Editorial

TRIUNFANDO COM JESUS

Rev. José Kleber Fernandes Calixto Brasil

Brasileiro, pastor da Igreja Presbiteriana de Coromandel, Minas Gerais, Brasil

Alexandre, o grande rei na Macedônia, viveu três séculos e meio antes de Cristo. O que marcou a sua vida foi que ele conquistou o mundo aos 30 anos de idade, e depois chorou porque não havia mais mundo para conquistar. Alexandre, o Grande, foi bem sucedido como estrategista militar; ele foi altamente bem sucedido como rei. Mas a sua vida foi uma tragédia também. A vida de Jesus, do ponto de vista humano, foi uma tragédia, porque ele morreu nas mãos de homens que escarneciam dele. Quando pregado na cruz, as multidões que o contemplavam gritavam: “se és verdadeiramente o filho de Deus, desce daí”; “carpinteiro, faz o último milagre e nós creremos em ti”. Qual a diferença fundamental entre Alexandre e Jesus? A diferença é que Alexandre foi bem sucedido – JESUS FOI TRIUNFANTE. Há uma diferença fundamental entre alguém ser bem sucedido e ser triunfante. Alias, é possível um homem ser bem sucedido e ser um fracassado. E é possível, por outro lado também, o homem ser mal sucedido e ser triunfante. Nós vivemos em uma sociedade que endeusa, diviniza, e adora o sucesso. Nós cremos no sucesso, vivemos do sucesso, aplaudimos o sucesso, e até criamos úlceras em busca do sucesso e somos hipertensos por causa da busca do sucesso – nós somos escravos do sucesso! Sucesso é o sentimento generalizado de que apenas os mais bonitos, os mais ricos e os mais poderosos é que são mais felizes. Sucesso é aquele conceito que diz que os mais bem relacionados são que são os mais bem aceitos. Que os que têm mais diplomas e mais cultura, são os que se safam melhor na vida. Essa é a ideologia do sucesso, mas não a do triunfo. Quem pois é triunfante? (a) Triunfa aquele que não deixa as circunstâncias mudarem o rumo do seu coração. Jesus não deixou que a alegria tempestiva da vitória, ou as consequências funestas das derrotas mudassem os rumos do seu coração. Menos de uma semana atrás Jesus é aclamado rei: as multidões o aplaudem, as crianças têm palmas nas mãos, os idosos estão tirando as suas mantas e estão colocando no chão para Jesus passar por cima, e todos estão gritando: “Hosana, hosana ao que vem em nome do Senhor!”. Mas, em menos de uma semana, esta alegria tempestiva reverteu-se totalmente, e lá estava o mestre chorando, esmagado de tristeza num jardim solitário. Os seus amigos mais íntimos estão dormindo, e o peso e a sombra da morte estão sobre ele. Mas essa tristeza, bem como a alegria passada, não mudaram os rumos do coração de Jesus Cristo. Ele está triste, mas continua a dizer, sem vacilar: “não seja o que eu quero, e sim o que tu queres. Não a minha vontade, mas a tua vontade”. Ele não permitia que as circunstâncias alterassem os conteúdos, os propósitos de seu coração. (b) Triunfa Aquele que nunca se deixa derrotar antes do tempo, e sabe que Deus é Deus. “Orou, não estava bom ainda, orou outra vez”. Jesus está esmagado debaixo da pressão da hora, ele está esmagado pela pressão do momento, mas ele não fez o que você e eu às vezes temos vontade de fazer quando parece que não está dando certo: jogar tudo pelos ares e sair correndo. O homem que é triunfante é aquele que não se desespera antes da hora. É aquele que não se abate antes do momento. A alma de Jesus estava angustiada até à morte, e o que é que Jesus faz? Ele ora uma vez, duas vezes, três vezes. Ele espera em Deus. Você já notou que a maioria dos nossos problemas não têm razão de ser? Jesus não se deixava derrotar antes do tempo. O quadro era dramático, a hora era terrível. Mas Ele não estava derrotado. Ele estava em oração, esperando em Deus. Quer ser triunfante? Não se deixe abater antes da hora. Deus ainda é Deus. O Seu destino não estava nas mãos de Pilatos, o rumo de Sua vida não estava nas mãos de César. Nada havia mudado. Para Jesus tudo continuava debaixo do total e soberano controle de Deus. Se Deus vive como afirmamos, então podemos triunfar como ele triunfou!

Glossário

MOISES

João Luis Cabral Estados Unidos

Angolano, Diácono, Professor da EBD, Músico

E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera cara a cara (Dt 18:18). Do hebraico, seu nome significa ‘Tirado das Águas’ (Ex 2:10); Moisés é o maior líder e legislador bíblico. Deus o chamou para libertar o Seu povo do cativeiro do Egito que emigrara para esta nação em função da grande fome ocorrida (Gn 45:5-8). Mais de 300 anos depois da morte de José nasce Moisés, filho de Anrão e Joquebede, da tribo de Levi (Nm 26:59) durante o cativeiro dos israelitas no Egito (At 7:17-21). Pela fé, os pais de Moisés, o esconderam não temendo o decreto de Faraó (Hb 11:23). Após três meses, Moisés foi colocado nas águas do rio, donde foi tomado e criado como filho da filha de Faraó (Ex 2:1-10; Hb 11.24). Moisés foi instruído em toda a ciência dos egipcios, sendo poderoso em palavras e obras até a idade de 40 anos, quando matou um egipcio em defesa de um dos filhos de Israel (At 7:22-29). Com este feito, ele foge do Egito para a terra de Midiã, onde casou com Zípora, filha de Reuel ou Jetro e teve seu primeiro filho, Gerson (Ex 2:11-22). Uma grande mudança começa na vida de Moisés, quando o próprio Deus se revela à ele em uma chama de fogo do meio duma sarça (Ex 3:1-14), o comissionando para libertar o povo de Israel do Egito (Ex 3:7-18). Após 40 anos na terra de Midiã, Moisés parte de volta para o Egito, como príncipe e libertador do povo, tendo Arão como seu porta-voz (At 7:30,35,36). Através das mãos de Moisés, Deus operou grandes maravilhas e prodigios, enviando dez pragas, provando ao rei do Egito e aos egipcios que só Ele, o Senhor, é Deus. Moisés como líder enfrentou calunias, murmuração, rebelião, sedição, ameaças, guerras, idolatria, e orgias, em conquista da terra que Deus havia prometido aos filhos de Israel. O grande profeta Moisés faleceu com 120 anos no Monte Nebo ou cume do Pisga (Dt 34:1-7). Deste mesmo monte, ele viu a terra da promessa, mas não pode nela entrar (Nm 20:12). Antes de morrer, Moisés nomeou a Josué, filho de Num, como seu sucessor (Dt 31). Tipologicamente, Moisés é um dos maiores tipos de Cristo do Antigo Testamento. Por intermédio de Moisés, Deus operou prodigios no Egito (Ex 7-12), guiou-os com uma coluna de fogo e uma coluna de nuvem (Ex 13:22); abriu as águas do Mar Vermelho (Ex 14); destruiu os exércitos de Faraó (Ex 14:27); tornou as águas amargas de Mara em doce (Ex 15:25); enviou codornizes (Ex 16:13); supriu maná do céu (Ex 16:35); proveu água da rocha (Ex 17:6; Nm 20:13); se manifestou no monte Sinai (Ex 19:18), escrevendo a Lei em tábuas de pedra (Ex 31:18); fez o rosto de Moisés resplandecer (Ex 34:29); deu ordem de acampamento e de marcha (Nm 2); consumiu murmuradores com fogo (Nm 11:1); castigou Miriã com lepra (Nm 12); tragou Coré e os seus por rebelião (Nm 16:32); fez florescer a vara de Arão (Nm 17); instruiu o povo; conservou a roupa e os sapatos do povo por quarenta anos (Nm 8:4); e deu vitórias aos filhos de Israel (Ex 17:8-16). A Biblia diz que Moisés era o varão mais manso que havia sobre a terra (Nm 12:3). Moisés é o autor dos cinco primeiros livros da Biblia, o Pentateuco; as Sagradas Escrituras tambem revelam a presença de Moisés na transfiguração de Jesus (Lc 9:28-31).

Esboço

JESUS É SUPERIOR A JOSUÉ -
O MEIO DE ENTRAR NO REPOUSO DE DEUS

João Luis Cabral Estados Unidos

Angolano, Diácono, Professor da EBD, Músico


Texto de Memorização
"Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência" (Hebreus 4.11)
Texto da Lição
Hebreus 4.1-13 Hb 4.1 - Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás. 2 - Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram. 3 - Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse:Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo. 4 - Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia. 5 - E outra vez neste lugar:Não entrarão no meu repouso. 6 - Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência, 7 - Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações. 8 - Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia. 9 - Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. 10 - Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas. 11 - Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. 12 - Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. 13 - E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.
    1. JOSUÉ, SERVO DE MOISÉS - LÍDER DE ISRAEL
  1. Seu nome significa "Jeová é salvação": Ex 33.11; Dt 34.9; Js 1.1-9
  2. Chamado para conquistar e possuir a terra: Dt 31.14,23; Js 6.1-8,20-24,27; 21.43-45
  3. Exemplo de fidelidade e perseverança: Ex 24.13; 32.17; Js 23.1-3, 6-8; 24.1,11-15,29-31
    2. JESUS, O MESSIAS PROMETIDO - O UNGIDO
  1. O Cordeiro de Deus - Salvador do mundo: Is 6.8; Mt 1.18-21; 18.11; Jo 1.29; Ap 5.1-7,11-14
  2. O Filho de Deus - Triunfante sobre o inferno: Lc 2.25-35; 1 Co 15.55; Cl 2.13-15; Ap 1.17-18
  3. O Filho do Homem - Obediente até a morte: Is 53.7-10; Jo 16.33; Fp 2.5-12; Hb 4.15
    3. YESHUA, MEIO DE ENTRAR NO REPOUSO DE DEUS
  1. Palavra da pregação e fé: Hb 4.1-5; Rm 10.13-17; Is 53.1-6; 61.1-2
  2. Arrependimento, conversão e obediência: At 2.37-39; 3.19; Rm 10.8-11; Hb 4.6-7
  3. Perseverança em pureza com paciência: Lc 13.22-27; Hb 4.8-11; 3.7-14,19; Tg 5.7-8; Jd 1.3