Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 14 de Agosto de 2011 Ano XIX  Lição Nº 33


 

AUTORIDADE NO SERVIR

Jandiro Silva Brasil

Brasileiro, presbítero, articulista


“Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz”. (Lucas 7.8) Diferentemente do que acontece na maioria dos países, pois as autoridades sempre se fazem sentir através de medidas, que sempre vem por meio de impostos ou outros sistemas que sucessivamente chegam com o intuito de penalizar as pessoas, nunca para melhorar suas vidas. Quando o servo do centurião estava enfermo, aquele oficial do império Romano foi enfático em entender que mesmo sendo um comandante que tinha várias pessoas sob sua ordenança existia alguma autoridade divina capaz de curar o seu servo que estava horrivelmente em casa, na cama, sofrendo de uma paralisia terrível. Aquele homem precisava do Senhor, e reconheceu que Jesus, também, como ele, era uma autoridade. A diferença que o centurião tinha domínio como comandante de um exercito e Jesus o poder Divino. O Dr.Russell Shedd classifica; “para o centurião, era tão natural Jesus ter plenos poderes sobre as influências invisíveis do universo, como era para um oficial romano ter confiança no comprimento de suas ordens”. Duas autoridades com poderes distintos encontravam-se no mesmo lugar, mas cada qual operando dentro de suas características, nem Jesus sairia para a guerra armada, nem o oficial poderia operar milagres. Quando aquele homem ouviu falar do poder de Jesus, envia um dos seus servos e fala para o Senhor vir curar seu servo. Aquele centurião era um benfeitor da sociedade ele próprio tinha edificado a sinagoga e todo povo era grato pelas benfeitorias executadas por aquele oficial, chegaram a falar para Jesus; “Ele é digno de ser atendido em tal pedido”. Quando Jesus foi chegando perto de sua residência eis que vem novamente a notícia através dos amigos do centurião; Senhor não se incomode comigo, pois não sou digno que entres em minha casa, diga somente uma palavra e meu servo será curado. A fé daquele homem superou todas as expectativas presentes. As palavras de Jesus foram de ordem, “seja feito conforme tua fé. E, naquele momento o servo do centurião foi curado”. Se estivermos decepcionados com o poder da nossa autoridade, é bom lembrar que há um, cuja autoridade jamais nos decepcionará; se estivermos frustrados pelo peso de serviço, lembre-se que há um que o seu se poder se aperfeçoa no servir: "Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também." (Jo 13.14-15).

 

M O R D O M I A

Sokoloko Bangu Cabral Estados Unidos

Angolana, Departamento de Mídia, cooperadora, professora da EBD


Mordomia é sinônimo de administração, serviço. É o ofício de um mordomo. Mordomo é um administrador; despenseiro; pessoa encarregada da administração de uma casa; é um empregado doméstico. É uma pessoa de confiança, que trata dos negócios de uma irmandade ou que administra os interesses internos de um palácio ou pertences de seu senhor. Mordomia Cristã, portanto, é serviço cristão, onde Deus é o Senhor e os crentes são seus mordomos. Esta provém do grego “oikonomia” e significa utilização responsável, e amorosa dos recursos que o Senhor colocou à disposição da sua Igreja para louvor e glória de seu Nome e expansão do seu Reino. Algumas caracteríticas fundamentais do mordomo são: Fidelidade: exemplo de José, que foi mordomo fiel de Potifar, no Egito (Gn 39.4-8). Todo mordomo deve ser fiel à seu senhor. Obediência: O mordomo deve sempre fazer o que seu Senhor lhe manda como foi Elieser, servo de Abraão, que buscou uma esposa para Isaac como lhe fora mandado; este tinha o governo de todos os bens de seu senhor (Gn 15.2; 24.1-6). Prudência e vigilância, como mostra a parábola do servo vigilante (Lc 12.42). Ter um só Senhor como ensinou Jesus: “Nenhum servo pode servir dois senhores...” ( Lc 16.13). Na Bíblia, encontra-se menções de mordomos, tais como: Aisar, mordomo do rei Salomão (1Rs 4.1,6); Obadias, mordomo do rei Acab, o qual temia muito ao Senhor, e guardou 100 profetas de Deus porque Jezabel queria matá-los (1Rs 18.3,4). Eliaquim, mordomo do rei Ezequias; o qual foi exaltado por Deus (Is 22.15,20); Eunuco de Candace, mordomo-mor, superintendente de todos os tesouros da rainha dos Etíopes, converteu-se ao evangelho à si pregado por Felipe (At 8.27). A mordomia cristã não é somente das coisas materiais e vocacionais, mas também abarca as espirituais. É importante realçar que todos os salvos são mordomos do Senhor, que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Como bons servos, há que cuidar: do corpo: templo do Espírito Santo; da alma: guardando o coração em santidade; do espírito: alimentando-se com a Palavra de Deus (1Ts 5.23); da família: orintando-a na Sã Doutrina, bem como, usar os talentos dados por Deus para ser de benção em Sua obra (Mt 25.14-28); Ser bons administradores: do dízimo que pertence ao Senhor e do tempo como diz Efésios 5:14,15: “Portanto, vede, prudentemente, como andais ... remindo o tempo...”. Deus é Soberano: Senhor (Ex 3.6), Criador (Am 4.13) e Salvador (Hb 2.1-10). Ele pedirá contas do trabalho feito (Mt 18.23; Lc 19.15), julgará e provará as obras (1Co 15.33) e recompensará a cada um dos seus servos que forem fiéis até ao fim: “Eis que cedo venho,e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra “ (Ap 22.12).

 

A BELEZA DO SERVIÇO CRISTÃO

Sokoloko Bangu Cabral Estados Unidos

Angolana, Departamento de Mídia, cooperadora, professora da EBD

 

Texto de Memorização

“Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros." (João 13.14).



  1. NA POSTURA DO SERVIDOR
  Ele é reverente em sua atitude: 1 Sm 3.9,10; Is 6.8, At 13.1-3
  Ele é vigilante no seu dia-dia: 1 Pe 5.8; Lc 12.35-38; 1 Ts 5.6
  Ele é responsável nos seus deveres: Gn 24.1-10; Lc 19.12-19; At 26.19
  2. NA CONSCIÊNCIA DO SERVIÇO
  É um privilégio servir a Deus - com sinceridade: Jó 1.8; At 24.14, Cl 3.22-24
  É uma dádiva servir aos irmãos - voluntariamente: Mt 25.35-40; Gl 5.13
  É recompensador servir a Igreja - com dedicação: Mt 25.14-21, 1 Co 15.58
  3. NO EXEMPLO CRISTÃO À SEGUIR
  Cristo serviu com amor: Jo 13.1,5; Gl 2.20, Ef 5.2,25; Ap 1.5
  Cristo serviu com humildade: Mt 20.27,28; Jo 13.1,4,5,12-15; Fp 2.5-8
  Cristo serviu em obediência: Rm 5.19; Fp 2.8; Hb 5.5-8



João 13.12-17
Atos 2.42-47  (ARC)


Jo 13.12 - Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?
13 - Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.
14 - Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.
15 - Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
16 - Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.
17 - Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.
At 2.42 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas oraçöes.
43 - E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
44 - E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
45 - E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
46 - E, perseverando unánimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
47 - Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.



 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente. Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração. Vania DaSilva

Índice 2010

Imagem do Divino

Revisão. Manuela Barros

Índice 2011

 

home print top


©1996-2011 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved