O Pulpito 
 
A FÉ, NOSSO MAIOR TESOURO
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 4 de Setembro de 2010.

TEXTO BÍBLICO: Hebreus 11.1

INTRODUÇÃO:
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se näo vêem. A Fé é uma virtude segura pois é conparada adjetivamente a um fundamento – espera; prova – do que não se vê. A fé é um dádiva espiritual da parte de Deus: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto näo vem de vós, é dom de Deus.” ( Ef 2.8). Só chega ao nosso coração quando ouvimos a Palavra de Deus: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Rm 10.17).

ESBOÇO:
1. A fé é quem nos une experimentalmente à Cristo e consequentemente à Deus. O conhecimento nominal de Cristo é acessível a qualquer um, mas o conhecimento experimental de Cristo, e por consequente a salvação, só através da fé.

2. A fé nos faz crer e esperar o céu. O céu é mais real do que muito do que vemos no mundo material. Mas nunca o vimos, como nunca vimos a Deus. A fé nos leva a anelar o céu e pela fé o crente é seguro de sua morada eterna.

3. A fé agrada a Deus: a. O Centurião de Cafarnaum (Mt 8.5-13): “Vai e como creste te seja feito”; b. A Mulher do fluxo de sangue (Mt 9.21,22): “a tua fé te salvou”

4. O abandono da fé desagrada a Deus (Hb 10.37-39) - "Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e näo tardará. Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma näo tem prazer nele. Nós, porém, näo somos daqueles que se retiram para a perdiçäo, mas daqueles que crêem para a conservaçäo da alma."

5. A fé nos permite desafiar a nós mesmos e às obras das trevasedro (Mt 14.28-31) desafia a si mesmo diante da aparição inesperada de Jesus. Contrário às suas possibilidades ele se desafia no poder do Senhor. Se o Senhor também nos chama a caminhar sobre às águas somos chamados pela fé a desafiar a nós mesmos.

  •  Pedro (Mt 14.28-31) desafiou a si mesmo diante da aparição inesperada de Jesus. Contrário às suas possibilidades ele se desafia no poder do Senhor. Se o Senhor também nos chama a caminhar sobre às águas somos chamados pela fé a desafiar a nós mesmos.

  • Elias (1 Rs 1822-39) desafiou às obras das trevas quando por zelo em ver o povo de Deus cocheando entre dois caminhos ele desafiou aos quatrocentos profetas de Baal, num gesto de “loucura” à qualquer olho humano, mas crendo, e movendo-se por fé no seu Deus, o qual não o deixou.

6. O fim da fé é a salvação eterna: “Combati o bom combate, acabei a carreira e guadei a fé” (2 Tm 4.7)

CONCLUSÃO:
Os inimigos da fé, são: o medo e a dúvida – Pedro anda sobre as águas (Mt 14.28-31); a inclinação da carne (2 Co 4.16-18); o próprio Satanás (Lc 22.31,32) “Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo. Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça”

PRELETOR:
Manuela Costa Barros, Professora


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved