Editorial

QUEM TEM OLHOS PARA VER, VEJA!

Rev.Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, Pastor Fundador do SWM, da IPB e do STB, Presidente da Regional Sudeste – CONFRADEB, na Flórida, EUA.

É uma facto peremptório que estamos vivendo nos fins dos tempos! Líbano e Síria no Norte; Iran e Iraque no Oeste; Roma e Turquia no Leste; Arábia Saudita, Gaza e Egito no Sul e, somando a este arsenal bélico, a disposição do atual Presidente dos Estados Unidos em facilitar o processamento de urânio leve no Theran, a bomba para destruir Israel está pronta, faltando apenas a mecha! Há 55 anos atrás o urso branco soviético fez todas as nações da terra tremerem por dentro e por fora. Daí nasceu o famoso Tratado do Atlântico Norte - OTAN, um tipo de cinturão para conter os confederados soviéticos do lado de fora do nosso quintal. Isolados, blasfemaram contra Deus e contra o Diabo, e, à guisa de uma santa revolução, o genocídio de 32 milhões de compatriotas foi o preço para que o Comunismo viesse a existir. Um consolo para os pobres soviéticos e um estopim para os lutadores do Terceiro Mundo. União Soviética, Comunismo e Russos eram sinônimos de ignomia, só em tão somente neles pensar. O ícone da Foice e o Martelo fez dois terços da população mundial tirar o chapéu e a maior democracia da história — os Estados Unidos da América, proibir a existência do seu partido no solo do Novo Mundo! A OTAN tranca suas porteiras com cadeados nucleares: ninguém sai nem entra! Quando a doze anos atrás mencionei que Gog e Magog — Rússia Confederada, de Ezequiel 38, tornar-se-ia irmã-amiga dos Ocidentais, quase fui crucificado por alguns eclesiásticos da época. Questionei: como ela poderá mobilizar as nações confederadas para a grande batalha contra Israel, no início da Grande Tribulação, estando o urso enjaulado do lado de fora? Como ela poderá romper o grande cerco a ela imposta pelo sistema feudal dos de dentro, e o sistema progressista dos de fora? A resposta veio, mesmo que já um pouco tarde para muitos. Ela deixou meio mundo de boca aberta, quando a cimeira dos maiorais da OTAN, realizada no mês de maio de 2002, em Roma e às barbas do Vaticano, desceu a cortina do projeto The Roman Revelation. O Presidente da Rússia, Vladimir V. Putin foi ovacionado pelos generais sem estrelas da Organização do Atlântico Norte, enquanto desfilava com um riso congelado branco diante de um mural de 19 bandeiras dos Estados Europeus e dos de além-mar! A excursão do então presidente George Walker Bush, na conquista da globalização política, de mercado e militar fez esta amálgama tornar-se mais ainda revenida. Quem não é por nós é contra nós, é o novo slogan para, agora mais do que nunca, manter os Russos do lado de cá, e os nômades armados terroristas dos cinco Continentes do lado de lá! O atentado último em Paris — Je suis Charlie, já deu a prova cabal disso! Ironicamente, agora o urso, o leopardo, a águia e as raposas podem comer todos junto num mesmo caldeirão, e saborear a mesma comida! Agora, na antiga terra da Fé, da Prosperidade e da Liberdade – Estados Unidos da América, os ícones da Foice e do Martelo substituem os Dez Mandamentos; as bandeiras multicoloridas dos pederastas e lésbicas enfeitam as principais avenidas do País, com aplausos do Presidente Barrack Hussein Obama; os incessários Budistas, Induístas e Animistas norteiam os nichos da Casa-Branca, e os revolucioários mulçumanos cantaloram seus dedos sobre as bancadas do Congresso Nacional; uma nova geração desfilhada da moral do Evangellho e membros da rede social eletrônica desfila com silhuetas de Che Guevara nas suas roupagens! Que esperamos mais? Oh, igreja de Jesus Cristo, o tempo é chegado, a nossa casa está pronta, e o tempo de nossa partida tão próximo quanto não imaginamos! Levantemos os nossos olhos e vejamos que o verão já chegou, e o trigo da grande seara está a se perder. Corramos e colhamos os que as nossas últimas forças nos permitam. Pois, a qualquer momento ouvir-se-á o brado: aí vem o noivo!

Glossário

P A I S

Mbaxi Divaldo Cabral Estados Unidos

Angolano, presbítero, professor da Escola Bíblica Dominical e músico

Vocábulo oriundo do latim pater que significa: aquele que gerou filhos, genitor, progenitor, provedor, benfeitor, autor, criador ou protetor. A família é uma instituição divina estabelecida por Deus Pai. O primeiro livro do pentateuco afirma que o varão deixará seus pais e se unirá a sua mulher e assim constituiriam um núcleo familiar (Gn 2:24). A palavra em pauta aparece 57 vezes nas Sagradas Escrituras: 28 vezes no Velho Testamento e 29 vezes no Novo Testamento. O quinto mandamento do Decálogo é “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá” (Ex 20:12). Esta é uma ordenança divina que deve ser observada pelos filhos. Portanto, Deus requere que os filhos sejam obedientes a seus pais (Ef 6:1). A obediência não é feita de forma verbal, mas sim requere uma ação. O primeiro evangelho sinóptico retrata uma parábola sobre dois filhos que foram convocados por seu pai a trabalhar numa vinha. O mais velho disse que iria e não foi, mas o mais novo que inicialmente disse que não iria, se arrependeu e agiu, obedecendo a ordem de seu pai (Mt 21:28-32). Para além disso, o apóstolo Paulo adverte aos pais a não incitar ira ao seus filhos (Ef 6:4, Col 3:20). O papel do pai no lar é indispensável porque para além dele gerar, instruir, educar, amar e prover para a sua família, ele deve ser o sacerdote do lar como foi Jó, o qual diariamente edificava um altar ao Senhor em prol de sua família (Jó 1:1-5). Os pais devem ter um relacionamento com Deus (I Jo 2:13,14). A paternidade humana é um privilégio outorgado por Deus a um casal. “Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.” (Sl 127:3). Todo o crente deve ir ao mundo no alcance das almas perdidas, pregando as boas novas e discipulando-as. Ou seja, é dever de todo o crente ganhar e formar filhos espirituais no reino de Deus (Mt 4:19, Mc 1:17, Jo 15:16). Todo o filho deve ser imitador de seu pai na fé, como o apóstolo Paulo adverte aos Corintios: “Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo” (I Cor 11:1). A Bíblia faz alusão a pais espirituais como: (1) Deus Pai – Pai das Luzes (Tg 1:17); (2) Abraão – Pai da Fé (Hb 11:13); (3) Paulo - Pai ou legado dos gentios (II Tm 2:1). É importante realçar que depois da assunção de Jesus aos céus, muitos homens foram usados por Deus para defender a causa do Mestre, sendo também denominados de Pais da Igreja, a saber: Policarpo, Barnabé, Justino, Teófilo, Clemente, Cirilo, Tertuliano, Eusébio, William Tyndale, Martinho Lutero, e tantos outros. A paternidade divina está acima da paternidade biológica ou terrena. Deus pai ama tanto ao homem que é desejo seu adotar a todo ser humano que o aceita (Jo 1:12). Portanto, quando Davi desejou edificar uma casa ao Senhor, Deus lhe promete que de seus lombos, um de seus filhos edificaria uma casa para Ele, e que ele seria por seu pai (I Cr 17:13). Em síntese, a narrativa vetero e neotestamentária está repleta de conselhos sobre a harmonia entre pais e filhos, tais como: (1) O dever dos pais instruirem a seus filhos no caminho do Senhor desde a sua meninice (Pv 22:6); (2) O dever dos pais persistirem ensinando a palavra do Senhor a seus filhos em todo tempo (Dt 6:1-9); (3) O dever dos filhos honrarem seus pais até mesmo na sua velhice (Pv 23:22) e (4) O dever dos filhos reterem os ensinamentos bíblicos dados por seus pais desde a sua meninice (2 Tm 1:5; 3:14-15).

Esboço

HONRARÁS PAI E MÃE

Tabitha Lopes Estados Unidos

Brasileira, Segunda Fiel do Tesouro, professora da EBD, diretora do Setor de Senhoras



Texto de Memorização
"Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor" (Colossenses 3.20).
Texto da Lição
Êxodo 20.12; Efésios 6.1-3;
Marcos 7.10-13 (ARC)

Ex 20.12 - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. Ef 6.1 - Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. 2 - Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; 3 - Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. Mc 7.10 - Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá. 11 - Vós, porém, dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor; 12 - Nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe, 13 - Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas.
    1. ORDENANÇAS BIBLICAS PARA OS FILHOS  
  1. Honra aos pais: Ex 20:12; Mt 7:9-11; Ef 6:2
  2. Obediência aos pais: Ef 6:1; Cl 3:20; Pv 10:1; 13:1
  3. Atenção ao conselho dos pais: Pv 1:8; 4:1; 6:20; 23:22
    2. CONSEQUÊNCIAS BIBLICAS DA DESONRA AOS PAIS
  1. Vergonha e tristeza: Dt 21:18-21; Pv 17:25
  2. Morte física e espiritual: 2Sm 2:12; 3:34; 4:11
  3. Humilhação e derrota: Lc 15:12,14,15,16; 2Sm 15:7; 18:6-8
    3. POSIÇÃO DOS PAIS QUANTO A DESONRA DOS FILHOS
  1. Calam-se perante a desonra: 2Sm 15:13,14; Pv 17:21; 1Sm 3:13
  2. Repreendem perante a desonra: Gn 9:21-27; Pv 23:13; 29:15
  3. Faltam autoridade perante a desonra: 2Sm 13:23-36; 1Sm 3:30,31