Editorial

O IRRESISTIVEL GOVERNO DE DEUS

Rev. José Bernardo Estados Unidos

Brasileiro, Pastor, Escritor, Conferencista

Em tempos de democracia, direitos humanos, Anistia Internacional, liberdade de expressão, muitas pessoas estão se enganando sobre o tipo de relacionamento que podem ter com Deus. No atual contexto político o absolutismo das antigas monarquias, de reis que regeram autocráticos, parece destoar de tudo o que se aspira na modernidade de liberdades individuais. Mas o governo de Deus não reconhece outro modelo, o Senhor é onipotente, todo poderoso, e reina soberano. Em um determinado dia alguns dos príncipes de Israel vieram consultar ao Senhor através de Ezequiel. Deus respondeu a eles duramente, dizendo que não poderiam consultá-lo, porque estavam agindo erradamente, como seus pais em muitas situações anteriores. Eles eram presunçosos e achavam que por terem recebido bênçãos de Deus, Ele os aceitava como eram e como estavam. Há muito o que aprender nesta passagem, sobre o tipo de relacionamento que Deus pretende ter conosco que somos parte do Seu povo. Até o dia de hoje a história dos judeus lhes traz grande orgulho, por causa do cuidado que Deus demonstrou para com eles. De modo semelhante muitos crentes também se ensoberbecem e tornam-se arrogantes, por terem sido abençoados, por haverem sido usados por Deus, ou por fazerem parte de uma igreja vitoriosa. Esta soberba muitas vezes os leva a atitudes pecaminosas, porque pensam que a quantidade, a fartura, os livramentos, o bem estar são sinais da aprovação de Deus para suas vidas, ou de que Deus não está se importando com o que estão fazendo. Como estão enganados! Deus pediu que aquele povo tirasse o Egito de seus corações, mas eles não o fizeram. Mesmo assim o Senhor os libertou do Egito. Eles pensavam que Deus não se importava, e que a libertação era um sinal de sua aprovação, mas o Senhor explica que foi por amor ao seu próprio nome que os libertou. Foi porque o Senhor quis e não porque eles merecessem. Assim há muitos crentes com maravilhosos testemunhos de libertação, e que acham que de alguma forma são especiais e privilegiados por Deus, e podem se dar ao luxo de exceções na sua santidade, mas o Senhor lembra que não foi porque mereciam, mas porque Ele quis, que os libertou. Como Israel, assim são muitos crentes que recebem fartura de bens, bons empregos e pensam que por isto Deus está contente com eles, pensam que estas coisas são sinal da aprovação do Senhor. Mas o Senhor diz que não, que não foi porque os aprovava, mas porque quis, porque desejou, unicamente por sua soberana vontade. Ele não precisa tolerar indefinidamente a soberba e a arrogância daqueles que se desviam, mas amando-os e decidido a estabelecer seu governo sobre eles, o Senhor tem o poder e também a estratégia para colocá-los em uma posição de obediência.

Glossário

N O É

Mbaxi Divaldo Cabral Estados Unidos

Angolano, presbítero, professor da Escola Bíblica Dominical e músico

Substantivo masculino oriundo do hebraico No'ah ou Noah que significa descanso, comodidade, ou aquele que é consolado. Ele foi um dos patriarcas antediluvianos, filho de Lameque e neto de Matusalém. Seu pai o gerou com a idade de 182 anos e na idade de 595 ele gereou mais filho e filhas. Seu nome aparece por volta de 55 vezes na biblia: 47 vezes no Velho Testamento e 8 vezes no Novo Testamento. A profissão de Noé era de lavrador e vinhateiro (Gn 9:20). Os seu filhos se chamaram: Sem, Cão e Jafe. Portanto, eles obedeceram a ordenança de Deus de multiplicar e encher a terra e passaram a povoar os seguintes continentes: (a) africano, descendentes de Cão; (b) asiático, descendentes de Sem; e (c) europeu, descendentes de Jafe (Gn 10.1-32). Os da linhagem de Cão são identificados como etíopes, líbios, e somalis. Os da linhagem de Sem são identificados como os israelitas, chineses, turcos e indianos. Os da linhagem de Jafé são identificados como os russos, búlgaros, polacos, portugueses, franceses, italianos, espanhóis, escandinavos, dinamarqueses, holandeses, ingleses, austríacos, checos, e húngaros. Por conseguinte, Geneses é um dos mais importantes livros da biblia porque ele revela doutrinas fundamentais tais como: da Criação Divina, da Hamarteologia (do pecado), Soteriologia (da Salvação) , da Igreja Universal (Eclesia), etc . A vida de Noé é narrada desde o capítulo 5 até ao capítulo 9 de Geneses. O primeiro pacto ou aliança que Deus fez com homem e denominado de Pacto Noetico, onde Deus prometeu na destruir mais a terra com o diluvio (Gn 9:11). Tempos depois Deus fez aliança com varios homem como Abraão, Moises e Davi. É importante realçar que Deus escolheu a Noé porque lhe aprouve achando graça em sua vida. Em vista disso, Deus mandou Noé contruir uma Arca, que dispensacionalmente e o símbulo da igreja universal. A família de Noé foi abençoada, sendo assim livre da ira de Deus por ter obedecido a ordenança de Deus de entrar na arca. Escatologicamente, a igreja universal também sera livre da ira futura (I Ts 5:9). Moises ao redigir o nono capítulo do livro de Geneses, ele retrata um acontecimento que serve de lição para os crentes. Em sua narrativa, podemos observar que o seu filho Cão conheceu a sua nudez, desrespeitando a seu pai, sendo assim amaldiçoado por ele. "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará" (Gal 6:7). Entretanto, seus outros dois filhos: Sem e Jafe foram temente e reverentes para com seu pai, cobrindo a sua nudez, e assim foram prosperados eles e suas gerações. Assim que, "Temei ao Senhor, vós os seus santos, pois não têm falta alguma aqueles que o temem" (Sl 34:9). O segundo livro de Moises acrescenta "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá" (Ex 20:12, Mt 19:19-21). A porta da Arca de Noé, simboliza a porta da dispenção da Graça (Gn 6.16). A narrativa biblica sobre a Arca de Noé revela um acontecimento incontestavel, onde Deus destruiu a humanidade por se multiplicar o pecado. Somente Noé, seus 3 filhos e suas 3 noras foram salvos do juizo de Deus. Ele foi o segundo patriarca que viveu mais tempo na terra depois de Matusalém, morrendo na idade de 950 anos. Em suma, Noé é mencionado na galeria da Fé por sua determinação em construir a arca sem titubiar em meio as confrontacoes feitas por aquela sociadede por 120 anos. Portanto, "Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé" (Hb 11:7).

Esboço

BÊNÇÃO E MALDIÇÃO NA FAMÍLIA DE NOÉ

Manuela Costa Barros Estados Unidos

Brasileira, Primeira Tesoureira, professora da EBD, Youth Alive Band, Deã Acadêmica do STB



Texto de Memorização
"E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo." (Gênesis 9.26,27).
Texto da Lição
Gênesis 9.20-29

Gn 9.20 - E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha. 21 - E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. 22 - E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora. 23 - Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai. 24 - E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. 25 - E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos. 26 - E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. 27 - Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. 28 - E viveu Noé, depois do dilúvio, trezentos e cinqüenta anos. 29 -E foram todos os dias de Noé novecentos e cinqüenta anos, e morreu.
    1. OS ERROS DE NOÉ
  1. Expôs-se à embriaguês: Gn 9.21
  2. Expôs-se à nudez: Gn 9.21
  3. Expôs-se ao escândalo: Gn 9.22
    2. OS ERROS DO FILHO DE NOÉ
  1. Falta de amor: Mt 22.39
  2. Falta de respeito: Ex 20.12
  3. Falta de misericórdia: Mt 12.7
    3. AS CONSEQU0ÊNCIAS DO ERRO
  1. Perda da bênção familiar: Gn 9.24
  2. Perda da bênção material: Gn 9.27
  3. Perda da bênção espiritual: Gn 9.25