Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 08 de Maio de 2011 Ano XIX  Lição Nº 19


 

CAMINHOS OBSCUROS

Rev. Joseph Chambers   Estados Unidos

Americano, pastor, escritor e articulista



O espírito de Jezabel inclui homens e mulheres. Quando um homem negocia a sua própria masculinidade por um estilo de vida fácil, ele está agindo conforme um espírito efeminado, o que, infelizmente, tem sido uma das características de boa parte da cultura masculina atual, especialmente no mundo carismático. Uma igreja que oferece entretenimento para agradar aos seus frequentadores é uma igreja do mundo e não do Senhor. A blasfêmia contra o Deus Santo, conforme Ele é mostrado na Bíblia, está em apresentar o erro como se ele fosse a verdade. No entanto, a exposição da verdade é a força mais poderosa contra a malignidade do mundo. Satanás não está preocupado com o lugar para onde as pessoas seguem, contanto que elas trabalhem no sentido de desacreditar a Palavra de Deus, que é a arma mais temida pelo "príncipe deste mundo”. O mundo carismático emergentes se preocupa mais com a visão, o som e as sensações carnais do que com o poder do Espírito Santo, que ele invoca, blasfemamente, a todo momento. Vejamos as palavras do senhor Jesus Cristo, dirigidas à igreja de Tiatira, num contexto semelhante ao de hoje: “E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente: Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei. Mas o que tendes, retende-o até que eu venha”. (Ap 2:18-25). O pregador condescendente com a onda atual de alegria e prosperidade, a qual está varrendo as igrejas, comete um atentado contra o legítimo Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Estes costumam viajar pelo mundo afora, apresentando o seu evangelho otimista, enchendo as pessoas de alegria, com a pregação de que Cristo veio ao mundo com o precípuo objetivo de lhes dar saúde e prosperidade. Estes embusteiros não acreditam que um relacionamento com Cristo seja indispensável para alguém chegar ao céu. Seus sermões focalizam sempre a Teologia da Prosperidade, como se a riqueza fosse um tipo de recompensa aos que contribuem generosamente com a “obra do Senhor”. Para completar suas declarações polêmicas, eles dizem saber que as Escrituras condena o homossexualismo, porém eles jamais sairão por aí criticando os gays, mesmo porque na Bíblia existem outros tipos de pecados! Eles afirmam que preferem mostrar somente o amor e a bondade de Deus do que falar de pecado — duplamente condenados, por não apresentarem a real justiça e amor de Deus! Mesmo porque falar de pecado não resolve nada, acrescentam eles nos bastidores! Como se pode ver, os líderes da prosperidade estão mais interessados no vil metal e na fama do que na salvação dos pecadores, os quais, infelizmente, vão acabar caindo no lago de fogo, porque acreditam no falso evangelho e não em João 14:6 — “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

 

S A B E D O R I A 

João Luís de Sousa Cabral Estados Unidos

Angolano, diácono, Diretor da Divisão de Música, músico


“O temor do Senhor é o principio da sabedoria, e a ciência do Santo a prudência” (Pv 9.10). Sabedoria é uma qualidade extremamente de procedência divina. É um dos atributos morais de Deus com os quais Deus Elohim, se relaciona com a sua criação, quer seja visível ou invisível (Cl 1.16-17). “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos” (Rm 11.33). A sabedoria é também definida por conhecimento, ciência, prudência e discernimento. Existem três tipos de sabedoria ou de três procedências: a) A sabedoria espiritual ou divina; b) A sabedoria corrompida ou diabólica; c) A sabedoria natural ou humana. A sabedoria humana – Dorea – é um dom de Deus aos homens concernente as coisas terrenas. Esta, por desígnio divino, pode ser adquerida através de conhecimento, experiência, instrução e vivência com outros que a possuem (Lc 14.28-32). Os sábios, entendidos, ou eruditos são aqueles que têm e manifestam a sabedoria com seus ditos e ações. Suas palavras e condutas indicam e infundem sabedoria (Dn 12.3). Estes observam bastante, são prontos a ouvir e tardios para falar e para irar-se (Tg 1.19); com efeito, o tolo calado é reputado por sábio e entendido (Pv 17.28). O sábio com instrução se torna mais sábio, e o justo cresce em entendimento quando instruído (Pv 9.9). Deus deu ao rei Salomão sabedoria, muitíssimo entendimento e largueza de coração para reger sobre o povo de Israel (1 Rs 3.9-10; 4.29-34). A sabedoria corrompida ou maligna tem sua faceta diabólica, a qual em contradição ao próprio Deus criador, se manifesta em rebelião contra Deus e tudo o que é de Deus (Ez 28.12-17). Esta é a deturpação da sabedoria com o objetivo de roubar, matar e destruir; não só a obra e os desígnios de Deus, mas de transtornar a coroa da criação divina da posição física, social, ética, moral, e espiritual em que Deus a colocou. Esta sabedoria é desviada da verdade, depravada da moral divina, e déspota contra a Palavra de Deus em toda a obra perversa (Tg 3.14-16). A astúcia, o engano, a falsificação, a sagaz subtileza são características típicas da sabedoria corrompida. “Eia, usemos sabiamente para com ele, para que não se multiplique” (Ex 1.10); assim o inimigo de Israel o afligia, mas Deus os fez crescer de tal maneira que seus inimigos se enfadaram deles. Deus tornou louca a sabedoria deste mundo, natural, para que o homem seja salvo pela loucura da pregação do evangelho (1 Co 1.18-21). A sabedoria divina, por sua vez, é o centro e a origem da verdadeira sabedoria (Pv 8.1,22-30). O filho sábio ouve a correção (Pv 8.33); e, o que acha sabedoria, acha a vida e alcançará favor do Senhor (Pv 8:35). “Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia” (Tg 3.17). As obras de Deus revelam a sua imensa sabedoria, tanto da criação (Sl 104.24), como da sua providência e da redenção (Ef 1.8). A sabedoria divina não só é espiritual mas sobrenatural. Deus deu a Daniel sabedoria e ciência para conhecer o vindouro (Dn 1.17-20; 2.12). O justo precisa de sabedoria de Deus para a sua caminhada na fé, em sua vida diária, testificando da cruz de Cristo pela sabedoria divina (1 Co 1.17). A Palavra de sabedoria é um dos nove dons do Espirito Santo disponiveis a igreja do Senhor Jesus para o conhecimento e exposição sobrenatural da Palavra e obras de Deus (1 Co 12.8). “E se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando” (Tg 1.5-6a).

 

DONS QUE MANIFESTAM A SABEDORIA DE DEUS

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, Professora do SWM e Secretária Executiva da BPC

 

Texto de Memorização

“Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja." (1 Coríntios 14.12).



  1. DIVISÃO DOS DONS DE REVELAÇÃO
  Dom de Sabedoria: Mt 10.19; Tg 3.17; At 17.28
  Dom de Ciência: Ef 3.8; Lc 22.10; 1 Co 11.23
  Dom de Discernimento de Espírito: Jo 15.26; 1 Jo 5.6,7
  2. OS PROPÓSITOS DOS DONS DE REVELAÇÃO
  Resolver problemas insolúveis: I Rs 3.16,17
  Revelar o que está oculto: Jo 1.48; 2.25; 4.17,18
  Identificar a procedência dos espíritos: At 16.17,18; 1 Jo 4.1-3
  3. A APLICAÇÃO DOS DONS DE REVELAÇÃO
  Na administração da Igreja: At 6.3; 13.2
  No ensino e pregação: At 14.9,10
  Na revelação do erro e pecado: At 5.1-10; 13.9-11; Hb 4.13



Atos 16.16-24  (ARC)


16 E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
17 Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.
18 E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.
19 E, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam Paulo e Silas, e os levaram à praça, à presença dos magistrados.
20 E, apresentando-os aos magistrados, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbaram a nossa cidade,
21 E nos expöem costumes que não nos é lícito receber nem praticar, visto que somos romanos.
22 E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas.
23 E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança.
24 O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco.




 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente: Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração: Vania DaSilva

Índice 2010

Imagem do Divino

Revisão: Manuela Barros

Índice 2011

 

home print top


©1996-2011 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved