Fort Lauderdale, Flórida, 24 de Março de 2002 Ano X  Lição Nº 12


 

Assim, Vive Israel!

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, pastor, professor, conferencista e escritor.

Os últimos dias que enegrece a nação israelita, faz qualquer cristão pasmar por dentro e por fora. Mal acabo de escrever esta nota, a mídia internacional informa, em tom irônico, que o enviado da Casa Branca, General Anthony Zinni,  não pode negociar a paz a contento, pelo fato de que bombas humanas palestinas foram espetáculos nestes últimos dias em Jerusalém. Mas a história nos lega  as principais razões deste sem fins de dores deste sofrido povo: em Levítico 26:33, o próprio Deus afirmou: "E vos espalharei entre as nações, e desembainharei a espada atrás de vós; e vossa terra será assolada, e as vossas cidades serão desertas". A história contemporânea registra esses sofrimentos:Em 613, é decretada na Espanha a conversão compulsória dos judeus ao Catolicismo Romano. Nos anos 640, 721, e 873, os judeus do império bizantino são forçados a converter-se ao cristianismo.Em 1084, ocorre o primeiro confinamento dos judeus numa cidade, em Speyer, na Alemanha.Em 1906, os cruzados alemães exterminam diversas comunidades judaicasEm 1099, os judeus de Jerusalém são massacrados pelos cruzados.Em 1113, ocorre o primeiro pogrom, ou massacre, da história, na cidade de Kiev, Ucrânia.Em 1146 e em 1391, os judeus espanhóis são forçados a converter-se ao catolicismo.Em 1266, o concilio de Breslau tenta implantar os guetos na Polônia.Em 1348, a epidemia da peste negra, cuja causa foi atribuída aos judeus, marca o extermínio de numerosas comunidades judaicas na Europa.Em 1355, 12 mil judeus de Toledo, na Espanha, são assassinados.Em 1481, iniciam-se na espanha, os primeiros "auto de fé" da apelidada santa inquisição.Em 1502, todos os judeus de Rodes são forçados a se converterem ao catolicismo, sob ameaça de expulsão e escravatura.Em 1516, milhares de judeus são exterminados em Lisboa.Neste mesmo ano é criado o gueto de Veneza.Em 1556, o papa Paulo IV estabeleceu um gueto em Roma.Entre 1648 e 1650, duzentos mil judeus são massacrados na Polónia.Em 1838, a comunidade judaica de Meshed é forçada a converter-se ao Islamismo. Entre 1871 e 1921, em quase todos os municípios da Rússia os pogrons eliminaram centenas de milhares de judeus.Em 1939, a Inglaterra proíbe a entrada de judeus na Palestina, por causa desta atitude foram mortos milhares de judeus.Entre 1939 e 1945, 6 milhões de judeus são exterminados pelos nazistas em diversos campos de concentração. Depois da criação do estado de Israel, em 1945, 700 mil judeus foram expulsos em massa dos países Muçulmanos. Sim, é uma verdade tangível de que Deus não se deixa escarnecer, é um fato peremptório que a justiça Divina não se compromete com o seu amor! Uma história que o mundo não deve esquecer, mas que a igreja de nosso Senhor Jesus Cristo deve sempre lembrar! Neste momento de dor para toda a família do verdadeiro Deus, devemos baixar nossas cabeças e orarmos, haja paz em Israel, pois ainda há esperança para uma árvore que foi cortada; devemos levantar os nossos olhos, e dizermos: ora vem Senhor Jesus! Esta é a nossa confiança: O senhor tornará a estender a sua mão para adquirir OUTRA VEZ, os resíduos do seu povo." (Isaías 11:11).

Apóstolo

Neusa Rocha Estados Unidos

Brasileira, professora da EBD e seminarista.

 

Deriva-se do verbo "apostello", enviar. Apóstolos foram homens comissionados, mensageiros, homens escolhidos e ordenados ao ministério por nosso Senhor Jesus Cristo (Marcos 3:14). Jesus a chamar a cada um dos seus discípulos referiu-se com um imperativo só: segue-me! Foram homens selecionados pelo próprio Senhor e enviados para pregar à casa de Israel (Mateus 10:5,6), a serem verdadeiras testemunhas da ressurreição e ascensão de Jesus Cristo. Foram homens cheiros do Espírito Santo (Atos 2:1-4) e capacitados a realizar milagres (Marcos 16:18-20). Mas acima de tudo, é aplicada de modo absoluto ao grupo de homens que mantinham a dignidade suprema na igreja primitiva e a razão que constrangia os apóstolos, a ordem pronunciada pelo próprio Jesus: "ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda a criatura (Marcos 16:15). O ide a todas as nações, determinando que em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados (Lucas 24:47). Como podemos mencionar, o grande homem de Deus, o Apóstolos dos Gentios (Romanos 11:13), Paulo de Tarso. A história deste homem é um exemplo maravilhoso, de como uma entrega completa de todo o seu ser a Deus o pode tornar como sacrifício vivo, santo e  agradável a ele (Romanos 12:1), como mesmo testificou: "não a minha vida por preciosa contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para dar testemunho do evangelho da graça de Deus".

A ADVERTÊNCIA DOS APÓSTOLOS

Domingos Tito Sacatato Estados Unidos

Angolano, evangelista e professor no STB.

Texto Áureo da Lição

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações” (Atos 2:42).


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: CRISTO P'RA MIM, 37 da Harpa Cristã.

  Ouça a Mensagem da Semana no Púlpito

1. Tríplice razão da advertência
Manisfestação do espírito do anticristo: 1Jo 2:18-23; 4:2-3; 2Jo 1:7.
Manisfestação do espírito da apostasia: 1Tm 4:1; 2Pe 3:1-4; 2Tn 3:8.
Destino final e eterno desses apóstatas: Ap 22:15; 21:8,27 .
2. Tríplice objetivo da advertência
Manter a igreja em santidade: Hb 12:14; 1Pe 1:11; 1Ts 4:3.
Manter a igreja na sã doutrina:  Ef 4:14; Hb 13:9; Cl 2:4,8; 1Jo 4:1.
Manter a igreja trabalhando: Mt 25:15; 1Co 15:58 .
3. Tríplice resultado da advertência
O arrebatamento dos santos: Jo 14:3; Ap 3:10.
A recompensa dos santos: 2Tm 4:8; Ap 14:14.
A condenação para os negligentes: Mt 7:21,23; Dn 12:2.
 

 

Texto da Lição:

 

Jd 1:17-19; Gn 5:22-24

 Judas 1:17 Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo, 18 os quais vos diziam que, no último tempo, haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências. 19 Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito.
 

2Pe 3:1 Amados, escrevo-vos, agora, esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero,
2 para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas e do mandamento do Senhor e Salvador, mediante os vossos apóstolos, 3 sabendo primeiro isto: que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências.


(ARC)