Editorial

A MORDOMIA E SEU CUSTO

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, Pastor Fundador do SWM, da IPB e do STB, Presidente Região Sudeste – CONFRADEB, na Flórida, EUA

Mordomia é sinônimo de administração, serviço. É o ofício de um mordomo. Mordomo é um administrador; despenseiro; pessoa encarregada da administração de uma casa; é um empregado doméstico. É uma pessoa de confiança, que trata dos negócios de uma irmandade ou que administra os interesses internos de um palácio ou pertences de seu senhor. Mordomia Cristã, portanto, é serviço cristão, onde Deus é o Senhor e os crentes são seus mordomos. Esta provém do grego oikonomia e significa utilização responsável, e amorosa dos recursos que o Senhor colocou à disposição da sua Igreja para louvor e glória de seu Nome e expansão do seu Reino. Algumas caracteríticas fundamentais do mordomo são: Fidelidade: exemplo de José, que foi mordomo fiel de Potifar, no Egito (Gn 39.4-8). Todo mordomo deve ser fiel à seu senhor. Obediência: O mordomo deve sempre fazer o que seu Senhor lhe manda como foi Elieser, servo de Abraão, que buscou uma esposa para Isaac como lhe fora mandado; este tinha o governo de todos os bens de seu senhor (Gn 15.2; 24.1-6). Prudência e vigilância, como mostra a parábola do servo vigilante (Lc 12.42). Ter um só Senhor como ensinou Jesus: “Nenhum servo pode servir dois senhores...” ( Lc 16.13). Na Bíblia, encontra-se menções de mordomos, tais como: Aisar, mordomo do rei Salomão (1Rs 4.1,6); Obadias, mordomo do rei Acab, o qual temia muito ao Senhor, e guardou 100 profetas de Deus porque Jezabel queria matar-los (1Rs 18.3,4). Eliaquim, mordomo do rei Ezequias; o qual foi exaltado por Deus (Is 22.15,20); Eunuco de Candace, mordomo-mor, superintendente de todos os tesouros da rainha dos Etíopes, converteu-se ao evangelho à si pregado por Felipe (At 8.27). A mordomia cristã não é somente das coisas materiais e vocacionais, mas também abarca as espirituais. É importante realçar que todos os salvos são mordomos do Senhor, que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Como bons servos, há que cuidar: do corpo: templo do Espírito Santo; da alma: guardando o coração em santidade; do espírito: alimentandose com a Palavra de Deus (1Ts 5.23); da família: orientando-a na Sã Doutrina, bem como, usar os talentos dados por Deus para ser de benção em Sua obra (Mt 25.14-28); Ser bons administradores: do dízimo que pertence ao Senhor e do tempo como diz Efésios 5:14,15: “Portanto, vede, prudentemente, como andais ... remindo o tempo...”. Deus é Soberano: Senhor (Ex 3.6), Criador (Am 4.13) e Salvador (Hb 2.1-10). Ele pedirá contas do trabalho feito (Mt 18.23; Lc 19.15), julgará e provará as obras (1Co 15.33) e recompensará a cada um dos seus servos que forem fiéis até ao fim: “Eis que cedo venho,e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra“ (Ap 22.12).

Glossário

F I D E L I D A D E

Sokoloko Cabral Estados Unidos

Angolana, camerógrafa, Grupo Shebach, cooperadora e professora da EBD

Qualidade daquele que é fiel. Exatidão em cumprir suas obrigações e executar suas promessas. Ao longo dos séculos, o conceito do vocábulo fidelidade tem sido radicalmente redefenido em alguns círculos filosóficos e religiosos. Mas nenhuma destas definições supera a bíblica. Do latin fidelitate, o vocábulo significa observância da fé jurada ou devida a alguém. Tem conotação de confiança. Alguém que é fiel, é digno de confiança. A genuína e mais profunda fidelidade provém e está em Deus, como afirma Paulo em sua carta à Timóteo: "Se formos infiéis, Ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo" (2 Tm 2.13). A fidelidade divina é imutável, é parte intrínseca de Sua natureza. Pelas Escrituras, no princípio, Adão e Eva foram fiéis, até o dia que desobedeceram a Deus e pecaram. Desde então, o homem tem de exercitar ser fiel, porque a natureza do pecado é oposta a tudo que é bom, mas não é impossível ser fiel. A Bíblia está repleta de exemplos. Um destes, em destaque no Antigo testamento, é o do patriarca Jó, provou que não obstante más circunstâncias terem envolvido sua vida física, material e espiritual , ele pôde manter sua fidelidade a Deus. Houveram mais homens e mulheres que foram fiéis à Deus: No tempo do rei Joás, durante a reparação do templo, ele não pedia conta aos trabalhadores que recebiam o dinheiro porque eles procediam com fidelidade (2 Rs 12:15). Sadraque, Mesaque e Abdenego foram fiéis à Deus, rejeitando a idolatria imposta pelo rei Nabucodonozor (Dn 3:17,18). Daniel, foi lançado na cova dos leões por manter sua fidelidade à Deus (Dn 6:10). E assim muitos outros: Abraão, José, Moisés, Davi, Ester, Maria Madalena, Paulo, Timóteo, Tíquico, Onésimo. Eles provaram que é possível ser fiel. A fidelidade é uma virtude requerida de todo cristão. A fidelidade é provada. Quem não pode ser fiel no pouco, tampouco pode ser no muito. Os obreiros antes de servirem à Igreja, são provados (1 Co 4:2; Tt 2:10). Jesus contou uma parábola em Mateus 24:45 explicando que ao servo fiel haverá reconhecimento e recompensa Divina, e o infiel será punido. Jesus, em sua carta à igreja de Esmirna (sabendo o que ela iria passar), disse: "Não temas as coisas que hás de padecer...sê fiel até a morte e dar-te-hei a coroa da vida". Atualmente, é difícil encontrar fidelidade recíproca, entre empregados e patrões, entre cônjuges, entre pais e filhos, entre amigos, e até mesmo na igreja. A fidelidade engloba todas as áreas da vida: social, familiar e cristã. A História da Igreja é marcada pelos mártires cristãos, que enfrentaram leões, prisões, e outras atrocidades, pelo evangelho, deixando assim, um legado de fidelidade.

Esboço

A PROVIDÊNCIA DIVINA NA FIDELIDADE HUMANA

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, Professora do SWM e Secretária da BPC, na Flórida - Estados Unidos



Texto de Memorização
"Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que pode livrar; ele nos livrará do forno de fogo ardente e da tua mão, ó rei." (Daniel 3.17)
Texto da Lição
Daniel 3.1-7,14 (ARC)

Dn 3.1 - O rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro, cuja altura era de sessenta côvados, e a sua largura de seis côvados; levantou-a no campo de Dura, na província de Babilônia. 3.2 - Então o rei Nabucodonosor mandou reunir os príncipes, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os capitàes, e todos os oficiais das províncias, para que viessem à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado. 3.3 - Então se reuniram os príncipes, os prefeitos e governadores, os capitàes, os juízes, os tesoureiros, os conselheiros, e todos os oficiais das províncias, à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado; e estavam em pé diante da imagem que Nabucodonosor tinha levantado. 3.4 - E o arauto apregoava em alta voz: Ordena-se a vós, ó povos, nações e línguas: 3.5 - Quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, prostrar-vos-eis, e adorareis a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tem levantado. 3.6 - E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente. 3.7 - Portanto, no mesmo instante em que todos os povos ouviram o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério e de toda a espécie de música, prostraram-se todos os povos, nações e línguas, e adoraram a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tinha levantado. 3.14 - Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei?
    1. A ESTÁTUA DE OURO DE NABUCODONOSOR
  1. A presunção do rei: Dn 3.4,5,15; 4.28-30; 5.18-19
  2. A autolatria do rei: Dn 3.6,7,14; 2 Cr 32.13-15
  3. A insolência do rei: Dn 3.13,19,20; 2.12,13
    2. A FIDELIDADE DOS SANTOS EM MEIO À PROVA
  1. Conhecendo ao seu Deus: Dn 3.12,17
  2. Submissos à vontade de Deus: Dn 3.18
  3. Experimentando o livramento de Deus: Dn 3.23-25
    3. A PROVISÃO DO DEUS TODO PODEROSO
  1. Na proteção da fornalha: Dn 3.26-27
  2. No juízo sobre o rei: Dn 4.31-33; 5.20-21
  3. Na destruição de Babilônia: Jr 51.1-2,24; Dn 5.26-28,30-31