O Pulpito 
 
ÍMPIOS COMO JUSTOS
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 17 de Maio de 2009.

TEXTO BÍBLICO: Eclesiastes 8.14

INTRODUÇÃO:
"Quando os justos exultam, grande é a glória; mas quando os ímpios sobem, os homens se escondem."

ESBOÇO:
1. Ampliemos esta verdade: (Jó 21.7-10) - “Por que razão vivem os ímpios, envelhecem, e ainda se esforçam em poder? A sua semente se estabelece com eles perante a sua face; e os seus renovos, perante os seus olhos. As suas casas têm paz, sem temor; e a vara de Deus não está sobre eles. O seu touro gera e não falha; pare a sua vaca e não aborta.”

2. Concluamos esta verdade: (Sl 73.1-3,16-17) - “Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coraçäo. 2 Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios. Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso; Até que entrei no santuário de Deus; entäo entendi eu o fim deles.”

3. Vejamos esta verdade: (Jn 5.28-29) - “Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação.”

4. Abracemos esta verdade - o futuro dos justos (Jo 5.24) - “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.”

CONCLUSÃO:
Num exemplo bíblico e eloquente, a tribulação é um processo através do qual o justo é provado por Deus. Não se trata de uma causa ou consequência de um evento mais do processo intermediário. Por tanto, trata-se de algo passageiro, que se inicia e seguramente termina no seu tempo próprio (Sl 30.5). É um processo destinado exclusivamente para os salvos (At 14.22), pois o que os ímpios sofrem é consequência do seu próprio pecado (Lm 3.39). Deus é quem permite que o processo da tribulação advenha sobre os justos para que os seus propósitos e seus valores sejam por eles absorvidos.

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved