O Pulpito 
 
ISAÍAS VIU
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 18 de Novembro de 2009.

TEXTO BÍBLICO: Isaías 1.1-31

INTRODUÇÃO:
O diagnóstico da visão do Profeta Isaías sobre a nação de Israel, foi como uma imagem de ressonância ultrasônica magnética tirada pelo Espírito Santo de Deus.

  • Viu a nação próspera para os homens, mas indigente para Deus: Is 1.5-6
  • Viu uma nação como um jardim, mas como um deserto para Deus: Is 7-9
  • Viu uma Jerusalém para os homens, mas uma Sodoma para Deus: Is 3.9
  • Viu um povo religioso para si, mas rebeldes para Deus: Is 1.10-15

    ESBOÇO:
    1. Em vez de julgamento, perdão: (Is 1.16,17) - "Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos e cessai de fazer mal. Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas." (1 Co 7.1) - "Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem näo tocasse em mulher; Mas, por causa da prostituiçäo, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido."

    2. Em vez de tradição, : (Is 1.18) - "Vinde, então, e argüi-me, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã." (Hb 11.1) - "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se näo vêem."

    3. Em vez de desgraça, esperança: (Is 1.24-31) - "Porque vos envergonhareis pelos carvalhos que cobiçastes e sereis confundidos pelos jardins que escolhestes." (61.3) - "A ordenar acerca dos tristes de Siäo que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantaçöes do SENHOR, para que ele seja glorificado."

    CONCLUSÃO:
    Vivemos num mundo de ilusões e fantazias - na comunidade do Primeiro Mundo, contemplamos os gigantes macros mercados, os fantásticos carros, os supermercados abarrotados dos melhores produtos alimentícios, as escolas livres e grátis, as luxuosas residências, a maior tecnologia que a história nos conferiu, deixam cada um de nós entorpecidos até a alma! E para que este adormecimento nos desligue mais da realidade que nos rodeia, Hollywood emerge-nos com as películas de ficção científica, como: Jericó, Um Dia Depois, a Estrada, O Armagedom, a fim de nos acostumarmos com a idéia que este mundo cão, não é tão caliginoso assim! Um povo religioso para si, mas rebeldes para Deus; nações prósperas para os homens, mas pobre para Deus; um paraíso para a família, mas uma Sodoma para Deus! Nesse desespero vagabundo, a globalização faz-nos misturar com a pobreza dos menores do Terceiro Mundo; com a frieza hedionda da Europa, com o canibalismo do Oriente Médio e a morbidez religiosa da Ásia. Apesar das guerras, fome, imoralidade, injustiça social, doenças e uma sociedade decadente em seus valores morais, a igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo aparece aos humanistas seculares e dominadores deste pobre planeta, como um humanóide de outro mundo!

    PRELETOR: Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

     


  • ©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved