O Pulpito 
 
ELE É SENHOR - ADONAI
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 26 de Dezembro de 2007

TEXTO BÍBLICO: Miquéias 5.2

INTRODUÇÃO:
“E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que será SENHOR – ADONAIKURIOS em Israel, e cujas saídas säo desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” Tanto Adonai do hebreu, como Kurios do grego, denotam aquele que tem autoridade criativa sobre outra pessoa criada. Autoridade sim, não autoritarismo, pois os substantivos refletem ação de relacionamento entre o súdito e rei, entre empregado e empregador, entre dominado e o dominador. César nunca admitiu ser um Kurios, pois não aceitava a humilhante posição de ser questionado pelos súditos e, ao mesmo tempo, reconhecia que ele não podia ser chamado de criador! Mas o sentido de Adon vai inda mais profundo e familiar, quando diz: aquele que dirige, sustenta e alimenta! Louvamos a Deus que Ele é Senhor de nossa vida, pois prometeu: “...tua vara e teu cajado me consolam”!

ESBOÇO:
1. Senhor da Igreja: Ef 1.22 – “E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.”

2. Senhor da família: Js 24.15 – “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.”

3. Senhor do nosso passado: Jo 1.48 – “Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.”

4. Senhor do nosso presente: Mt 28.20 – “Portanto ide, fazei discípulos de todas as naçöes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumaçäo dos séculos. Amém.”

5. Senhor do nosso futuro: Ap 3.4 – “Mas também tens em Sardes algumas pessoas que näo contaminaram suas vestes, e comigo andaräo de branco; porquanto säo dignas disso.”

CONCLUSÃO:
Jeová é o nome traduzido por Deus ou Senhor nas modernas traduções da Bíblia. Significa: Senhor dominador (Ex 3.14; 6.2). Aparece cerca de 6.437 vezes no original e expressa a autoridade de Deus, o qual é auto-existente. Jeová originou-se de um tetragrama do verbo ser na língua hebraica em uma forma que não tem correspondente em português (Ex 15.3; 6.3). O nome Jeová identifica Deus como sendo ontem, hoje e eternamente. O mais antigo exemplo que se conhece do emprego da palavra Jeová, é do ano 1518 a.C. O tetragrama do nome de Deus é YHWH (Yaveh), este ocorre muitas vezes nas Escrituras; e por isso outra palavra, ADONAI - Senhor, a substituiu na leitura em voz alta. Os judeus, depois do Cativeiro tinham tão grande respeito a este nome, que somente era usada pelo sumo sacerdote, uma vez por ano, no dia da expiação.

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved