Editorial

TRIUNFANDO COM JESUS

Rev. José Kleber Fernandes Calixto Brasil

Brasileiro, pastor da Igreja Presbiteriana de Coromandel, Minas Gerais, Brasil

Alexandre, o grande rei na Macedônia, viveu três séculos e meio antes de Cristo. O que marcou a sua vida foi que ele conquistou o mundo aos 30 anos de idade, e depois chorou porque não havia mais mundo para conquistar. Alexandre, o Grande, foi bem sucedido como estrategista militar; ele foi altamente bem sucedido como rei. Mas a sua vida foi uma tragédia também. A vida de Jesus, do ponto de vista humano, foi uma tragédia, porque ele morreu nas mãos de homens que escarneciam dele. Quando pregado na cruz, as multidões que o contemplavam gritavam: “se és verdadeiramente o filho de Deus, desce daí”; “carpinteiro, faz o último milagre e nós creremos em ti”. Qual a diferença fundamental entre Alexandre e Jesus? A diferença é que Alexandre foi bem sucedido – JESUS FOI TRIUNFANTE. Há uma diferença fundamental entre alguém ser bem sucedido e ser triunfante. Alias, é possível um homem ser bem sucedido e ser um fracassado. E é possível, por outro lado também, o homem ser mal sucedido e ser triunfante. Nós vivemos em uma sociedade que endeusa, diviniza, e adora o sucesso. Nós cremos no sucesso, vivemos do sucesso, aplaudimos o sucesso, e até criamos úlceras em busca do sucesso e somos hipertensos por causa da busca do sucesso – nós somos escravos do sucesso! Sucesso é o sentimento generalizado de que apenas os mais bonitos, os mais ricos e os mais poderosos é que são mais felizes. Sucesso é aquele conceito que diz que os mais bem relacionados são que são os mais bem aceitos. Que os que têm mais diplomas e mais cultura, são os que se safam melhor na vida. Essa é a ideologia do sucesso, mas não a do triunfo. Quem pois é triunfante? (a) Triunfa aquele que não deixa as circunstâncias mudarem o rumo do seu coração. Jesus não deixou que a alegria tempestiva da vitória, ou as consequências funestas das derrotas mudassem os rumos do seu coração. Menos de uma semana atrás Jesus é aclamado rei: as multidões o aplaudem, as crianças têm palmas nas mãos, os idosos estão tirando as suas mantas e estão colocando no chão para Jesus passar por cima, e todos estão gritando: “Hosana, hosana ao que vem em nome do Senhor!”. Mas, em menos de uma semana, esta alegria tempestiva reverteu-se totalmente, e lá estava o mestre chorando, esmagado de tristeza num jardim solitário. Os seus amigos mais íntimos estão dormindo, e o peso e a sombra da morte estão sobre ele. Mas essa tristeza, bem como a alegria passada, não mudaram os rumos do coração de Jesus Cristo. Ele está triste, mas continua a dizer, sem vacilar: “não seja o que eu quero, e sim o que tu queres. Não a minha vontade, mas a tua vontade”. Ele não permitia que as circunstâncias alterassem os conteúdos, os propósitos de seu coração. (b) Triunfa Aquele que nunca se deixa derrotar antes do tempo, e sabe que Deus é Deus. “Orou, não estava bom ainda, orou outra vez”. Jesus está esmagado debaixo da pressão da hora, ele está esmagado pela pressão do momento, mas ele não fez o que você e eu às vezes temos vontade de fazer quando parece que não está dando certo: jogar tudo pelos ares e sair correndo. O homem que é triunfante é aquele que não se desespera antes da hora. É aquele que não se abate antes do momento. A alma de Jesus estava angustiada até à morte, e o que é que Jesus faz? Ele ora uma vez, duas vezes, três vezes. Ele espera em Deus. Você já notou que a maioria dos nossos problemas não têm razão de ser? Jesus não se deixava derrotar antes do tempo. O quadro era dramático, a hora era terrível. Mas Ele não estava derrotado. Ele estava em oração, esperando em Deus. Quer ser triunfante? Não se deixe abater antes da hora. Deus ainda é Deus. O Seu destino não estava nas mãos de Pilatos, o rumo de Sua vida não estava nas mãos de César. Nada havia mudado. Para Jesus tudo continuava debaixo do total e soberano controle de Deus. Se Deus vive como afirmamos, então podemos triunfar como ele triunfou!

Glossário

MOISÉS

João Luis Cabral Estados Unidos

Angolano, Diácono, Professor da EBD, Músico

E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera cara a cara (Dt 18:18). Do hebraico, seu nome significa ‘Tirado das Águas’ (Ex 2:10); Moisés é o maior líder e legislador bíblico. Deus o chamou para libertar o Seu povo do cativeiro do Egito que emigrara para esta nação em função da grande fome ocorrida (Gn 45:5-8). Mais de 300 anos depois da morte de José nasce Moisés, filho de Anrão e Joquebede, da tribo de Levi (Nm 26:59) durante o cativeiro dos israelitas no Egito (At 7:17-21). Pela fé, os pais de Moisés, o esconderam não temendo o decreto de Faraó (Hb 11:23). Após três meses, Moisés foi colocado nas águas do rio, donde foi tomado e criado como filho da filha de Faraó (Ex 2:1-10; Hb 11.24). Moisés foi instruído em toda a ciência dos egipcios, sendo poderoso em palavras e obras até a idade de 40 anos, quando matou um egipcio em defesa de um dos filhos de Israel (At 7:22-29). Com este feito, ele foge do Egito para a terra de Midiã, onde casou com Zípora, filha de Reuel ou Jetro e teve seu primeiro filho, Gerson (Ex 2:11-22). Uma grande mudança começa na vida de Moisés, quando o próprio Deus se revela à ele em uma chama de fogo do meio duma sarça (Ex 3:1-14), o comissionando para libertar o povo de Israel do Egito (Ex 3:7-18). Após 40 anos na terra de Midiã, Moisés parte de volta para o Egito, como príncipe e libertador do povo, tendo Arão como seu porta-voz (At 7:30,35,36). Através das mãos de Moisés, Deus operou grandes maravilhas e prodigios, enviando dez pragas, provando ao rei do Egito e aos egipcios que só Ele, o Senhor, é Deus. Moisés como líder enfrentou calunias, murmuração, rebelião, sedição, ameaças, guerras, idolatria, e orgias, em conquista da terra que Deus havia prometido aos filhos de Israel. O grande profeta Moisés faleceu com 120 anos no Monte Nebo ou cume do Pisga (Dt 34:1-7). Deste mesmo monte, ele viu a terra da promessa, mas não pode nela entrar (Nm 20:12). Antes de morrer, Moisés nomeou a Josué, filho de Num, como seu sucessor (Dt 31). Tipologicamente, Moisés é um dos maiores tipos de Cristo do Antigo Testamento. Por intermédio de Moisés, Deus operou prodigios no Egito (Ex 7-12), guiou-os com uma coluna de fogo e uma coluna de nuvem (Ex 13:22); abriu as águas do Mar Vermelho (Ex 14); destruiu os exércitos de Faraó (Ex 14:27); tornou as águas amargas de Mara em doce (Ex 15:25); enviou codornizes (Ex 16:13); supriu maná do céu (Ex 16:35); proveu água da rocha (Ex 17:6; Nm 20:13); se manifestou no monte Sinai (Ex 19:18), escrevendo a Lei em tábuas de pedra (Ex 31:18); fez o rosto de Moisés resplandecer (Ex 34:29); deu ordem de acampamento e de marcha (Nm 2); consumiu murmuradores com fogo (Nm 11:1); castigou Miriã com lepra (Nm 12); tragou Coré e os seus por rebelião (Nm 16:32); fez florescer a vara de Arão (Nm 17); instruiu o povo; conservou a roupa e os sapatos do povo por quarenta anos (Nm 8:4); e deu vitórias aos filhos de Israel (Ex 17:8-16). A Biblia diz que Moisés era o varão mais manso que havia sobre a terra (Nm 12:3). Moisés é o autor dos cinco primeiros livros da Biblia, o Pentateuco; as Sagradas Escrituras tambem revelam a presença de Moisés na transfiguração de Jesus (Lc 9:28-31).

Esboço

A SUPERIORIDADE DE JESUS EM RELAÇÃO A MOISÉS

Sokoloko Cabral Estados Unidos

Angolana, camerógrafa, Grupo Shebach, cooperadora e professora da EBD


Texto de Memorização
"Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou" (Hebreus 3.3)
Texto da Lição
Hebreus 3.1-19 Hb 3.1 - Por isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, 2 - Sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa. 3 - Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou. 4 - Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus. 5 - E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; 6 - Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim. 7 - Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, 8 - Não endureçais os vossos corações,Como na provocação, no dia da tentação no deserto. 9 - Onde vossos pais me tentaram, me provaram,E viram por quarenta anos as minhas obras. 10 - Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos. 11 - Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso. 12 - Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. 13 - Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; 14 - Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. 15 - Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação. 16 - Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés. 17 - Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? 18 - E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? 19 - E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade.
    1. A MISSÃO DE JESUS É MAIOR QUE A DE MOISÉS
  1. Salvou o povo do Egito/ Salva do inferno: Ex 13.19,20; Hb 7:25; 1 Tm 1.15
  2. Intercedeu pelo povo/ Intercede pela igreja: Ex 32.31,32; Rm 8.34; 1 Jo 2.1
  3. Guiou o povo à Canãa/ Guia para o Céu: Ex 12.35; 14.11-14; Mt 2.1,6; Jo 10.9
    2. ALGUMAS ANALOGIAS ENTRE JESUS E MOISÉS
  1. Ambos foram injustiçados pelo povo: Nm 14.2,10; Lc 4.28,29
  2. Ambos foram mansos e humildes: Nm 12.3; Mt 11.29; Fp 2:5-8
  3. Ambos tiveram intimidade com Deus: Ex 33.9,11; Jo 11.41,42
    3. A AUTORIDADE JESUS É SUPERIOR A DE MOISÉS
  1. De Mediador sendo o único Caminho: Jo 14.6; 1 Tm 2.5; Hb 12.24
  2. De perdoar pecados na terra e no Céu: Mt 9.2,6; Lc 7.47,48; 1 Jo 2.12
  3. De propiciar os pecados da humanidade: Hb 2.17; 1 Jo 2.2; 4.10