O Pulpito 
 
CIDADE DE REFÚGIO
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 31 de Outubro de 2010.

TEXTO BÍBLICO: Número 35.12,28

INTRODUÇÃO:
As Cidades de Refúgios foram estabelecidas por Moisés, de acordo com a direção divina, a fim de acolher a todos que tivessem ferido de morte ao seu próximo involuntariamente. Por causa do seu vingador, a vítima, por ordem sacerdotal, ficava alí até o seu julgamento pela congregação, ou até a morte do seu Sumo-Sacerdote. No dia da sua forria, voltava alegre e seguro para a sua terra de pocessão, e para a sua família. O vingador, parente chegado da vítima do homicídio, apareceu na história da humanidade desde as remotas gerações de Caim e Noé.

ESBOÇO:
1. Cidades de Refúgio - três aquém do Jordão, e três além do Jordão: (Mt 5.26) – “Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.”

2. Caminho Sangrento - preparado para evitar as emboscadas contra as vítimas: (Lc 12.59) – “Quando, pois, vais com o teu adversário ao magistrado, procura livrar-te dele no caminho...”

3. Vingador da Vítima - permitida para manter a inocência na terra: (Jo 10.10) – “O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir...”

4. Vítimas Involuntárias – envolvidas indiretamente no homicídio: (Rm 5.12) – “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.”

5. Vítimas Voluntárias – envolvidas diretamente no homicídio: (Ez 18.4) – “Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá.”

6. Sumo-Sacerdote que atuou como juiz, conselheiro e intercessor - pela sua morte a vítima, por ela condenada, era liberta, e regressava as suas cidades de possessão original: (Hb 5.9) – “E, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,”

CONCLUSÃO:
Todos nós pecadmos, quer voluntariamente, ou involuntariamente. Porém, o amor e a justiça Divina providenciou uma cidade de refúgio para todos nós – a graça! Ela estendeu-se desde o Édem até o Calvário. Morto o Sumo-Sacerdote, a vítima ficaria livre para voltar à sua cidade e à sua família. Essa Cidade de Refúgio – a Graça de nosso Senhor Jesus Cristo continua aberta para servir de abrigo a todos que aceitem, pela fé, a morte vicária de nosso Sumo Sacerdote! Quando o aceitamos, a nossa liberdade espiritual é consumada, e o poder do Vingador não tem mais autoridade sobre nós, até o dia que voltemos à nossa casa, eterna nos céus!

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved