Editorial

ABANDONAI TODA A ESPERANÇA

Prof. Nils Bergstén Estados Unidos

Brasileiro, professor, articulista

O Texto de Lucas 16.19-26 afirma que há uma existência após a morte. Na verdade, o homem nunca morre; quem morre é o corpo, mas a alma do homem permanece viva e lúcida, dotada de consciência, memória e razão. Os justos “irão para a vida eterna” (Mateus 25:46), uma existência infinitamente melhor que a daqui. Os pecadores “serão lançados no inferno, e todas as gentes que se esquecem de Deus” (Salmo 9:17). Hades é a palavra grega que significa inferno. Não existe um lugar intermediário, uma “coluna do meio'”, onde os mortos purgam seus pecados para depois entrarem no céu. Quem morre sem que seus pecados tenham sido perdoados, é julgado no Trono Branco (Apocalipse 20.11-15), sentenciado à morte eterna, tendo como prisão o inferno para sempre, e “não pode passar de lá para cá”. É doloroso demais para ser verdade! Quando Dante Alighieri escrevia sua obra imortal "Divina Comédia”, com certeza tinha lido o Evangelho de Lucas, pois na entrada do inferno imaginou uma inscrição pavorosa: Lasciate ogne speranza, voi ch'intrate - abandonai toda esperança, vós que entrais! Por que um homem é lançado no inferno? Porque foi julgado, e achado culpado diante de Deus. “Deus há de julgar os segredos dos homens” (Romanos 2:16); “pesado foste na balança e foste achado em falta” (Daniel 5: 27); “tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao Evangelho... os quais sofrerão, como castigo, a perdição eterna” (2 Tessalonicenses 1:8,9); “aos homens esta ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o Juízo” (Hebreus 9:27). Quando um homem se apresentar perante o Tribunal de Deus, sem que seus pecados tenham sido perdoados, uma só será a sua sentença, pois “a alma que pecar, essa morrerá” (Ezequiel 18:4). Mas se a Bíblia diz que “todos pecaram” (Romanos 3:23), e que Deus castiga “toda transgressão e desobediência” (Hebreus 2:2), quem pode então salvar-se? Ou será que Deus tem prazer em mandar pessoas para o inferno? Muito pelo contrário: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Único para que todo aquele que n'Ele crer não pereça mas tenha a vida eterna” (João 3:16). E se Deus “nem mesmo ao seu próprio Filho poupou, antes o entregou [à morte] por todos nós” (Romanos 8:32), como teria Ele prazer com nossa desgraça? "Não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus; convertei-vos, pois, e vivei" (Ezequiel 18:32). Em Sua Palavra, Deus se comprometeu com nossa salvação: “Eu os remirei da violência do inferno” (Oséias 13:14). Deus é amor, mas também é justiça! Quando o homem pecou, Deus o condenou à morte: provou que é Justo. Mas aplicou este castigo no seu próprio Filho, quando este levou “em seu corpo, os nossos pecados sobre o madeiro” (1 Pedro 2:24). Deus “prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8). Por ter assumido as nossas culpas, Jesus morreu. Mas, por não ter pecado próprio Jesus ressuscitou e agora “pode salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus” (Hebreus 7:25). Ele tem “as chaves da morte e do inferno” (Apocalipse 1 :18), e irá para o inferno quem rejeitar o seu perdão! Somente pela fé obteremos o perdão de Deus. E as boas obras? “A obra de Deus é esta que creiais n'Aquele que Ele enviou” (João 6:29). A fé verdadeira se expressa em arrependimento e conversão: “arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados” (Atos 3:19); “arrependei-vos e crede no Evangelho” (Marcos 1:15). Expressa-se também na entrega da vida a Jesus: “que Cristo habite, pela fé, nos vossos corações” (Efésios 3:17). E, “justificados pela fé, temos paz com Deus” (Romanos 5:1). É urgente? Sim Jesus “tem, na terra, o poder de perdoar pecados” (Marcos 2:10), e “eis aqui, agora, o dia da salvação” (2Coríntios 6:2). Ninguém pode garantir que estará vivo amanhã. Então, por que adiar a decisão mais importante de toda a vida? “Vinde, e convertei-vos de todas as vossas transgressões, para que o pecado não vos leve à perdição” (Ezequiel 18:30).

Glossário

RECOMPENSA DO FIEL

Sokoloko Cabral Estados Unidos

Angolana, camerógrafa, Grupo Shebach, cooperadora e professora da EBD

Recompensa significa ato ou efeito de recompensar, premiar, retribuir, galardoar. Existem dois tipos de recompensas: material e espiritual. A material é aquela que pode ser dada por um irmão em Cristo, um membro de família, por um patrão no trabalho; um carro, dinheiro, etc. Mas a maior e melhor é a espiritual que somente Deus pode dar. O vocábulo bíblico mais usado para recompensa é galardão. Todo o crente fiel receberá um galardão prometido por Jesus à sua igreja. "Eis que cedo venho e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo as suas obras" (Ap 22.12). No Antigo Testamento existem três palavras da raiz hebraica que se refere ao galardão, das quais as principais são: sãkhãr e shõhadl. Estas significam salário ou pagamento por um trabalho realizado honestamente. Por exemplo, o rei Saul ofereceu como recompensa sua filha e riquezas, para quem enfrentasse e matasse a Golias. Asa, um rei que buscou a Deus no tempo de seu reinado, juntou o povo de Israel, e convidou-os a trabalharem esforçadamente. Eles tiraram os ídolos, limparam a casa do Senhor, ofereceram sacrifícios a Deus, jejuaram e serviram com sinceridade ao Senhor. Por isso, Deus os prometeu uma recompensa fiel (2 Cr 15.7). Todo galardão expressa o caráter e o coração de quem está proporcionando. Recompensa não é uma dádiva. A dádiva se recebe de graça e muitas vezes sem nenhum mérito. Mas a recompensa ou galardão é um pagamento de reconhecimento a alguém por um ou mais feitos. Não se galardoa alguém que não fez nada. A Palavra de Jesus é clara em Apocalipse, que Ele tem o galardão para dar aqueles que trabalharam, de acordo com as obras que Ele reconhece (1 Co 3.8). Ele não somente recompensará as obras, mas também a obediência e fidelidade de cada salvo em prol do Reino de Deus. A igreja que ama ao Senhor trabalha não para receber um galardão, mas pelo que Deus faz e é pra ela. O apóstolo Paulo ao escrever sua carta aos irmãos da igreja de Corinto os assegurou da promessa divina - a recompensa do seu trabalho, incentivando a não desfalecer, mas a continuar fiéis Àquele que os chamou e salvou: ”Portanto meus amados irmãos, sede firmes e constantes sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (1 Co 15.58). Deus é justo e fiel para cumprir o que Ele prometeu.

Esboço

O LÍDER DIANTE DA CHEGADA DA MORTE

Pr. Julio DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, missionário e pastor da IEAD em Pretória, Secretário Geral da Convenção AGF - Africa do Sul



Texto de Memorização
"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé" (2 Timóteo 4.7).
Texto da Lição
2 Timóteo 4.6-17

2 Tm 4.6 - Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. 7 - Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 8 - Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. 9 - Procura vir ter comigo depressa, 10 - Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. 11 - Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério. 12 - Também enviei Tíquico a Éfeso. 13 - Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. 14 - Alexandre, o latoeiro, causoume muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras. 15 - Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras. 16 - Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado. 17 - Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão.
    1. O TEMPO DE DEUS NA VIDA DO CRISTÃO 
  1. O tempo da convocação: Jz 13.25; At 9.4-8
  2. O tempo da aprovação: Jd 3; Cl 1.29
  3. O tempo da glorificação: 2Tm 4.7-8; Fp 3.13-14
    2. INICIANDO COM O FIM EM MENTE
  1. A obra não é nossa: 1 Co 3.9; 1Pe 5.3
  2. As pessoas não são nossas: 2 Tm 4.10-12; Ex 18.1-19
  3. A glória não é nossa: Lc 17.10; 2 Pe 1.14-15
    3. CRISTO PRESENTE NAS TRIBULAÇÕES
  1. Os Mártires do Antigo Testamento: Hb 11.13; Ap 4.10
  2. Os Mártires da Igreja Primitiva: 2Tm 4.6; Ap 2.10; At 7.54-60
  3. Os Mártires modernos: 2 Co 4.8-11