LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 29 de Agosto de
2010.
TEXTO BÍBLICO: Isaías 62.6-7
INTRODUÇÃO: “Jerusalém, sobre os teus
muros pus atalaias, que não se
calarão nem de dia, nem de noite; ó vós, os que fazeis lembrar ao Senhor, não descanseis, e não lhe deis a ele descanso até que
estabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra.”
Em um certo Domingo, em Falls Church, Virgínia, um dos obreiros muito nobre e amigo daquela Igreja, chamou-me à parte,
após o encerramento do culto matutino e disse: “admiro profundamnete a sua mensagem e vibração com a qual é elavada. Mas ela porta uma visão muito grande que não é para esta igreja”! Eu ouvi com muita atenção, e
cordialmente, disse: se a visão é grande, ela cabe exatamento para a igreja,
noiva de um Deus grande! Esta igreja
é grande porque é protegida por um grande muro:
ESBOÇO:
1. UM MURO – A IGREJA (Ct 8.9): “Se ela for um muro, edificaremos sobre ela um palácio de prata; e, se ela for uma porta, cercá-la-emos com tábuas de cedro.”
2. UM GUARDA – O PREGADOR (Ef 4.11-12):
“E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;”
3. UMA VOZ – A MENSAGEM (Mc 16.14-15):
“Por último, então, apareceu aos onze, estando eles reclinados ã mesa, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem dado crédito aos que o tinham visto já ressurgido. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.”
4. UM TEMPO – A GRAÇA (Mt 25.14, 19):
“Porque é assim como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens: Ora, depois de muito tempo veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.”
CONCLUSÃO: A ótica com a qual vemos as coisas pode mudar o seu sentido ou
sua forma original. Por exemplo, se olharmos uma criança como uma delas, veremos exatamente como ela é; se olharmos uma adolescente com uma ótica
adulta, com certeza não veremos o dócil jovem dos nossos encantos, mas sim uma imagem
original deformada. A igreja local não é diferente. Ela é composta de pessoas de diferentes matizes, culturas, estímulos, gráu social, nível econômico e gêneros. Se olharmos para esta igreja como infalível, e muitas das vezes utilizando uma lente de aumento, poderemos estar cometendo um grave erro de interpretação, e correndo um risco de desinformação eclesial. Por isso, no gabinete pastoral, nas visitações ou em nossas prédicas devemos utilizar a lente certa, para podermos ver pela ótica correta os que foram comprados pelo sangue do Cordeiro!
PRELETOR: Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor
|