Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 01 de Janeiro de 2012 Ano XX  Lição Nº 01


 

O ANO DA RECONSTRUÇÃO

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, Pastor Fundador do SWM, da IPB e do STB, na Flórida – EUA


Setenta anos eram passados do cativeirona Babilônia, e uma nova geração estava esperançosa de ver, sentir e apalpar as formosas e gigantes portas da cidade do Rei – Jerusalém. Esdras e Neemias tomaram a audaz e indispensável liderança administrativa e espiritual da árdua tarefa da reconstrução. Era uma só ordem dos dois homens de Deus, Esdras e Neemias: todos os israelitas, homens e mulheres, deveriam colocar suas mãos no trabalho! Todos os grandes deafios deixam para trás as marcas da discórdia, do menos prioritário e, muitas vezes, até de nós mesmos! Olhando nesse espelho, agradeço a Deus pela fraternidade mantida por todos que se inclinaram em apoiar a visão missionária mantida pela família Betânia. Somos agradecidos a Deus por ter suprido as nossas necessidades, apesar dos grandes desafios econômicos, sociais e espirituais enfrentados! Abraçando o desafio em 2011, a Igreja Pentecostal Betânia novamente ficou compungida pelos obreiros nativos que labutam na África do Sul, em Angola, no Nordeste Brasileiro, na Belarússia, na Bulgária, na ilha distante de Cabo Verde, no desafiante Norte da África, no progressista Estados Unidos, em El Salvador, em Gana, em Guiné Bissau, no sofrido Haiti, na Hungria e em Ucrânia. O Bethany Network Ministries conseguiu alcançar as áreas mais remotas dos seguimentos sociais deste mundo através da sua plataforma na Internet, www.sepoangol.org, nomeadamente as páginas do Semeador On-Line, do Púlpito dos Estudos Bíblicos e do Momentos Betânia! O Seminário Teológico Betânia foi uma dádiva celestial. O curso Básico, Médio Teológico e Missões Transculturais, vêm somar aos 30 anos de experiência na área do ensino teológico intensivo do Sepoangol World Ministries entre os da comunidade mundial de Língua Portuguesa, Espanhola e Francesa. O Sepoangol foi fundado em 1982, pelo missionário, Rev. Eronides DaSilva, quando de sua viajem a Moçambique, a fim de realizar um seminário bíblico intensivo para treinamento de obreiros nativos pentecostais. O Sepoangol World Ministries, como uma escola para treinamento e reciclagem de obreiros em países e comunidades já realizou 20 escolas bíblicas intensivas nos quatro continentes, resultando na formação de mais de 3.5000 obreiros! Com uma visão cosmológica voltada para os vários seguimentos da sociedade, não poderíamos, nesta idade pós-moderna, deixar de estar ancorados no fundamentalismo bíblico. Como Pastor da Igreja Pentecostal Betânia – Assembléia de Deus, Diretor Executivo do Seminário Teológico Betânia e do Sepoangol World Ministries, sinto-me honrado em externar os melhores votos de felicidades e grandes vitórias neste ano que inaugura uma nova etapa para cada um de nós. Apesar da crise econômica, política, social e espiritual que medra os Estados Unidos, a Ásia, a Europa e o Oriente Médio, devemos levantar os nossos olhos e vê que a nossa redenção está próxima, e contemplar, pela fé, que já “passou o inverno; a chuva cessou e se foi; aparece às flores na terra, o tempo de cantar chega”. Por tudo isso que Ele nos concedeu nestes últimos vinte e um anos de existência e, baseado em Neemias, que ardentemente nos instrui a reconhecer a necessidade e prioridade da Causa, o ano 2012 está sendo eleito pela Igreja Pentecostal Betânia, Assembléia de Deus, como O Ano da Reconstrução!.

 

A PROSPERIDADE INTERESSEIRA

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, Pastor Fundador do SWM, da IPB e do STB, na Flórida – EUA


Afirmam os pregadores da confissão positiva que a prosperidade financeira é uma prova de fidelidade do crente à Deus. Dizem, por exemplo, que o ministério de Jesus era muito rico, por isso é que tinha um tesoureiro. Dizem, ainda, que a pobreza é o ápice da maldição do homem. É claro que devemos evitar quaisquer extremos: a Doutrina da Prosperidade e a Doutrina da Miserabilidade. A prosperidade bíblica é verdadeira, e para Deus, ser próspero significa ter todas as necessidades supridas (Salmos 1:3), e não ser, especificamente, abastado. Jesus não era rico materialmente; vejamos o que ele disse de si mesmo quando um escriba intentou lhe seguir: "...as raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça" -- e esta não é uma metáfora, mas sim, uma linguagem cultural bíblica — aqui raposa é raposa, e ave é ave (Mateus 8:20). Quando Jesus quis se referir ao Governo Romano ele utilizou uma linguagem política, quando disse: "Dai pois a César o que é de César..." (Mateus 22:21)! Doutra feita, Pedro chegou perto de Jesus e disse que lhe estavam cobrando os impostos. Jesus, então, mandou Pedro pescar um peixe e tirar uma moeda de sua boca para pagar o tributo (Mateus 17:24-27). Vejam que Jesus não tinha em seu poder sequer uma moeda. Não podemos, porém, no sentido de contra-atacar a doutrina da prosperidade, pregar a comiseração — artéria veicular e histórica da indulgência católica romana, induzindo que o Senhor se apraz em que sejamos pobres, necessitados e dependentes. Afirmando, ainda, que ele veio unicamente para os pobres: “os cegos vêm, os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o Evangelho” (Mateus 11:5). Paulo disse: "sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza enriquecêsseis" (2 Coríntios 8:9)."O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus" (Filipenses 4:19). Pedro e João disseram: "E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou.” (Atos 3:6) Davi disse: "Fui moço, e agora sou velho mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão"(Salmos 37:25). Jesus disse: "Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:31-33). Onde houver necessidade Deus pode mudar dias, transplantar órgãos e fazer da água vinho! Ele é soberano. Porém, lembremo-nos, sempre onde houver necessidade, porque Deus não espolia os seus bens. Somente o ladrão é que veio para roubar, matar e destruir, oferecer e pôr no lixo aquilo que a ele não pertence, aquilo que foi usurpado: "e disse-lhe: tudo isto eu te darei, se prostrado me adorares" (Mt 4:9). Note bem este fato meu caro irmão: se algum abastado recebeu um dente de ouro, o qual livremente poderia obtê-lo num dentista, sem dúvida alguma, não foi Deus, foi o Usurpador! Esse dente logo vai apagar seu brilho; aquela prosperidade logo vai sair pela próxima abertura do saco furado do explorador de bens dos incautos; aquela sensação de levitação pela queda do poder logo vai transformar-se numa contínua dependência psíquica-espiritual e, se não liberto dela, imediatamente numa opressão diabólica; aquela paralisia vai voltar acompanhada de um agudo glaucoma! A velha serpente não tem nem para si, muito menos para os servos de Deus! Em nome de Jesus, acordemos enquanto é dia; vejamos as coisas com uma óptica genuinamente do Espírito! Como já disse, os dois extremos devem ser rejeitados. A verdadeira doutrina da prosperidade é a bíblica que, em síntese, diz que temos todas as nossas necessidades supridas: “o meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” (Colossenses 4:19)!

 

O SURGIMENTO DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, Professora do SWM e Secretária da BPC - EUA

 

Texto de Memorização

"Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?"  (Rm 9.20).



  1. OS FUNDADORES DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE
  Fase embrionária – Essek W. Kenyon (1867–1948)
  Fase de crescimento – Kenneth E. Hagin ( 1917-2003)
  Fase pragmática – Kenneth Kopeland (1936-presente)
  2. AS MOTIVAÇÕES DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE
  Ambição pelas riquezas – Mt 12.13-15
  Ganância pelo poder – At 8.17-23
  Cobiça pela glória – At 12.21-23; 1 Pe 1.24; Jo 12.43
  3. A MERCANTILIZAÇÃO TEOLOGIA DA PROSPERIDADE
  Na vida da Igreja – At 2.41-47; 4.32; 5.1-4
  Na vida do ministério – Gl 2.11-13; Tt 1.5-9
  Na vida dos crentes – At 8.18-22; Sl 1.3; Jó 1.20-21



Lucas 12.13-21 (ARC)


13 - E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança. 14 - Mas ele lhe disse: Homem, quem me pós a mim por juiz ou repartidor entre vós? 15 - E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundáncia do que possui. 16 - E propós-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundáncia; 17 - E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. 18 - E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; 19 - E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. 20 - Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? 21 - Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.




 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente. Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração. Vania DaSilva

Índice 2011

Imagem do Divino

Revisão. Manuela Barros

Índice 2012

 

home print top


©1996-2012 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved