, como aves do céu, os farei descer; castigá-los-ei, conforme o que eles
têm ouvido na sua congregação.
13 Ai deles, porque fugiram de mim; destruição sobre eles, porque se rebelaram contra mim; eu os remi, mas disseram mentiras contra mim.


(ARC)