O Pulpito 
 
O EVANGELHO
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Flórida, 19 de Dezembro de 2010.

TEXTO BÍBLICO: Lucas 2.8-11

INTRODUÇÃO:
“E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria – euangelium (yoo-ang-ghel'-ee-on), que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” O termo novas de grande alegria, derivado do Grego euaggelion - evangelho, e do Hebráico bisar - boas novas, refletem o sentido comum do anúncio de algo novo e inédito! A melhor tradução para a raíz latina foi a do inglês anglo-saxônico godspel - Deus se pronuncia, o qual legou ao inglês moderno de Gospel. Ouve, durante os primeiros passos da igreja primitiva, muitas tentativas para enjuriarem e confundirem os quatro evangelhos sinópticos e canônicos de São Mateus - para os súditos, São Marcos - para os simples, São Lucas - para os gentios e São João - para a igreja, escritos entre os anos 60 e 90 da nossa Era. Os evangelhos apócrifos, entretanto, escritos por hereges gnósticos, entre os anos 120 e 150 a.D., não prevaleceram por não serem dignos de créditos pelos pais da igreja, e não retratarem da legítima e íntegra revelação dos Evangeliums, proclamados pelo anjo nas pradarias de Belém de Judá e ratificados por Jesus e os seus santos Apóstolos. Os evangelhos espúrios circulados nessa era, foram: dos Ebionitas, dos Hebreus, dos Egípcios, dos Naassenes, de Pedro e de Tomé.

ESBOÇO:
1. A Interpretação do Evangelho: Rm 10.15 – “E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito : Quão formosos os pés dos que anunciam a paz; dos que anunciam coisas boas.” Is 52.7 - 7 "Quäo formosos säo, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvaçäo, do que diz a Siäo: O teu Deus reina!"

2. A Declaração do Evangelho: Ef 3.9 – “E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo; Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,”

3. A Ordenança do Evangelho: Mt 28.19;  – “Portanto ide, fazei discípulos de todas as naçöes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” 1 Co 11.23-25 - "Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o päo; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim."

4. A Pregação do Evangelho: Mc 16.15 – “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”

5. A Afirmação do Evangelho: Rm 1.16 – “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.”

6. A Confirmação do Evangelho: Hb 2.1-4 – “Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas. Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram”

CONCLUSÃO:
O único pensamento de um corredor é como ele pode alcançar mais rapidamente a marca de chegada. Ele menospreza o solo; não se preocupa com o percurso, exceto com o fato de que aquele é o caminho pelo qual ele tem de correr para atingir seu objetivo. A vida de Paulo era assim. Todo o vigor de seu espírito estava concentrado na busca de um único objetivo, ou seja, dar testemunho do evangelho da graça de Deus. Todos os crentes ocupam um lugar semelhante ao de Paulo. Nenhum de nós é chamado ao apostolado, nem todos somos chamados à pregação pública da Palavra de Deus. No entanto, somos todos encarregados de sermos ousados em favor da verdade, na terra, e de batalharmos diligentemente pela fé que uma vez foi entregue aos santos. Isso deve fazer de nossa vida uma carreira e uma causa que nos levem a considerar-nos guardiões do evangelho, e em favor de sua preservação!

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved