Fort Lauderdale, Flórida, 24 de Fevereiro de 2002 Ano X  Lição Nº 08


 

Diversificação da Mentira

Antônio Carlos Barro Brasil

Brasileiro, evangelista e articulista.

"Porque nenhuma mentira vem da verdade" (1 João 2.21). Uma das práticas mais constantes de todo ser humano é a mentira. É impressionante perceber que, nas mais diversas situações, a pessoa quando pressionada fala alguma mentira. Existem, inclusive, alguns pensamentos que fazem com que a mentira seja vista como algo necessário para o viver diário. É melhor uma mentira do que a verdade, que às vezes causa mal aos outros. Uma mentirinha de vez em quando não é tão ruim assim. Todavia, quando olhamos as Escrituras, aprendemos que toda mentira tem como ponto de partida o próprio Diabo. Ele é chamado de o pai da mentira. A Bíblia não diz se é uma mentirinha ou uma mentirona. Tudo aquilo que não é a verdade é simplesmente chamado de mentira. A mentira, nesse sentido, é trágica porque quando olhamos para Cristo, vemos que ele chama-se a si mesmo de a Verdade. Assim sendo, Cristo é a fonte da verdade, enquanto que o Diabo é a fonte da mentira. Qual deve ser o nosso posicionamento frente a mentira? Devemos fazer um compromisso sério e inquestionável com a verdade que Cristo. Ele deve nos ajudar a enfrentarmos todas as situações baseadas na verdade que ele veio revelar a nós: devemos rejeitar a mentira que vem daquelas pessoas que querem tão somente passar adiante as dissenções e maledicências. Não podemos ser cúmplices dessas pessoas e devemos deixá-las a sós nas suas mentiras. Outra coisa que devemos lembrar é que o mundo está posto no maligno. Ou seja, a estrutura do mundo é toda fundamentada na mentira, na dissimulação, na malícia. Isso deve levar a cada um de nós a ter muita cautela no nosso relacionamento com o mundo. Devemos buscar sempre a orientação de Deus na realização dos nossos negócios ou nas associações que fazemos no dia a dia. Cuidemos para não sermos apanhados com aqueles que estão usando da mentira para manter um sistema de opressão sobre os menos favorecidos da nossa sociedade. E assim, devemos sempre orar: "Senhor meu Deus, elimine do meu coração todo desejo de mentir e ajude-me a andar na verdade".

Balaão

Pedro Marques Pereira Estados Unidos

Português, seminarista e diretor da Sonotécnica

 

Balaão, foi um personagem bíblico do Velho Testamento, cujo nome significa Devorador. Era filho de Beor, e era oriundo da cidade de Petor, na Mesopotânia. A passagem mais conhecida da Bíblia é a de Balaão com a sua Jumenta, quando o animal fala e “abre” os seus olhos para o anjo que estava à sua frente para o matar, pois o seu caminho era perverso diante dos olhos do Senhor – Nm 22.32. Balaão fica conhecido como um errante que amava a injustiça – 2 Pe 2.15, e representa o profeta mercenário e corrupto “o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem” - Ap 2.14. Também fica conhecido como um apóstata que apesar de conhecer a verdade, preferiu o enriquecimento pessoal e a fama, em detrimento da obra de Deus. Assim, Balaão é considerado como um dos três maiores criminosos do Velho Testamento, ao lado de Caim e Coré (Jd 11).

 

O PRÊMIO DE BALAÃO

Milton Ghigliotty Estados Unidos

Americano, professor da EBD e membro da Diretoria.

Texto Áureo da Lição

“Os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça” (2 Pe 2.15).


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: CAMINHO BRILHANTE - 146 da Harpa Cristã.

 

  Ouça a Mensagem da Semana no Púlpito

1. Balaão, o profeta do erro
Um péssimo exemplo de apostasia: 2Cr 29:19; Lc 8:13; Mt 24:10-12; Gl 5:4.
Abdicou da verdade: Rm 1:25; 2:8; Pv 12:17; 1Tm 6:5.
Cedeu à tentação dos bens materiais:  Jd 11; Nm 22:7,37.
2. A doutrina de Balaão
Sabia que não se podia amaldiçoar o povo de Deus: Nm 22:12,32; 23:8; 24:9.
Sabia que Israel era o povo de Deus: Nm 23:20,23; 24:10.
Sabia usar a teologia para corromper: Nm 23:1,2; 25:1-3; 31:16; Ap 2:14.
3. O prêmio de Balaão
O galardão para os obreiros infiéis: Jd 17-19; 1Tm 6:3-5; 1Jo 2:18,19.
A perca do zelo pela Palavra: 1Jo1:6; 2:4,15; Mc 7:7-9; 1Tm 1:6,7.
Os obreiros maus não ficarão impunes: Mt 25:24-28; Jo 11:11,12; 2Pe 2:1-3.
 

Texto da Lição:

 

Jd 1:11b; Ap 2:12-17

 Judas 1:11b Ai deles! Porque foral levados pelo engano do prêmio de Balaão.

Apocalipse 2:12-17 E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios: 13 Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. 14 Mas umas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem. 15 Assim, tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu aborreço. 16 Arrepende-te, pois; quando não, em breve virei a ti e contra eles batalharei com a espada da minha boca. 17 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.
(ARC)