O Pulpito 
 
PORTA DO SERVIÇO
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 01 de Janeiro de 2012

TEXTO BÍBLICO: Neemias 3.1

INTRODUÇÃO:
A Porta do Gado, do Rebanho ou das Ovelhas estava diretamente ligada ao templo! Por ai, no lado ocidental da cidade, as vítimas eram trazidas para o sacrifício. Gado, em todas as Escrituras, fala de serviço, de trabalho comunitário ou ministerial! O líder, o pregador, o homem de Deus deve pregar em tempo e fora de tempo: que ouçam ou deixem de ouvir! Não ouviram a Moisés; a Samuel; a Isaías; a Jeremias; a João Batista, inclusive, não ouviram a Jesus. Possivelmente, não nos ouvirão de igual forma! De Jesus, eles disseram: tem demônios! O servir a causa é nobre, e não deve ser relagado a outro plano qualquer inferior. Neemias, o grande administrador estava ai para dar um exemplo do servir e do serviço! Ele tinha servido ao Rei Artaxesxes desde a sua juventude. Quando ele servia ao Rei, não estava apenas servindo a ele, e sim a todo o Império, a sua casa e a nação de Israel que estava sob sua custódia. Jesus afirmou que o Filho do Homem veio para servir!

ESBOÇO:
1. Devemos servir à Igreja: At 13.1 — “E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeäo chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.”

2. Devemos servir ao próximo: Lc 10.29 — “E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mäos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.”

3. Devemos servir a Deus: Js 24.15 — “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.”

CONCLUSÃO:
O ego enfermado de uma sociedade individualista, consumista e materialista, como é a do mundo atual, afirma que é melhor ser servido do que servir! O serviço é um estado de honra, e não de desonra! Quando servimos à cidade, servimos a todos os que nela habitam; quando servimos ao templo, servimos a tudo que nele abriga – o altar, a adoração e ao próprio Deus! Para Calvino, o dinheiro era um sinal de duplo sentido: sinal de graça para aquele que, pela fé, reconhece que tudo lhe vem de Deus, e sinal de condenação para aquele que recebe os bens dos quais vive sem discernir que são dádivas de Deus. Por esta razão o dinheiro sempre põe o homem à prova a quem servir: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Näo podeis servir a Deus e a Mamom." (Mt 6.24).

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2012 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved