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Introdução
Reformador e Tradutor da primeira Bíblia para o inglês. Nascido na cidade de Yorkshire,
Inglaterra, em 1329. Atendeu à Universidade de Oxford e terminou o doutorado de Teologia em
1372. Também foi um dos mestres da Universidade de Balliol. Por ser o mais eminente teólogo
de seus dias, teve a oportunidade de ser o capelão do rei Ricardo II com acesso ao Parlamento, e
de traduzir a Bíblia, junto com seus associados, do Latim para o Inglês.
A Corrupção Papal na Inglaterra
Equivocamente, muitas pessoas acham que a volta à Bíblia começou com Calvino e Lutero, os
líderes da Reforma. Ao contrário, antes da Reforma houve tentativas de fazer parar o declínio do
prestígio e do poder do papa através de reformas de várias espécies.
Os problemas representados por um papado corrupto e extravagante que morava na França e não
em Roma, e pelo cisma que se seguiu à tentativa de levar de volta o papa para Roma,
fomentaram o ímpeto que levou os reformadores, os concílios reformadores do século XIV e os
humanistas bíblicos, a procurarem formas de produzir um reavivamento espiritual dentro da
Igreja Católica Romana.
Ao povo inglês desagradava enviar dinheiro para um papa em Avignon, que estava sob influência
do inimigo da Inglaterra, o rei francês. Este sentimento nacionalista natural aumentou o
ressentimento real e da classe média, por causa do dinheiro desviado do tesouro inglês e da
administração do estado inglês através dos impostos papais. Naquela época, a Igreja Romana
além de ser riquíssima, possuia um terço de toda a terra da Inglaterra e era isenta de todos os
impostos. Os sete papas que regeram desde Avignon tinham a reputação de lobos ao invés de
pastores de ovelhas, por causa de sua conduta, suas políticas e ganâncias pelo dinheiro e poder.
Foi em meio a este clima de reação nacionalista contra o eclesiasticismo que Wycliff entrou em
cena desafiando o papa.
Os Intentos de uma Reforma
Até 1378, Wycliff queria reformar a Igreja Romana através da eliminação dos clérigos imorais e
pelo despojamento de sua propriedade que, segundo ele, era a fonte da corrupção. Em uma obra
de 1376 intitulada Of Civil Dominion (Sobre o Senhorio Civil), Wycliff exigia uma base moral
para a liderança eclesiástica. Deus concedia aos líderes o uso e a posse dos bens, mas não a
propriedade, como um depósito a ser usado para a sua glória. A falha da parte dos eclesiásticos
em cumprir suas próprias funções era uma razão suficiente para a autoridade civil tomar os seus
bens.
Vivendo na época da Guerra dos Cem Anos entre a Inglaterra e França, Wycliff começou sua
reforma atacando a autoridade papal em 1378, e a se opor aos dogmas da Igreja Romana,
afirmando que Cristo e a Bíblia eram a autoridade única para o crente . Por causa disso, ele
tornou a Bíblia acessível ao povo comum em sua própria língua. Em 1380, terminou a tradução
completa do Novo Testamento, e em 1382, seu cooperador Nicholas de Hereford, terminou o
Velho Testamento.
Os Ensinos de Wycliff
O papa Gregório XI o condenou, mas Wycliff foi protegido por várias famílias nobres do
reinado, especialmente pelo Duque de Lancaster, John of Gaunt, filho de Eduardo III. Também
na mesma época, refutou a doutrina católica da transubstanciação, evidenciando que o padre não
podia reter a salvação das pessoas por ter em suas mãos o corpo e o sangue de Cristo na
comunhão. Ele condenou o dogma do purgatório, uso de relíquias, romarias, venda de
indulgências e o ensino da infalibilidade papal. Todos os seus ensinos foram condenados em
Londres, em 1382, e foi obrigado a se retirar para seu pastorado em Lutterworth.
A partir de 1381 até sua morte, Wycliff dedicou-se ao estudo das Escrituras e a escrever algumas
obras muito importantes que defendiam a veracidade da Palavra de Deus, além da tradução da
Bíblia. As obras mais proeminentes foram:
A Verdade das Sagradas Escrituras: escrita em 1378, na qual ele
retrata a Bíblia como regra de fé e prática, pela qual a Igreja, as
tradições, os concílios e inclusive o papa deveriam ser provados. Ele
também escreveu que as Escrituras contêm tudo necessário para que o
homem seja salvo, sem necessidade de tradições adicionais. Wycliff
defendia que as Escrituras deveriam ser lidas por todos os homens e
não somente pelo clérigo.
O Poder do Papa: escrita em 1379, na qual ele descreve o papado como um ofício instituído pelo homem e não por Deus. Ele explica que o poder do papa não se extende ao governo secular, e que sua autoridade não é derivada do seu ofício, mas sim de seu caráter moral e cristão. Ele dizia que o papa que não seguia a Jesus Cristo, era o Anticristo.
Apostasia: escrita em 1379, na qual ele condena a doutrina romana da transubstanciação.
Eucaristia: escrita em 1380, uma extensão da obra anterior, onde ele denuncia esta heresia em vários aspectos como: inovação recente, filosoficamente incoerente e contrária à Bíblia Sagrada. Ele condena a Tomás de Aquino e seu ensinamento que diz que o pão e o vinho se transformam no corpo e sangue de Cristo. Em seu livro, Wycliff descreve que o pão e o vinho mantém a sua forma, sendo um sacramento em memória do corpo e do sangue de Cristo.
O Resultado do Trabalho de Wycliff
O movimento reformador significou também um protesto e uma reação contra os tempos
atribulados e contra uma igreja decadente e corrompida. Revoltas sociais e políticas eram
comuns no século XIV. A Peste Negra em 1348 e 1349 dizimou pela morte cerca de um terço da
população da Europa. A Revolta dos Camponeses em 1381, na Inglaterra, era uma evidência da
insastifação social associada com as idéias de Wycliff.
Para se certificar que o povo inglês não permaneceria nas trevas dos dogmas católicos, Wycliff
fundou um grupo de pregadores leigos chamados Lolardos, os quais pregaram os seus
ensinamentos por toda a Inglaterra, até que a Igreja Romana em 1401, por força da declaração
De Haeretico Comburendo pelo Parlamento, introduziu a pena de morte como castigo para os
tais pregadores. Entretanto, estes jamais foram aniquilados. Os Lolardos ajudaram a preparar o
caminho, ainda que ocultamente, para a grande Reforma na Inglaterra. Os boêmios que
estudavam na Universidade de Oxford, ao regressar à sua terra, trouxeram os ensinos de Wycliff,
os quais influenciaram a vida de John Huss e a Reforma da Boêmia.
Sua Condenação Após a Morte
As habilidades de Wycliff influenciaram na preparação do caminho para a reforma na Inglaterra.
Em 1384, ele morre de derrame. John Huss, influenciado pelos ensinos de Wycliff, foi tido como
herege e queimado na estaca em 1415 pelo Concílio de Constança. Como não seria diferente,
Wycliff depois de morto, também foi condenado como herege pelo mesmo Concílio, e 45 de seus
ensinamentos foram tidos como heresias. Por causa disso, a Igreja Romana deu ordem para cavar
sua sepultura, queimar os seus ossos, e lançar suas cinzas no rio Swift em 1428. John Wycliff foi
o principal expoente de medidas reformadoras, e por isso é chamado de Estrela d'Alva da
Reforma.
Webmaster: Rev. Eronides DaSilva Envie-nos uma Mensagem Volte à Biografia dos Pais Updated: on March 22nd, 1998. |
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