O Pulpito 
 
OITO ROGOS DE DAVI
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Flórida, 22 de Outubro de 2007.

TEXTO BÍBLICO: Salmos 25.15-22

INTRODUÇÃO:
A maior dificuldade do ser humano é ser transparente! O nosso orgulho, o nosso instinto de sobrevivência e o nosso medo, traduzem a nossa incapacidade de chegar ao arrependimento. Entretanto, é necessário fazê-lo, pois Deus espera por cada um de nós, afim de nos resgatar. Davi, talvez tenha demorado muito em decidir pelo arrependimente e transparência diante de Deus e os dos homens. Foi necessário um Natâ para confrontá-lo e fazê-lo cair de joelhos diante do seu Deus, exclamando: olhe para mim!

ESBOÇO:
1. OLHE para mim – estou solitário: (Sl 27.5) "Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; por-me-á sobre uma rocha." >>>Solidão o mais terrível mal do homem moderno!

2. LIVRE-me dos apertos – minha alma geme: (Ex 3.8) "Portanto, desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do ferezeu, e do heveu, e do jebuseu." >>>Prisão espiritual supera a cultural!

3. PERDOE o meu pecado – ele me aflige: (Mt 9.2) "E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho tem bom ânimo; perdoados te são os teus pecados." >>>Pecados não são desculpados, e sim perdoados!

4. LUTE por mim – o ódio se multiplica: (2 Cr 20.15) "E Jaaziel disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá. Assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, senão de Deus." >>>32 estudantes chassinados no VA Thec School!

5. GUARDE a minha alma – necessito de segurança: (Pv 29.25) "O receio do homem armará laços, mas o que confia no SENHOR será posto em alto retiro." >>>Diga o tempo que vivemos pós o 911 de Nova Iorque!

6. Me INSTRUA – e terei confiança: (2Tm 1.12) "por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho, porque eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele Dia." >>>Falta de conhecimento é a razão da destruição!

7. INFUNDA-me retidão – terei esperança: (Jó 1.8) "E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero, e reto, e temente a Deus, e desviando-se do mal." >>>Gratificante é ter uma vida honesta!

8. REDIME a minha alma – serei um servo: Jó 19.25 "Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus." >>>Novas criaturas somos!

CONCLUSÃO:
Quando Raabe recebeu os dois espias do povo de Israel em Jericó ela foi bem clara ao dizer sobre os habitantes de Jericó que "...desmaiou o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e embaixo na terra." (Js 2.11). É muito interessante notar que, da mesma forma que o ânimo traz junto consigo uma ação, o desânimo drena o poder de ação da vida do homem e o deixa estagnado. Outro bom exemplo podemos encontrar na vida de Davi, que, quando tudo estava contra ele, ainda assim ele encontrou forças, ou ânimo, para buscar a Deus, dizendo a Bíblia que "...Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque o ânimo de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; todavia, Davi se esforçou no Senhor, seu Deus" (1 Sm 30.6). Necessitamos de ânimo para reconhecer a nossa dependência de Deus, que nos anima a prosseguir o nosso caminho!

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved