Editorial

TENDA DA CONGREGAÇÃO

Pr. Timothy Kruzan Estados Unidos

Americano, pastor da Assembléia de Deus em Jacksonville, Illinois

"E tomou Moisés a tenda, e a estendeu para si fora do arraial, e chamou-lhe a tenda da congregação. E sucedia que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda; e o SENHOR falava com Moisés." (Ex 33:7,9) A Tenda da Congregação é um lugar de encontro com Deus. Você tem um lugar separado de encontro com Deus em sua vida? Para cada indivíduo, o lugar será diferente. Alguns preferem estar fora, em contato com a natureza, enquanto outros preferem um lugarzinho em sua casa ou escritório. A chave é criar um espaço onde você possa encontrar-se com Deus livre de toda distração. A Tenda da Congregação é o lugar de conversa com Deus. "... o SENHOR falava com Moisés" (33.9). A Tenda da Congregação se torna o lugar da conversa entre Deus e o crente. Lá, você o escuta, ouve a voz dEle, ganha da sabedoria dEle, e segue as instruções dEle, bem como descarrega todos os seus cuidados, preocupações e problemas. A Tenda da Congregação é onde relacionamento ocorre. "E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo" (33.11). Esse não era só um lugar onde Moisés recebia ajuda. Era um lugar onde a amizade com Deus começa, cresce e permanece. A Tenda da Congregação é onde intimidade com Deus é desenvolvida. Foi nessa tenda que Moisés fez este pedido a Deus e recebeu sua resposta: "Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei... Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar." (33:13-14) Mostra-nos que o desejo de Deus é mover Seus filhos num relacionamento mais profundo. A Tenda da Congregação é o lugar onde a revelação ocorre. Como é que alguém tem a revelação de quem Deus é e o que Ele quer fazer? Como é que Deus dá direções a alguns e outros nunca experimentam tal? A resposta está na "Tenda da Congregação"; "Rogo-te que me mostres a tua glória." (33:18) Moisés teve um forte desejo de conhecer a Deus mais profundamente. Deus honrou este desejo e pedido. Para alguns crentes torna-se mais fácil encontrar novas direções da parte de Deus, mais segurança, mais conhecimento dos planos e desígnios de Deus depois de um tempo gasto em oração. A Tenda da Congregação é onde obediência aparece. É muito mais fácil submeter-se à direção de Deus quando nossos corações tem sido amolecidos por Sua presença. A Tenda da Congregação é onde profundidade com Deus é alcançada. Aumento de profundidade no Senhor está enraízada na intimidade com Deus, e, claro, com o estudo de Sua Palavra. O apóstolo Paulo disse: "Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças." (Cl 2:7) A Tenda da Congregação é o lugar onde todas as demais vozes diminuem. O acampamento de Israel devia ser um lugar barulhento. A multidão de pessoas e animais garantiam o barulho. Mas ainda assim, quando olhamos para a conversação entre Deus e Moisés, nenhuma outra voz é ouvida. A voz que nós precisamos ouvir acima de todas as outras é a voz de Deus; e quanto mais tempo gasto com Deus na nossa "Tenda da Congregação", mais facilmente a voz dEle pode ser ouvida nas ruas das cidades. A direção necessária para a vida, a liderança do Espírito Santo, e a habilidade de reconhecer a voz de Deus nas horas mais cruciais advém do tempo gasto a sós com Deus na "Tenda". Moisés fez o que nós precisamos fazer. Ele estabeleceu um lugar em sua vida onde podia se livrar de toda distração, encontrar-se com Deus, falar com Ele, ouvir Sua voz, ouvir dEle, amá-Lo, e ser amado por Ele. Esses encontros fortaleceram a caminhada de Moisés, fortaleceu sua estrutura espiritual, aprofundou seu relacionamento com Deus, e deu a ele a habilidade de permanecer firme no meio de uma geração fracassada. Se tudo isso se passou com Moisés, o que nos detém de erigirmos a nossa "Tenda da Congregação"?

Glossário

F A M I L I A

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, Professora do SWM e Secretária da BPC, na Flórida

Do vocábulo grego “Oikos” que quer dizer família, governo familiar, unidade básica do indivíduo, o qual lhe fornece relacionamento, nutrição e suporte. A família é formada de esposo (pai), esposa (mãe) e filhos. Entretanto, na Bíblia a família tem um aspecto mais amplo, abrangendo os avós, filhos casados e seus filhos (Lv 18.6-18), como também filhas viúvas e escravos (Gn 17.12-14). Em Israel era comum viverem juntos até a quarta geração. O chefe da família era o avô ou bisavô, até que morresse, como Jacó (Gn 46.8-27) e era chamado de Pai. Este era responsável pelos cultos (Jó 1.5); poder judicial (Gn 42.37); e devia assegurar o futuro de sua família, servos e bens. A família pertencia a um clã, que por vezes tinha centenas de pessoas (Ed 8.1-14), os quais relacionavam-se por sangue, casamento, escravatura, e até mesmo pelos animais (Ex 20.10). Os membros de um clã descendiam de um antepassado comum, por isso se consideravam parentes (Rt 4.1-6). O seu chefe chamava-se “Goel” ou Remidor. Por ser a pessoa de maiores possessões e mais importante da família, em qualquer problema advindo com algum de seus descendentes, ele poderia usar da autoridade legal de remidor, se fosse legitimamente o remidor mais próximo. Diversas leis protegiam a família em Israel. Leis que hoje parecem ser absurdas, como a Lei do Levirato, que legava o casamento de uma viúva com o irmão do esposo defunto, não tinham outro fim a não ser defender a família, seu bem estar, e a perpetuação de seu nome e descendência. O prestígio de uma mãe crescia com o número de filhos que esta tivesse. A esterilidade era vista como opróbrio. As filhas de Ló, após a destruição de Sodoma e Gomorra, ao ver impossibilidade de dar continuidade a sua linhagem, embebedaram seu pai, e ambas conceberam dele. No Novo Testamento, os principais centros da vida comunitária da Igreja Primitiva eram as casas (famílias), cujos responsáveis haviam se convertido ao Senhor. Ao carcereiro de Filipos Paulo disse: “Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo tu, e a tua casa” (At 16.31). Por esta razão e devido às perseguições, muitas igrejas foram estabelecidas e por algum tempo permaneceram nas casas de família, como na de Filemon. Os pais cristãos têm a bela e importante tarefa de ensinar as diretrizes da palavra de Deus, bem como preparar o caminho para que seus filhos tenham uma experiência pessoal com Cristo, no cultivo do culto domestico e fidelidade a Deus, e à Igreja.

Esboço

O PODER DA EVANGELIZAÇÃO NA FAMILIA

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, Pastor Fundador do SWM, da IPB e do STB, Presidente da Regional Sudeste – CONFRADEB, na Flórida, EUA



Texto de Memorização
"[...] Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa." (Atos 16.31).
Texto da Lição
Atos 16.25-34

At 16.25 - E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. 26 - E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos. 27 - E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido. 28 - Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos. 29 - E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas. 30 - E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? 31 - E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. 32 - E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. 33 - E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus. 34 - E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa.
    1. A EVANGELIZAÇÃO DOS FILHOS
  1. Por meio do culto doméstico: 1 Sm 16.11
  2. Levando-os às reuniões da igreja: Lc 2.41-42
  3. Por meio do testemunho: Gn 26.18-24

 

    2. A EVANGELIZAÇÃO DO CÔNJUGE
  1. Mantendo a liderança do lar: Ef 5.24
  2. Conduzindo a esposa à Cristo: Ef 5.25-28
  3. Trazendo o esposo à Jesus: 1 Pe 3.1-6
    3. A EVANGELIZAÇÃO DOS PARENTES
  1. Em tempos favoráveis: At 10.24
  2. Em ocasiões especiais na igreja: 3 Jo 1.1-3
  3. Em tempos de crise: Js 6.23,25