O Pulpito 
 
OS TRÊS MAIORES EVENTOS DA HISTÓRIA
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Flórida, 28 de Novembro de 2010.

TEXTO BÍBLICO: João 1.11-13

INTRODUÇÃO:
A interpretação de Jo 1.5b, vista a olhos razos, parece-nos que Deus não soube entender o homem: “E a luz resplandece nas trevas e as trevas não a compreenderam”! Mas não é tanto assim como podemos imaginar superficialmente. Existem dois significados para o verbo entenderkatalambanoo do grego moderno: 1) tomar posse, absorver e apoderar-se de alguma coisa, jogando-se sobre ela; 2) entender e absorver com a mente. O ser humano que está colhendo o resultado dos seus pecados, não pode, a princípio, entender a luz do Evangelho a ele manifestado. “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” (1 Co 2.14). Mas os três maiores eventos ocorreram por causa desses fatos:

ESBOÇO:
1. A maior tragédia da história – o plano milenar de Deus é calculadamente rejeitado: (vs 11) – (Jo 19.15) – “E era a preparação da páscoa, e quase à hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso Rei. Mas eles bradaram: Tira, tira, crucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso Rei? Responderam os principais dos sacerdotes: Não temos rei, senão César.”

2. A maior mudança da história – o reino de Deus é tranferido aos pagãos: (vs12) – (Ef 2.15,16) – “Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem (Cristo e os gentios), fazendo a paz. E, pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.”

3. O maior milagre da história – o nascer de novo: (vs 13) – (2 Co 5.17) – “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”

CONCLUSÃO:
A realidade que Igreja vive hoje, e que deve ser profundamente agradecida a Deus por ela, foi resultado direto destes três eventos. Foi por causa da rejeição que os gentios foram inseridos na Videira, e porque estão agora na Videira tem, fluindo em si, uma nova seiva, um novo sangue, um novo espírito, nascido da água (a Palavra) e do Espírito de Deus, o qual agora habita em cada crente.

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved