Fort Lauderdale, Florida, 02 de Dezembro de 2001 Ano IX  Nº 49


 

Lutando por uma Causa!

Ezequias Amâncio Marins Brasil

Brasileiro, pastor, professor e articulista

Eu admiro muito as pessoas que lutam por uma causa durante a vida. São sonhadores, idealizadores, homens e mulheres que superam seus próprios limites em prol de uma luta que para elas se apresenta vital. Posso citar dentre outros, Napoleão Bonaparte e seu desejo de poder, Cristovão Colombo e sua visão de descobridor de novas terras, Giusepe Garibaldi e sua luta pela Itália unida, Martinho Lutero e seu sonho de reforma na igreja, enfim homens e mulheres do passado que morreram defendendo uma causa. Hoje em dia, infelizmente as pessoas tem sofrido um vazio de sentido, o que tem provocado uma atitude para com a vida de pessimismo. Jesus então volta seus olhos e diz: "Levantai os vossos olhos e vede os campos que já estão brancos para a ceifa. Quem ceifa já está recebendo recompensa, e ajuntando fruto para a vida eterna; para que o que semeia e o que ceifa juntamente se regozijem." (João 4.35,36). Olhos levantados, significa tomar posição de conquista. Olhos para baixo, é pensamento rasteiro, olhos para os lados, é pensamento nos sucessos dos outros, olhos erguidos, é pensamento no Deus que nos dá a vitória. Há pessoas que se acostumam a viver de cabeça baixa. Não sonham, não idealizam e com isso estão sempre acumulando derrotas na vida. O que hoje é mais importante para você: comer a comida que perece ou a chegada do Reino de Deus com grande glória em nossos dias? A Bíblia recomenda: "Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas as outras coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6.33). Isto significa que trabalhar pela concretização dos valores do Reino de Deus aqui na terra deve inquietar o seu coração. O verso 36 sintetiza esse princípio: "Quem ceifa já está recebendo recompensa e ajuntando fruto para a vida eterna; para que o que semeia e o que ceifa juntamente se regozijem." Ora, quem ceifa, é você. E você quando ceifa, isto é, quando colhe os resultados de seus sonhos e projetos na vida, você já está recebendo sua recompensa e está também ajuntando fruto para a vida eterna. Agora, o texto termina dizendo: "para o que semeia (ora quem semeia é Deus, ele é o doador da vida), e o que ceifa (você é quem ceifa) juntamente se regozijem.  Por isso, nossas vitórias antes de serem nossas são de Deus, isto porque, nossas lutas antes de serem nossas são de Deus!

Obreiro

Paulo Alves Renato U.S.A.

Brasileiro, Presbítero e membro da Diretoria.

 

Aquele que se ocupa, lida ou trabalha em qualquer obra ou edifício, contribuindo para o desenvolvimento de uma idéia ou de uma instituição. Conforme 1Tm 3:1, “quem deseja o episcopado excelente coisa deseja”, deve ser um obreiro que procura apresentar-se a Deus, aprovado, e que não tem do que se envergonhar, é o conselho de Paulo a seu filho na fé, Timóteo. Os princípios de um bom obreiro é o cuidado com a Palavra de Deus e a Sã Doutrina, como sendo primordial na sua vida como despenseiro dos ministérios divinos. Ao obreiro do Senhor requer responsabilidade e amor pela obra, seja ela pastorear um rebanho, ou simplesmente contribuir em prol do Reino de Deus. A Bíblia emprega os termos de presbíteros, bispos e anciãos como obreiros com funções ministeriais de liderança espiritual, isso sugere que todo serviço prestado por esses obreiros devem ser um sub-produto do seu desenvolvimento espiritual, de tal modo que, seja o Espírito e não a carne, vivendo este na dependência de sua experiência pessoal com Deus. Quanto a um obreiro, seja qual for a sua função, deve ser um exemplo para Deus e para o Rebanho do Senhor, pois que a Bíblia diz que tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. A incubência daqueles que são chamados ao santo ministério, como mordomos e despenseiros do Reino de Deus, devem ser zelosos e de boas obras, servindo à causa do Mestre.

Aos Obreiros do Senhor

João Luís CabralU.S.A.

Angolano, diácono, professor e membro da Diretoria.

Ouça a mensagem da semana no Púlpito!

Texto Áureo da Lição

 ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. (Romanos 12:8)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: SERVIR A JESUS — 147 da Harpa Cristã.

 
1. Responsabilidades do Obreiro do Senhor
 
Para com Deus - apascentando o Rebanho: 1Pe 5:2-4; 2Tm 1:9; Jo 6:29.
Para com a Igreja - sendo o exemplo: 1Tm 4:12,13; Fp 4:17.
Para com a sociedade - liderando à família: 1Tm 3:1-5; Tt 1:5,6.
2. Características do Obreiro do Senhor
 
Dignidade no seu ministério: Tt 1:7-9; Ef 4:1-3; 1Tm 4:13-16.
Cuidado de si e da Doutrina: Gl 6:1; 1Tm 4:16; Fp 4:8,11-14.
Sofrendo pelo Rebanho: 2Tm 2:7-13; 1Ts 5:12,13; Gl 4:19,20.
 
3. Vida do Obreiro do Senhor
Vida de alegria pelos sofrimentos: Mt 5:10-12; 10:16-18; 1Pe 2:19,21-25.
Vida de alegria pelos frutos colhidos: Cl 1:3-6; Sl 126:6; Fp 1:1-11.
Vida de alegria pela recompensa: Mt 25:14-30; 2Co 5:10; Ap 22:12.
 

Texto da Lição:

 

 

1 Pedro 5:1-4

1 Aos presbíteros que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e
testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
2 apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; 3 nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. 4 E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória.


(ARC)