Editorial

AVIVA, Ó SENHOR, A TUA OBRA.

Josemar Salum Estados Unidos

Brasileiro, pastor, articulista e apologista.

Nunca se falou tanto no meio evangélico e pentecostal em avivamento: Igreja do Avivamento, Nação do Avivamento, Avivamento Argentino, Avivamento em Pensacola, Avivamento em Toronto, Avivamento em Colômbia, Avivamento no Brasil, Avivamento na Nigéria e nesta linha poderia citar dezenas de cidades, igrejas e nações na divulgação de avivamentos geograficamente específicos ao redor do mundo quanto nas últimas três décadas, sem entrar no mérito e nos fatos que atestem se realmente foram ou não avivadas por Deus, e se realmente foram transformados profundamente com o Poder destes Avivamentos. O fato incontestável que mostra esta realidade para milhares é o crescimento dos evangélicos no Brasil. Segundo estatísticas, as mais otimistas, somos hoje 45 milhões de evangélicos no Brasil, estamos ao ponto de eleger o primeiro Presidente Evangélico do Brasil e aqui se reúnem nas praças multidões de dois milhões de crentes muitas vezes ao ano. Não estou julgando aqui, senão apenas citando dados depois de conviver com muitos deles por muitos anos. Segundo muitos pregadores brasileiros, os Estados Unidos são uma nação de guerras, que apostatou da fé cristã de seus antepassados, que está perdida no caos do humanismo, pós-modernismo e pós-cristianismo. O Brasil é a bola da vez, dizem eles! O Brasil é a esperança de toda a Terra. Pois bem, estou aqui para falar somente do Brasil: Fiquei imaginando um homem de Deus por nome Habacuque vivendo em nossos dias. A palavra chave seria: O JUSTO VIVE PELA SUA FÉ: Não é obra de Deus anunciar promessas e bênçãos em troca de dízimos, tri-dízimos e ofertas. Não é obra de Deus esquecer-se dos pobres e das viúvas. Jesus está edificando a sua Igreja santa, pura, imaculada e sem manchas! Parafraseando, nas igrejas instituídas Batistas existem pecadores e santos; nas Igrejas Metodistas, do Poder Eterno, na Comunidade Evangélica existem pecadores e santos; nas Assembleias de Deus existem pecadores e santos! Na igreja universal de Jesus Cristo, entretanto, só existe santos, pois foram lavados pelo sangue do Cordeiro; só Há justos, porque foram justificados pelo sangue de Jesus. PRECISAMOS DE AVIVAMENTO QUE NASÇA DO ARREPENDIMENTO E DAS CONVERSÕES GENUÍNAS. (2 Cr 7.14) “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”

Glossário

A P Ó S T O L O

Sokoloko Cabral Estados Unidos

Angolana, camerógrafa, Grupo Shebach, cooperadora e professora da EBD.

O nome apóstolo, no passado foi usado para referir-se ao barco ou um grupo de barcos. Mais tarde este designou uma conta, fatura ou passaporte. O vocábulo é derivado do grego apostolos que significa embaixador, mensageiro, aquele que é delegado ou enviado a representar a pessoa que o enviou com autoridade. Biblicamente, apóstolo é um dos cinco ministérios dados por Jesus à Igreja, para edificação do corpo de Cristo (Ef 4.11). No Novo Testamento, a designação apóstolo têm três amplos usos. O primeiro refere-se aos doze discípulos que Jesus escolheu para treina-los para a missão de proclamar a sua mensagem a todo mundo. Estes foram: Simão Pedro, André, Tiago de Betsaida, João, Tiago da Galileia, Judas Tadeu, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Simão o zelote e Judas Iscariotes. Após a ressurreição de Jesus, estes homens que estiveram desde o inicio do seu ministério e foram testemunhas oculares da sua ressurreição, recebeu D’Ele a comissão. Paulo foi um apóstolo neste sentido, porque ele viu a Jesus ressurreto (1 Co 9.1,2). O segundo sentido de apóstolo é dado a todos aqueles que foram enviados por Jesus Cristo para serem ajudantes e companheiros dos Doze na obra missionária, como foi Paulo e Barnabé (At 14.14) e Andrônio e Júnia (Rm 16.7). A terceira designação de apóstolo é referida a pessoa autorizada por uma igreja local a implantar outras igrejas locais. Ele vai a uma região, prega o evangelho e estabelece uma igreja ali para congregar os novos crentes, como fazia Paulo em suas viagens missionárias. Atualmente, apóstolo é conhecido como missionário: alguém comissionado pelo Senhor com poder e autoridade para realizar a obra de pregar, implantar e doutrinar igrejas (Fp 2.25). As sagradas escrituras mostram que os apóstolos eram líderes seguros na doutrina bíblica... "e perseveravam na doutrina dos apóstolos...”. ”... e alguém pregar outro evangelho... seja anátema”. Tinham autoridade divina para fazer milagres e liderar. Estes exerciam poder administrativo sobre as igrejas, cujo trabalho principal era implantar igrejas em campos novos. Suas qualificações estão descritas em Atos 1.21,22. Eram homens de Deus que viviam uma vida de santidade. Sofreram por causa do evangelho, mas deixaram seu testemunho de fé, renúncia e dedicação a tão nobre obra à eles dada por nosso Senhor e salvador Jesus Cristo (At 12.2).

Esboço

O MINISTÉRIO DE APÓSTOLO

Manuela Costa Barros Estados Unidos

Brasileira, Primeira Tesoureira, professora da EBD, Youth Alive Band, Deã Acadêmica do STB.



Texto de Memorização
"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores." (Efésios 4.11).
Texto da Lição
Efésios 4.7-16 (ARC)

7 - Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. 8 - Por isso diz:Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,e deu dons aos homens. 9 - Ora, isto ele subiu que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? 10 - Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. 11 - E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 12 - Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 13 - Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, 14 - Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. 15 - Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 16 - Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
    1. O EXEMPLO DE JESUS
  1. Enviado com uma missão - a pregação do Reino: Hb 3.1; Lc 4.18-21
  2. Enviado com uma mensagem - salvação, a entrada no Reino: Jo 6.51,54; 10.9; 11.25
  3. Enviado com um propósito - a cruz, a porta do Reino: Jo 3.17; Lc 13.23,24; 1 Co 1.18
    2. O COLÉGIO APOSTOLAR - OS DOZE  
  1. Testemunhas comissionadas por Jesus: Mt 4.18-20; 10.5-8; Jo 20.21,22
  2. Testemunhas do ministério de Jesus: Lc 8.24,51-55; Mt 14.15-20,28,29; Mc 11.13,14,20
  3. Testemunhas da ressurreição de Jesus: At 1.21,22,25; Mt 28.7,16,17; Jo 20.19,20
    3. O MINISTÉRIO DO APÓSTOLO
  1. Vocacionado por Cristo: Ef 4.11; Rm 1.1,5; Gl 2.8; 2 Tm 1.11
  2. Enviado pela Igreja: At 13.2,3; Rm 10.14,15; 1 Tm 4.14
  3. Expansionista do Reino de Deus no mundo: At 17.4,16,23; 20.24; Rm 1.13-16