Editorial

O TRUQUE DE LÉIA

Rev. Darryl Dash Estados Unidos

Americano, pastor, escritor e conferencista.

Volte a sua Bíblia em Gênesis capítulo 29 e você encontra a história de Léia, alguém que parece ter tido uma vida muito difícil. Ela tinha maus olhos, ela era casada quando seu pai passou lá como sua mais bela irmã Raquel. Como seria de esperar, o seu marido Jacó nunca pareceu atentar para ela. Imagine a vida como a irmã feia com maus olhos que se casou através de um truque. Dificilmente parece uma existência feliz. Léia tinha uma vantagem sobre o sua mais bonita irmã, no entanto. Ela podia ter filhos, enquanto Rachel parecia ser estéril. Finalmente, algo parecia estar indo à maneira de Léia. Então ela teve os bebês! Depois de seu primeiro filho, ela disse: "Agora o meu marido vai me amar.” Isso não parece funcionar, porque depois do segundo filho, ela disse: "Porque o Senhor ouviu que eu era desprezada, ele me deu esse filho também.” Mais uma vez, não foi o suficiente para fazer Jacó a amar. Chegou um terceiro bebê. “Agora esta vez o meu marido vai ser ligado a mim, porque lhe dei à luz três filhos.” Léia baseou sua identidade pensando nos bebês que ela tinha produzido, pensando que lhe daria a aceitação que ela desejava. Não funcionou. Ela foi pega em um jogo de tolos em tentar medir-se, pensando mais uma vez que ele lhe daria o que ela estava procurando desesperadamente. Algo parecia ter acontecido a Léia. Ela finalmente teve um quarto filho, e desta vez as suas palavras foram diferentes: “Desta vez louvarei ao Senhor“. Finalmente, ela parou de olhar para a aprovação de Jacó para preencher seu coração. Ela encontrou sua identidade e significado em Deus. Acontece que foi através deste quarto bebê, Judá, que Jesus finalmente chegou. Conheço bem "os bebês" de Léia: muitas vezes penso que se o projeto da igreja é bem sucedido, então eu vou conseguir a aprovação do que eu preciso. Talvez, se eu não sou notado ou reconhecido, então eu vou, finalmente, ser uma pessoa feliz. Entretanto, há um enorme vazio no meu coração, e eu acho que mais um sucesso vai me trazer a satisfação que eu estou procurando. "Desta vez o truque vai dar certo, penso eu, apenas mais um”. Vamos chegar a realidade  do que Léia fez: “Desta vez louvarei ao Senhor”. Desta vez eu não vou basear minha felicidade sobre a aprovação ou reconhecimento dos outros, desta vez eu vou olhar para Deus e tomar posse da minha alegria duradoura. Jacó nunca poderia dar Léia o que ela estava procurando! Todo o sucesso de projetos de igrejas ou reconhecimento dos outros nunca vai me dar o que eu estou procurando mais e o que eu já tenho: a alegria e o reconhecimento, os quais são meus, por meio do evangelho que eu vivo e proclamo. Isso é minha identidade, e nesse conteúdo eu serei sempre feliz!

Glossário

P Á S C O A

Delmy Ochoa Pereira Estados Unidos

Hondurenha, primeira fiel do tesouro, cooperadora, professora da EBD

Páscoa do hebraico Pesakh significa passagem. É uma das festas anuais celebradas pelos judeus em memória de sua saída da escravidão do Egito, para uma vida livre, vitoriosa e abundante (Ex 12.1-28). O povo de Deus se reunia anualmente em Jerusalém para esta festa, que começava no dia 14 do primeiro mês, o de Abibe (março/abril), pela tarde (Lv 23.5). A páscoa se iniciava com uma refeição sacrificial, que consistia de um cordeiro assado, pães asmos e ervas amargosas. O cordeiro era um memorial do sacrifício, o pão sem fermento da pureza, e as ervas amargosas da escravidão amarga do Egito. Esta festa foi instituída por Deus para que os israelitas a celebrassem na noite em que o Senhor livrou da morte os primogênitos hebreus. Naquela noite específica os israelitas deveriam estar preparados para viajar, portanto, prontos para a refeição ordenada e partir apressadamente (Ex 12.14) A partir daquele momento da história, o povo de Deus celebra a páscoa toda primavera, obedecendo as instruções divinas como estatuto perpétuo (Ex 12.14). Os israelitas do Antigo Testamento recontavam as histórias de como seus ancestrais experimentaram o êxodo milagroso da terra do Egito e sobre seu livramento da escravidão, de geração a geração. Uma vez construído o templo, Deus ordenou que a festa da páscoa e o sacrifício do cordeiro pascoal fossem realizados em Jerusalém (Dt 16.1-6). No tempo do Novo Testamento, vemos que eles seguiam celebrando na mesma cidade e da mesma maneira. Hoje, os judeus continuam guardando este memorial, entretanto, com algumas diferenças, pois em Jerusalém já não existe o templo, no qual eles possam sacrificar o cordeiro em obediência a Deus. Contudo, as famílias ainda se reúnem para a solenidade, e o pai de família narra toda a história do êxodo. Os cristãos celebram a páscoa em memória da ressurreição de Cristo; a passagem da morte nos nossos pecados a uma vida de santidade em Cristo, o qual livra do jugo e do pecado, e oferece uma vida cristã abundante. Ele é o cordeiro de Deus (Jo 1.29) que se entregou a si mesmo. “…mas, agora, na consumação dos séculos, uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo” (Hb 9.26). O âmago do evento da páscoa era a graça salvadora de Deus. O Senhor tirou os israelitas do Egito, não porque eram um povo merecedor, mas porque Ele os amou e é fiel ao seu concerto (Dt 7.7-10). Semelhantemente, a salvação que recebemos de Cristo, nos foi entregue através da maravilhosa graça de Deus (Ef 2.8-10). O propósito do sangue do cordeiro aplicado nos portais e umbreiras das portas era para salvar da morte os primogênitos de cada família; um prenúncio do derramamento do sangue de Cristo na cruz, a fim de salvar o homem da morte e da ira de Deus contra o pecado (Hb 9.22). O cordeiro pascoal era um sacrifício que servia de substituto do primogênito, simbolizando que a morte de Cristo substituiria a morte do crente. “…Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós” (1 Co 5.7). O cordeiro separado para o sacrifício tinha que ser sem mácula, este fato prefigura a impecabilidade de Cristo, o perfeito filho de Deus (Hb 4.15). O cordeiro deveria ser comido juntamente com pães asmos, uma vez que o fermento normalmente simboliza o pecado e corrupção nas Sagradas Escrituras. Estes pães asmos representam a separação entre os israelitas redimidos e o Egito; assim como o povo redimido por Deus é chamado para separar-se do mundo pecaminoso e dedicar-se a Deus. No Egito, um cordeiro foi imolado para cada família, e o sangue do cordeiro morto só protegia aos hebreus; mas na cruz do calvário, o filho de Deus morreu pelos pecados do mundo inteiro (Jo 3.16) e seu sangue derramado provê salvação a todo aquele que crer (Rm 5.8,9).

Esboço

A CELEBRAÇÃO DA PRIMEIRA PÁSCOA

Pedro Pereira Estados Unidos

Sul Africano, Professor da EBD e Diretor do Youth Alive, na Flórida - Estados Unidos.



Texto de Memorização
"... Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós" (I Corintios 5.7b).
Texto da Lição

Êxodo 12.1-11 (ARC)
12.1 - E falou o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: 2 -Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano. 3 - Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. 4 - Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro. 5 - O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. 6 - E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. 7 - E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. 8 - E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão. 9 - Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura. 10 - E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo. 11 - Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor.
    1. O SIGNIFICADO DA PÁSCOA
  1. Para os egípcios — mundo (Juízo): Ex 11.1; 12.23,27
  2. Para os judeus — Israel (Libertação): Ex 12.11,14; Lv 23.4,5
  3. Para os cristãos — Igreja (Salvação): 1 Co 5.7; 15.3,4
    2. OS ELEMENTOS DA PÁSCOA
  1. Pães asmos – pureza: Ex 12.8,20,34,39; Lc 12.1; 1Co 5.6
  2. Ervas amargas – servidão: Ex 1.13,14; 2.23; 3.7,9; Ne 9.9; Jo 8.34; 1 Co 7.23; Gl 5.1
  3. Cordeiro sem macula – santidade: Ex 12.5; Lv 22.19,20; Nm 9.12; Jo 1.29; 19.36
    3. CRISTO, A NOSSA PÁSCOA
  1. O sacrifício – redenção: Is 53.7; Rm 5.8,9; Hb 9.12,14; 1 Pe 1. 18,19; Ap 1.5
  2. A ressurreição – vida eterna: Mt 28.6; Jo 6.68; 10.28; 11.25; Hb 2.14; 1 Co 15.20,21
  3. O memorial – santa ceia: 1 Co 11.23-26; 10.16,17; Mt 26.26-28; Mc 14.22-24