Bethany Theological Seminary
O Seminário Teológico Betânia, agora com os cursos Básico e Médio Teológico e Missões
Transculturais, na modalidade de externato, para os residentes na Flórida, num ambiente genuinamente cristão e pentecostal, você é cordialmente convidado a abraçar esta visão missionária,
sem, entretanto, temer o perigo na secularização do ensino bíblico.
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By Vania DaSilva
Christian Biography, written with a solely purpose to make us remember those who gave their lives for the sake of the Gospel.
Just click on any of the groups right at the end of this page to explore the martyrdom lives, the compassion for the souls and the zeal for the Word of God, that those men pursued to have!
Introdução
Após dez dias da ascensão de Jesus ao céu, os discípulos, segundo a ordem do Senhor, estavam
reunidos em Jerusalém, em um número de quase 120, esperando a promessa do Consolador (At
1.4,5). De repente, um som invadiu o cenáculo onde estavam reunidos, e todos foram batizados
com Espírito Santo e com fogo (At 2.1-4). A Igreja, que fôra fundada na cruz do Calvário, era
inaugurada!
Para um evento de tamanha importância, Deus permitiu que estivesse em Jerusalém,
representantes de todas as etnias daquela época, os quais evidenciaram a grande mensagem
salvadora naquela tarde (At 2.7-12). Foi sim, um final diferente para uma festa judaica,
especialmente, a de Pentecoste.
A autoridade que revestiu os apóstolos foi tão grande, que Pedro e os demais saíram para fora; e
aquele impulsionado pelo Espírito Santo, trouxe a mensagem da morte, ressurreição e ascensão
de Cristo para os presentes. Como não podia ser diferente, quase 3.000 almas foram agregadas à
Igreja que recém havia sido inaugurada.
Finalizando a Verdadeira Festa de Pentecoste, estes novos convertidos regressaram às suas
cidades e países, levando consigo a mensagem pentecostal de salvação. Como resultado, vemos a
expansão da Igreja, alcançando toda Palestina, Ásia Menor, Europa e África.
Com a mesma intensidade que os apóstolos obedeciam à Grande Comissão, as perseguições
surgiram, e logo vemos estes grandes homens sendo apedrejados, decapitados, crucificados,
queimados e mortos à espada (At 8.1-4; Hb 11.36-38). Porém, à medida que estes apóstolos iam
saindo do cenário, outros eram levantados por Deus com o mesmo ardor, zelo e autoridade, a fim de
defender a Doutrina e o Rebanho do Senhor.
A História da Igreja é dividida em três grandes fases: História da Igreja Antiga (5 a.C. - 590
d.C.), da Igreja Medieval (590 - 1517) e da Igreja Moderna (1517 até hoje).
História da Igreja Antiga
O primeiro período da História da Igreja, revela a evolução da Igreja Apostólica para a Antiga
Igreja Católica Imperial, e o início do sistema Católico Romano. O centro da atividade incluia as
regiões da Ásia, África e Europa. A Igreja operou dentro do ambiente cultural da civilização
greco-romana e do ambiente político do Império Romano.
Avanço do Cristianismo no Império: até o ano 100
Luta da Antiga Igreja Católica Imperial para sobreviver: 100 - 313
Supremacia da Antiga Igreja Católica Imperial: 313 - 590
História da Igreja Medieval
O palco da ação neste período muda-se do sul para o norte e oeste da Europa, isto é, para as
margens do Atlântico. A Igreja Medieval, diante das levas migratórias das tribos teutônicas
(tribos invasoras do Império), lutou para trazê-las ao cristianismo e à integração na cultura greco-romana. Com este intento, a Igreja Medieval acabou por centralizar sua organização debaixo da
supremacia papal, desenvolvendo um sistema sacramental-hierárquico que caracteriza a Igreja
Católica Romana.
Surgimento do Império e do Cristianismo Latino Teutônico: 590 - 800
Relações entre a Igreja e o Estado: 800 - 1054
Supremacia do Papado: 1054 - 1305
Início da Renascença: 1305 - 1517
História da Igreja Moderna
Este período foi iniciado por um cisma que resultou na origem das igrejas-estados protestantes e
na divulgação universal da fé cristã pela grande vaga missionária do século XIX. A região de
atividades não era mais o Mar Mediterrâneo nem o Oceano Atlântico, mas o mundo. O
Cristianismo tornou-se universal e global.
Reforma e Contra-Reforma: 1517 - 1648
Racionalismo, Reavivamento e Denominacionalismo: 1648 - 1789
Tempos de Reavivamento e Missões: 1789 - 1914
Modernismo: 1914 até hoje
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