Editorial

O DIA DO CÃO

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, Pastor Fundador do SWM, da IPB e do STB, Presidente da Regional Sudeste – CONFRADEB, na Flórida, EUA.

Na introdução deste opúsculo vale a observação de que num mundo onde tantas crianças morrem de fome todo dia, são abandonadas nas escadarias das clínicas femininas e esquecidas em veículos fechados, talvez adotá-las como filhos seja uma opção moralmente mais justificável do que criar um animal doméstico, que muitas vezes se volta ferozmente contra o seu próprio dono e, se não vacinado, poderá matar os menores da casa. Esses, por seleção genética, são seres irracionais, e muitos deles como no caso do cão, são classificados como animais imundos pelas Escrituras Sagradas — “Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.” (2 Pe 2.24); "Não trarás o salário da prostituta nem preço de um cão à casa do Senhor teu Deus por qualquer voto; porque ambos são igualmente abominação ao Senhor teu Deus." (Dt 23.18). Este aspecto moral-ético é contemplado pela seguinte reportagem: “No século XIX, a teoria da evolução de Darwin desbancou o homem do ápice da criação para reposicioná-lo como apenas mais um dos animais moldados pela seleção natural. Essa revisão tem implicações éticas radicais. O filósofo australiano Peter Singer defende a igualdade plena de direitos entre homens e animais. Para ele, o especismo - a idéia de que os humanos são superiores aos demais seres - é uma forma de discriminação tão insustentável quanto o racismo. De certo modo, gatos e cachorros já galgaram um lugar privilegiado nas considerações morais das pessoas”. Fico me perguntando se isso tem relação com as palavras de Saulo de Tarso em sua Carta aos Romanos, ao tratar das inversões éticas produzidas pela substituição de uma visão Teo-Referente – Deus como referência absoluta – por uma cosmovisão antropocêntrica: “Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.” Uma agenda diabolicamente planejada desde o Éden para reduzir o homem a um estado de inferioridade global. Porém, Paulo levanta a bandeira da justiça Divina quando afirma: "Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda." (1 Tm 2.8). Posso soar radical, mas fico lembrando que desde pequenos fomos orientados de que podemos gostar, respeitar e ter carinho por seres humanos e por todos os seres vivos, e até acrescentamos: "é melhor ter um cão amigo, do que um amigo cão"! Entretanto, e sobre tudo, amar, nos seus três termos originais, é algo reservado a uma pessoa, e, adorar está reservado exclusivamente para Criador.

Glossário

R E G E N E R A Ç Ã O

Sokoloko Bangu Cabral Estados Unidos

Angolana, camerógrafa, Grupo Shebach, cooperadora e professora da EBD.

A palavra regeneração significa restabelecimento do que estava destruído, restauração. O substantivo palingenesia ocorre apenas duas vezes no Novo Testamento (Mt 19.28 e Tt 3.5). Na passagem de Mateus é usada escatologicamente para referir-se à restauração de todas as coisas. No trecho de Tito a palavra é usada apenas com referência individual. Em outras passagens, vários vocábulos são empregados para explicar a obra que o Espírito Santo efetua. Estes vocábulos: gennaõ, añthen e anagennaõ que significa gerar, dar nascimento ou dar novo nascimento, são usados para descrever o ato inicial da renovação. Existem pelo menos dez vocábulos gregos que definem a regeneração à luz das Sagradas Escrituras. Todos estes indicam uma alteração drástica e dramática que pode estar ligada ao nascimento, ao renascimento, à recriação ou até mesmo à ressurreição. No Antigo Testamento, algumas passagens mostram um conceito de renovação nacional, concernente a um novo concerto ou aliança na lei. Existem outras citações que se referem ao indivíduo. Como por exemplo, Davi na sua oração no Salmo 51.10, onde ele pede que o Senhor renove nele um espirito reto, após ter pecado. A doutrina da regeneração está intrinsecamente ligada ao pecado cometido no Éden e o sacrifício vicário de Jesus. Adão perdeu a comunhão com seu criador, morreu espiritualmente e a morte física entrou em vigor. Deus é santo e abomina o pecado. Desde então, o homem nasce destituído da glória de Deus (Rm 3.23) e precisa nascer de novo espiritualmente, de uma regeneração. Deus é amor, jamais deixaria o homem debaixo da condenação eterna sem dar-lhe o escape: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho Unigênito para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3.16). Esta é uma obra espiritual e divina. A Bíblia diz que Deus tira o coração de pedra e coloca outro de carne (Ez 11:19). Esta operação interior é ministrada pelo Espírito Santo que arranca a velha natureza espiritual e faz um novo homem, o qual começa a viver em novidade de vida. Jesus explica a Nicodemos sobre o novo nascimento: "...aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus" (Jo 3:3). A regeneração dá ao salvo acesso ao céu. É uma dádiva do Deus Pai, consumada por Jesus, na cruz, e é efetuada pelo Espírito Santo mediante a Palavra de Deus da Verdade. Portanto, se alguém ouvir a Palavra de Deus, crer e arrepender-se dos seus pecados é transformado instantaneamente, é salvo. Recebe vida espiritual e ligação de volta com Deus. Se torna filho de Deus (Jo 1.12,13), é reconciliado com Deus e pertence ao Reino da luz. "Portanto se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo." (2 Co 5.17,18).

Esboço

GERADOS PELA PALAVRA DA VERDADE

Sokoloko Bangu Cabral Estados Unidos

Angolana, camerógrafa, Grupo Shebach, cooperadora e professora da EBD.



Texto de Memorização
"Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre"  (1 Pedro 1.23)
Texto da Lição
Tiago 1.9-11,16-18 (ARC)

Tg 1.9 - Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10 - E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. 11 - Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos. 16 - Não erreis, meus amados irmãos. 17 - Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. 18 - Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.
    1. A PERFEITA VONTADE DE DEUS
  1. Que ninguém vá para a perdição eterna: Jo 3.16,17; 1Tm 2.3,4
  2. Que todos venham à salvação: Lc 19.10; Ef 2.8 ; Tt 2.11
  3. Que o seu amor seja conhecido: Rm 5.8; Ef 2.4,5; 1Jo 4.9
    2. O PROCESSO DA REGENERAÇÃO
  1. É a troca de caráter e natureza - experiência: Ez 36.26; 2Co 5.17; Ef 4.24
  2. É obra do Espirito Santo - agente: Jo 3.3,5; 16.8; Ef 6.17; Tt 3.5,7
  3. É mediante a Palavra da Verdade - instrumento: 1Pe 1.23; Ef 6.17
    3. A ATITUDE DO CRENTE REGENERADO
  1. Não faz acepção de pessoas: At 2.44,45; 10:34; Tg 2.9; 1Tm 5.21
  2. Ama ao próximo como a si mesmo: Lv 19.18; Lc 10.27-37; 1Jo 4.7
  3. Vive em santidade: Gn 39.7-9,12; Lv 20.26; 1Ts 4.3-4; Hb 12.14