O Pulpito 
 
POR QUE A CRUZ?
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 15 de Abril de 2008.

TEXTO BÍBLICO: 1 Coríntios 1.23

INTRODUÇÃO:
Durante o tempo de Jesus sobre a Palestina, existem muitos tipos de mortes: apedrejamento, asfixia, enforcamento, guilhotina, cadeira elétrica, injecção letal, afogamento, dilaceração. Mas, por que a cruenta cruz? Porque foi ela a única fórmula de Deus Pai encontrou na época para fazer moer seu Filho como sacrifício vicário para nos salvar: “Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão”! Is 53.10). Portanto, havia cinco razões pela qual era necessário Jesus Cristo morrer crucificado:

ESBOÇO:
1. TER CONSCIÊNCIA DA MORTE - Sl 40.7: “Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste. Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro está escrito de mim: Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu.”

2. TER CONSCIÊNCIA DA IMPUTAÇÃO - Is 53.3: “Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados.”

3. TER CONCIÊNCIA DA EXPIAÇÃO - Mt 26.28: “Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.”

4. TER CONSCIÊNCIA DA RENÚNCIA - Mt 16.24: "Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me;"

5. TER CONSCIÊNCIA DA SUA GLÓRIA - Fl 2.9: “Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome”

CONCLUSÃO:
João, que significa graça ou misericórdia de Deus, é um dos mais conhecidos discípulos de Cristo, cognominado de discípulo amado (Jo 13.23). O Novo Testamento menciona os nomes de Mateus e Marcos cinco vezes; o de Lucas três vezes; e o de João 35 vezes. Era filho de Zebedeu e Salomé (Mt 4.21; Mc 15.40) e tinha Tiago por irmão. Era também conhecido como Filho do Trovão. Apesar de amoroso, vemos o outro lado do caráter de João quando desejou destruir os samaritanos com fogo (Lc 9.54). João era pescador, e foi um dos primeiros a ser chamado pelo Mestre. Ele conhecia o sumo-sacerdote em Jerusalém, e por causa disso pode entrar na casa de Caifás, aonde Jesus estava sendo julgado pelo Sinédrio (Jo 18.12-16). Ele foi provavelmente o único discípulo a estar presente na crucificação de Jesus, juntamente com as mulheres. João foi um dos três discípulos mais íntimos de Jesus, os quais tiveram o privilégio de ver a ressurreição da filha de Jairo, a transfiguração, e estar no Getsêmani.

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved