O Pulpito 
 
DURO É ESTE DISCURSO
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 09 de Janeiro de 2011.

TEXTO BÍBLICO: João 6.60

INTRODUÇÃO:
Como pode ser esse discurso duro, se ele falou sobre uma substância orgânica, como pão? Ele usou um paralelismo, classicamente utilizado pelos da época, referindo-se ao pão de Moisés – a Lei e suas prerrogativas, e o pão de Jesus – a graça e a sua verdade. O discurso era duro, ou não os interessava aceitá-lo, assim como o seu mensageiro? A Bíblia é simples, pois é composta de oitenta por cento de história! Jesus demonstrou seu amor e graça em comunicar suas insofismáveis verdades com sabedoria, autoridade, método e objetivo! Ele tinha uma característica ímpar em comunicar as Escrituras: pregou ensinando, e ensinou pregando! “Ninguém jamais falou como ele falou”, foi o testemunho das gentes que receberam as verdades simples do evangelho, através de setenças, diálogos, discursos e parábolas. A Bíblia Sagrada é um livro hermeneuticamente simples, com uma mensagem transparente, assim como foram os discursos de nosso Senhor Jesus Cristo!

ESBOÇO:
1. Ela é simples, porque é a nossa luz: (Sl 119.105 – “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.”

2. Ela é simples, porque é a revelação de Deus: (Hb 1.1) – “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.”

3. Ela é simples, porque o seu autor foi o Espírito Santo: (2 Pe 1.21 – “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.”

4. Ela é simples, porque foi uma carta de Deus ao homem: (Dt 29.29) – “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.”

5. Ela é simples, porque academicamente foi escrita para se ler e crer: (Sl 1.2-3) – “Bem-aventurado o homem que näo anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.”

CONCLUSÃO:
À medida que se aproxima o início do Fim, uma explosão de seitas e movimentos ocultistas, todos contraditórios às Escrituras se alastram por todo o mundo ocidental, causando uma paranóia religiosa tão grande que famílias se dividem e não são poucos os fanáticos que se suicidam e matam física e espiritualmente. É tão grande a confusão nesta área, que a verdade parece não existir, ou pelo menos fica a impressão de que ela é relativa, não havendo absolutos. É o que entendemos o crivo dos “sete mil que não dobraram seus joelhos à Baal”! Cremos que a Igreja, através do poderoso evangelho de Cristo, deve servir, em meio a esse vendaval, como divisor de águas, um farol e um porto seguro para os náufragos à deriva, neste mundo em convulsão. Seu manual de fé e prática são as Escrituras Sagradas - Palavra de Deus!

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2011 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved