Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 05 de Fevereiro de 2012 Ano XX  Lição Nº 06


 

PROSPERIDADE, QUE NADA!

Myron Pires Brasil

Brasileiro, pastor, professor, articulista


Há uns 12 anos atrás tive que dar uma parada, olhar em minha volta e pensar um pouco sobre a questão das minhas chances de prosperidade pessoal. A razão era que, aparentemente, todos os meus amigos tinham muito mais sucesso que eu. Fora a tendência natural de achar a grama do vizinho mais verde, o fato de conviver com pessoas que possuem mais carro, mais saldo bancário, mais salário, mais cultura, mais respeito profissional do que eu! Assim, eram em tudo, inclusive na fé, mais prósperos que eu e ocupavam um patamar que eu jamais poderia alcançar, sob todos os pontos de vista. Agora sim, havia arrumado um problemão de auto-estima. A vantagem de se ter um problemão é que você tem que dar um jeito de acabar logo com ele, antes que ele acabe com você. Essa era uma daquelas ocasiões em que não sobram saídas românticas ou pietistas. Não há como se convencer de que tudo vai a mil maravilhas quando se está diante da percepção atroz de suas próprias limitações pessoais, que foram colocadas ali para isso mesmo, nos mostrar que elas de fato existem, são reais e não resultado de uma visão pessimista e distorcida. Podemos, é claro, colocar uma lente de baixa estima e aumentar desproporcionalmente nossa própria sensação de fracasso. Podemos também, no outro extremo, fazer de conta que nada está acontecendo porque, afinal, somos filhos de Deus. O encarregado de administrar o acaso nesta ordem das coisas é o próprio Criador dela, portanto deixemos que Ele mesmo nos explique seus critérios quando quiser fazê-lo. Voltando ao problemão, acabei achando uma resposta que me satisfez, e aqui vai: Jesus nunca exigiu prosperidade ou sucesso de ninguém. Ele exige sim, fidelidade a Ele mesmo, entrega total e fé, sem a qual é impossível agradá-Lo. Quanto aos critérios que usamos para aferir a prosperidade, não existe nenhuma base bíblica para qualquer um deles. O próprio Jesus e seus discípulos eram pobres e muitos deles eram ignorantes, pessoas consideradas de pouco valor na sociedade em que viviam. O único critério de sucesso admissível é o cumprir a vontade de Deus. Próspero é quem faz de sua vida a realização exata do plano pessoal que lhe foi proposto por Deus mesmo. Não existe e nem pode existir medida real de sucesso para o cristão fora do puro e simples cumprimento da vontade de Deus, e isso não é pouca coisa. Toda a idéia de uma prosperidade baseada em aquisição de bens e aparência de sucesso diante da sociedade deve ser totalmente refutada. É converter-se a uma ideologia diametralmente oposta a que Jesus anunciou, pois descobri que só eu mesmo posso realizar o plano que Deus tem especialmente preparado para mim. Cumprir tal plano é todo o sucesso que preciso ter nesta vida.

 

B E M  -  A V E N T U R A N Ç A S

Ana Cecília Argueta Estados Unidos

Salvadorenha, Segunda Fiel do Tesouro, cooperadora, professora da EBD


A palavra bem-aventurança se refere ao estado de bênção daqueles que em resultado de seu relacionamento com Cristo e sua palavra, recebem de Deus o amor, o cuidado, a salvação e sua presença diária. Existem certas condições necessárias para receber as bênçãos do Reino de Deus. Para receber as bem-aventuranças devemos viver segundo os estatutos revelados por Deus nas Escrituras, e nunca pelos do mundo. A primeira destas condições é ser pobre de espírito, o que significa que devemos reconhecer que não temos auto-suficiência espiritual. Mas que dependemos da vida do Espírito, do poder e graça divina para herdar o Reino de Deus (Mt 5.3). "Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados" (Mt 5.4). Os que choram têm promessa de ser consolados pelo nosso Pai Celestial. Após sofrerem tanto, obterão sua recompensa nos céus. "Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra" (Mt 5.5). "Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque eles serão fartos" (Mt 5.6). A condição fundamental para uma vida santa em todos os aspectos é ter fome e sede de justiça. Tal fome é vista em Davi (Sl 42.1-2; 63.1-2). O estado espiritual do crente depende de sua fome e sede da presença de Deus. A fome que o crente tem pelas coisas de Deus, pode ser destruída pelas preocupações deste mundo, pelas riquezas, e pela ambição das coisas materiais. “Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições doutras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera” (Mc 4.19). "Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus" (Mt 5.10).Todos os que buscam viver de acordo com a palavra de Deus, por amor a justiça sofrerão perseguição. Aqueles que conservam os padrões divinos da verdade, da justiça e da pureza, e ao mesmo tempo, se separam da sociedade pecaminosa, sofrerão rejeição e crítica. Ao experimentar tal sofrimento, o crente deve regozijar-se; porque Deus outorgará maior bênção para aqueles que sofrem. “Porque como as aflições de Cristo abundam em nós, assim também a nossa consolação abunda por meio de Cristo” (2 Co 1.5).

 

A PROSPERIDADE DOS BEM-AVENTURADOS

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, Professora do SWM e Secretária da BPC - EUA

 

Texto de Memorização
"O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pór em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor."  (Lucas 4.18-19).


  1. O ALCANCE DA PROSPERIDADE HUMANA
  Pelo esforço humano: At 19.25; Lc 12.16-18; Sl 128.2; Pv 13.11
  Pela corrupção dos impios: Sl 73.3-8,12; Lc 19.2,8Jr 17.11
  Pela benção do Senhor: Jó 42.10; 1 Rs 3.11-13; Sl 37.21-26; Ec 5.19
  2. OS ENGANOS DA FALSA PROSPERIDADE
  Aprisiona o homem - cobiça: 1 Tm 6.10,17; Jr 17.11; Lc 12.18-20
  Aliena o homem - materialismo: Mc 10.21,22; Tg 5.1-4; Ec 10.19
  Arruina o homem - avareza: Pv 11.28; Ec 5.10,13,14; At 5.1-3; 1 Tm 6.9,10
  3. O SIGNIFICADO DA VERDADEIRA PROSPERIDADE
  Estar na vontade de Deus: Gn 39.2,3; Rm 12.2; Hb 13.20,21; 1 Jo 2.16,17
  Ser submisso a Deus: Pv 11.28; Fl 4.12,19; Gn 22.12,15-18
  Ter uma vida de obediêcia a Deus: Dt 29.9; Sl 1.2,3; Js 1.8



Mateus 5.1-12 (ARC)


1 - E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
2 - E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
3 - Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
4 - Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
5 - Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
6 - Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
7 - Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
8 - Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
9 - Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
10 - Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
11 - Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
12 - Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós



 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente. Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração. Vania DaSilva

Índice 2011

Imagem do Divino

Revisão. Manuela Barros

Índice 2012

 

home print top


©1996-2012 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved