O Pulpito 
 
RECONCILIAÇÃO ASCENDENTE
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Flórida, 17 de Janeiro de 2010.

TEXTO BÍBLICO: Marcos 5.1-3,6,15

INTRODUÇÃO:
Reconciliação nada mais e nada menos é do que estabelecer a paz entre duas pessoas; restituir a graça de Deus à vida do homem, conciliar numeros entre duas contas. Existem pelo menos cinco aspectos da reconciliação nas Escrituras Sagradas: Reconciliação Descendente – de Deus para o homem; Reconciliação Ascendente - do home para com Deus; Reconciliação Horizontal – entre os homens; Reconciliação  Vocacional – ajuste dos nossos concedidos dons; Reconciliação da Esperança – manutenção das nossas convições da vida eterna. Nesta mensagem gostaria de realçar todos os nossos esforços para aceitar a reconciliação com o nosso Criador. Entendamos sempre que foi ele que nos procurou para se reconciliar conosco, mesmo reconhecendo que fomos nós que pecamos e nos separamos dele e do seu amor, nos constituindo seus inimigos!

"E chegaram à outra margem do mar, à província dos gadarenos. E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo, o qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender. Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões, em migalhas, e ninguém o podia amansar. E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes e pelos sepulcros e ferindo-se com pedras. E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o." (Mc 5.1-3,6). Temos que vencer os obstáculos impostos, a fim de aceitarmos a reconciliação com os céus, oferecida por Jesus!

ESBOÇO:
1. O obstáculo dos espíritos – poder das trevas: (Ef 6.-11-12) – “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”

2. O obstáculo dos grilhões – poder da religião: (Mt 23.15) – “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.”

3. O obstáculo dos sepulcros – poder do meio ambiente: (Mt 13.22) – “e o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;”

4. Os obstáculos desmoronados – ele aceitou o desafio: ( Mc 5.18) – “E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele.”

CONCLUSÃO:
Isaque enviou seu filho Jacó à casa de Betuel, na esperança de tomar para si mulher de Padã-Arã, da linhagem de sua família. Na sua digreção pernoitou numa região que foi chamada de Betel - Casa de Deus. Ali ele teve uma profunda experiência, em saber que, os anjos de Deus já estavam na terra para aceitar sua reconciliação com os céus: "E sonhou: e eis era posta na terra uma escada cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela. E eis que o SENHOR estava em cima dela e disse: Eu sou o SENHOR, o Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque. Esta terra em que estás deitado ta darei a ti e à tua semente. E temeu e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a Casa de Deus; e esta é a porta dos céus." (Gn 28.17)

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved