LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Flórida, 10 de Janeiro
de 2010.
TEXTO BÍBLICO: Fp 2.5-11
INTRODUÇÃO: Reconciliação nada mais e nada menos é
do que estabelecer a paz entre duas pessoas; restituir a graça de Deus à vida do homem, conciliar numeros entre duas contas. Existem pelo menos cinco aspectos da reconciliação nas Escrituras Sagradas: Reconciliação
Descendente – de Deus para o homem; Reconciliação
Ascendente - do home para com Deus; Reconciliação Horizontal – entre os homens; Reconciliação Vocacional – ajuste dos nossos
concedidos dons; Reconciliação da Esperança – manutenção das nossas convições da vida eterna;
Reconciliação da Autoridade - a hierarquia na igreja. Nesta mensagem gostaria de realçar todos os nossos esforços para aceitar a reconciliação com o nosso Criador.
Entendamos sempre que foi ele que nos procurou para
se reconciliar conosco, mesmo reconhecendo que fomos nós que pecamos e nos separamos dele e do seu amor, nos constituindo seus inimigos!
"Então, disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos. (Gn 6.3). Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto. (Sl 100.3). O SENHOR te
abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o seu rosto
e te dê a paz. (Nm 6.24-26) Temos que vencer os nossos obstáculos
íntimos, a fim de aceitarmos a
reconciliação com os céus, oferecida por Jesus!
ESBOÇO:
1. Deus desceu para nos abençoar: (Gn 12.1) – “E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção.”
2. Deu desceu para restabelecer comunhão conosco: (Is 7.14) –
“Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.”
3. Deus desceupara nos perdoar (Lc 23.34) – “E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.”
4. Deus desceu para que subíssemos: (Jo 14.1) – “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também.”
CONCLUSÃO: Isaque enviou seu filho Jacó à casa de
Betuel, na esperança de tomar para si mulher de Padã-Arã, da linhagem de
sua família. Na sua digreção pernoitou numa região que foi chamada de
Betel - Casa de Deus. Ali ele teve uma profunda experiência, em saber
que, os anjos de Deus já estavam na terra para aceitar sua reconciliação
com os céus, e descia trazendo a aceitação: "E sonhou: e eis era posta na terra uma escada cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela. E eis que o SENHOR estava em cima dela e disse: Eu sou o SENHOR, o Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque. Esta terra em que estás deitado ta darei a ti e à tua semente. E temeu e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a Casa de Deus; e esta é a porta dos céus."
(Gn 28.17)
PRELETOR: Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor
|