Editorial

ARGUMENTO DA ANTROPOLOGIA

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, Pastor Fundador do SWM, da IPB e do STB, Presidente Região Sudeste – CONFRADEB, na Flórida, EUA

O homem é um ser de valor, é o que nos afirma explicitamente as Escrituras Sagradas — "E criou Deus o homem [ádam] sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem [zakar] e mulher [nqebah] os criou" (Gênesis 1.27). Os valores da humanidade estão claramente definidos através da sua criação e do plano da redenção a ela oferecida. Os valores do ser humano não estão ligados em hipótese alguma à sua pessoa ou a nenhuma de sua inerência, mas sim, ao ato volitivo de Deus de lhes atribuir valores e dignidade (Atos 17.26). Portanto, o valor que o homem possui é ato direto da divindade (Gênesis 2.7). A fragilidadedo homem é o que a Bíblia registra implicitamente sobre sua fraqueza e longevidade (Salmo 90.10). Esta fragilidade alcança não somente o seu corpo, mas a sua alma, em contraste com a santidade e justiça divina (Sl 103.14). Como é apresentado na sua relação com Deus. O relacionamento da divindade com o homem é pessoal, íntimo e profundo. Seu amor, assim como sua justiça, é manifestado diretamente ao homem como uma pessoa. Caim foi procurado por Deus, o qual lhe perguntou:"onde está o teu irmão?" (Gênesis 4.9). Acima de tudo, caminhando nesse mundo de multidões, ele é um ser gregário, e demonstra isso quando é chamado à atenção de Deus como povo, comunidade ou clã (Mateus 23.37). O relacionamento do homem com Deus implica diretamente no seu comportamento em relação à comunidade a qual ele pertence. Eu, tu e Deus formam a estrutura poliedral do homem comunitário. Este profundo conceito teológico nos leva a compreensão da justiça divina em a relação recompensa dadas às nações que hão de permanecer amiga a Israel durante o período da Grande Tribulação. O próprio nome Igreja implica de que Deus refere-se a uma comunidade de pessoas chamada à salvação (Atos 2.42). O engenho do homem é de excelente nobreza e refino da criação: ele é um ser total quando manifestado pela sua tricotomia. Ele é dotado de intelecto, consciência moral e volição, o que o faz totalmente distinto de qualquer outra criatura. Biblicamente, as dimensões físicas, moral e espiritual são identificadas com um só ser. Deus criou o homem um ser total, para isso também, a Igreja é comissionada para pregar um evangelho que atinja o corpo, a alma e o espírito - o ser total (1 Tessalonicenses 5.23).

Glossário

P O L I G A M I A

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, Professora do SWM e Secretária da BPC, na Flórida - Estados Unidos

Poligamia (grego), matrimônio de uma pessoa com mais de um cônjuge ao mesmo tempo. Deus instituiu o matrimônio monógamo (Gn 2.22-24). A primeira menção de poligamia na Bíblia aparece com Lameque, filho de Metusael e um dos descendentes de Caim (Gn 4.19). A Bíblia diz que Lameque teve duas esposas. O nome da primeira era Ada que teria sido mãe de Jabal e de Jubal. Já a segunda esposa chamava-se Zilá que foi mãe de Tubalcaim e de Naamá. Deus condena a poligamia em sua Palavra (Dt 17.17), apesar de ter sido praticada pelos patriarcas e reis de Israel. Abraão teve duas esposas; Jacó, quatro; Davi, dezessete e Salomão mil (700 princesas e 300 concubinas). A segunda esposa era chamada de concubina, rival ou competidora (I Sm 1.6; II Sm 5.13). As concubinas eram geralmente tomadas por reis e governantes, ao fazerem alianças políticas com outros reinos. Deus proibiu o povo de Israel casar com mulheres estranhas (pagãs), por causa dos seus deuses. Tal erro trouxe o rei Salomão a ruína, devido a sua desenfreada concupiscência. Suas mulheres lhe perverteram o coração a idolatria (I Rs 11.1-9). Absalão, em rebelião contra seu pai, entrou a dez de suas concubinas no terraço do palácio, perante os olhos de todo Israel. As dez mulheres foram depois encerradas até ao dia de sua morte, vivendo como viúvas (II Sm 16.21,22; 20.3). A concubina poderia ser comprada (escrava) ou ser prisioneira de guerra. Sendo escrava e concebendo filho, ela não poderia ser vendida, mas sua liberdade era oferecida. A Lei de Moisés protegia as concubinas e seus filhos. Não era uma sanção para a prática da poligamia, mas uma proteção para os inocentes de tal ato (Dt 21.10-17). Ao ser confrontado pelos fariseus, Jesus responde: “...Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea 5 e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne? 6 Assim não são mais dois, mas uma só carne” (Mt 19.3-6). Nas Epístolas, Paulo exorta os crentes, em especial os obreiros (ministros e diáconos), ao casamento monógamo, como Deus primariamente o instituiu (Gn 2.23-25; I Tm 3.2; Tt 1.6; Ef 5.31).

Esboço

O IMPIEDOSO MUNDO DE LAMEQUE

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, Professora do SWM e Secretária da BPC, na Flórida - Estados Unidos



Texto de Memorização
"E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente (Gênesis 6.5).
Texto da Lição
Gênesis 6.1-8

Gn 6.1 - E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, 2 - Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. 3 - Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos. 4 - Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama. 5 - E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. 6 - Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. 7 - E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. 8 - Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.
    1. A NOTABILIDADE DO MUNDO DE LAMEQUE  
  1. Um mundo de fartura: Gn 4.3,4; Mt 24.38
  2. Um mundo de beleza e longevidade: Gn 5.5,27; 6.4
  3. Um mundo de progresso: Gn 4.20-22; 6.14
    2. A IMPIEDADE DO MUNDO DE LAMEQUE
  1. A depravação generalizada: Gn 6.5,11,12; Rm 3.12
  2. A resistência à graça de Deus: Gn 6.3; At 7.51; Hb 3.15
  3. A corrupção da semente justa (Sete) com a impia (Caim): Gn 6.2,4
    3. O JUIZO DE DEUS SOBRE O MUNDO DE LAMEQUE
  1. Deus se arrepende de haver feito o homem: Gn 6.6
  2. Deus resume os anos de vida do homem: Gn 6.3; Sl 90.10
  3. Deus promete destruir o homem: Gn 6.7,13,17