O Pulpito 
 
VIVENDO ACIMA DO ORDINÁRIO
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 16 de Maio de 2010.

TEXTO BÍBLICO: Salmos 23.1-5

INTRODUÇÃO:
Freqüentemente muitos se sentem perdidos, sem saber muito bem quem são, para que nasceram. Isso se deve a um não conhecimento de si mesmo, uma alienação existencial. Esta alienação leva o ser humano à busca do autoconhecimento e, conseqüentemente, do propósito da sua vida. O conhecimento de nós mesmos, se não passar por Cristo, é sempre distorcido. Uma auto-análise nunca é isenta de equívocos, pois, ou há uma rejeição do ser, julgando-se um fracassado, o que leva a um conformismo e acomodação com o seu destino, ou, por outro lado, incorre-se no erro de supervalorizar o ego, julgando-se melhor e mais forte dos que outros. Viver acima do ordinário é viver em Cristo, o Cristo dos Evangelhos!

ESBOÇO:
1. Vivendo acima da perda - Jó: (Jó 19.24-27) – “Quem me dera, agora, que as minhas palavras se escrevessem! Quem me dera que se gravassem num livro! E que, com pena de ferro e com chumbo, para sempre fossem esculpidas na rocha! Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros, o verão; e, por isso, o meu coração se consome dentro de mim.”

2. Vivendo acima da abundância - Barnabé: (At 3.35-37) - “Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha. Então, José, cognominado, pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da Consolação), levita, natural de Chipre, possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.”

3. Vivendo acima da enfermidade - Paulo (2 Co 12.8-10) – “E, para que me não exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor, para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte.”

4. Vivendo acima do sistema - João (1 Jo 2.15-17) – “Não ameis ao mundo, nem o que no mundo há... Porque o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”

CONCLUSÃO:
Se perguntássemos a Zaqueu até aquele dia quem ele era, a resposta seria - "eu sou um rico miserável, não sou feliz, sou um solitário.” Havia algo dentro de Zaqueu que precisava ser curado. Conversão é cura! Cura das mazelas, cura das feridas, cura do passado, cura da totalidade do ser. Zaqueu jamais poderia dizer o que disse "dou metade dos meus bens aos pobres e restituo quatro vezes mais a quem defraudei", se não tivesse passado por uma profunda conversão. No nosso encontro pessoal com Cristo a questão da nossa crise de alienação encontra a resposta final! Começamos a viver acima do curricular!

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved