Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 03 de Abril de 2011 Ano XIX  Lição Nº 14


 

RUÍNAS INÚTEIS

Rev. Marcos Antônio Azevedo   Brasil

Brasileiro, Pastor, professor, articulista



Um velho ditado afirma que reformar é sempre pior do que fazer novo. Sem dúvida, toda reforma implica em cuidados redobrados. Lembre-se, por exemplo, o longo e dispendioso trabalho de restauração da figura de Davi, pintada na abóbada da Capela Sixistina, por Michelângelo, no final da Idade Média. Conta-nos a história bíblica que os que retornaram da Babilônia iniciaram logo o processo de culto a Deus, através dos sacrifícios, mas, quando começaram a encontrar obstáculos e resistência por parte do povo de Samaria, que habitava o antigo reino do norte, tiveram de parar a construção do templo. É assim que Deus faz. Ele chamou, preparou e enviou Neemias para reconstruir os muros de Jerusalém. Ele usou seu servo para reformar a cidade. Mas antes, foi preciso demolir algumas coisas da vida do povo, a fim de que, este, preparado, pudesse lançar-se na obra de restauração. O texto de Neemias capítulo dois, versos 11 a 20, fala das medidas preliminares que Neemias estava tomando, antes de lançar-se na reconstrução da cidade. Ele faz, na verdade, uma grande inspeção, a fim de verificar que tipo de força-tarefa poderia reunir. Neemias precisou demolir, primeiro, alguns muros da vida do povo, a fim de conquistá-lo para a reconstrução de Jerusalém. Por oportuno perguntamos: quais os muros que precisam ser demolidos de nossas vidas, a fim de que se construa os novos? Neemias teve de derrubar do coração do povo os muros da incapacidade de se confrontar com as próprias dores. O texto informa que, após chegar a Jerusalém, Neemias levou alguns representantes do povo, e os fez interagir com a sua própria dor, ou seja, os fez contemplar os muros derribados, as portas queimadas pelo fogo, enfim, defrontou-lhes todo aquele quadro dramático. Na verdade, o próprio Neemias estava sendo confrontado com aquela dor, com aquele sofrimento, visto ter feito sua a dor do seu povo. Muita coisa precisava ser demolida para, só então, ser reconstruída. Ou seja, o pouco que fora deixado das muralhas deveria ser demolido a fim de que fosse preparado o caminho para uma substituição decente. A tarefa era avassaladora em suas dimensões. Muitas vezes precisamos passar pelas portas do vale, do monturo, da fonte, e, em nossas próprias ruínas, como fizera Neemias, e verificar que, não poucas vezes, as vias estão bloqueadas, os acessos e os caminhos, repletos de lixo, de escombros. A grande lição para as nossas vidas é que nunca mudaremos se continuarmos vivendo limitados pelo nosso narcisismo, achando-nos os melhores, os perfeitos, os bons, os tais. Em nossa vida diária, os escombros existenciais precisam ser retirados para dar lugar a novas construções. Ou seja, para Deus construir o novo é preciso admitir que se retire o que é velho. No entanto, só você, com a ajuda de Deus, pode corajosamente avaliar quais são as ruínas de sua vida, o mais das vezes, ruínas inúteis. Deus nos ajude!

 

ESPÍRITO SANTO

Luis Alonso Granados Estados Unidos

Salvadorenho, diácono , diretor Departamento Juvenil, tradutor


Palavra proveniente do grego Paracleto que significa Consolador, ou seja aquele que vai de encontro às necessidades de outrem. Consolar é uma das principais tarefas da Terceira Pessoa da Trindade, como foi na vida dos apóstolos, na vida da igreja e no lidar com cada crente, consolando os corações abatidos. “Mas aquele consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (Jo 14:26). A palavra Espirito Santo aparece 303 vezes nas Sagradas Escrituras. Muitas pessoas confundem o Espírito Santo como uma força, o que não é verdade. A Biblia Sagrada nos prova que ele é uma pessoa porque ele têm: (1) Intelecto (At 5:3), (2) Volição (ICo 12:11), e Sensibilidade (Rm 8:26). Acima de tudo, o Espírito Santo é Deus, porque ele é eterno (Hb 9:14), onipresente (At 5:3,4), e onipotente (Gn 1:1,2). O Espírito Santo é representado na Bíblia através de alguns símbolos que revelam sua pessoa e obra: Água pura e gratuita (Is 55:1, Hb 10:22), Óleo que vivifica, consola e alegra (Is 61:3, Jo 14:16,17, Ef 5:18), Fogo que purifica e queima (IRs 18:38, Lc 24:32), Pomba que fala de simplicidade e pureza (Mt 5:8, Lc 3:22, Gl 5:22), e Vento (Gn 8:1, Jo 3:8, At 2:2). As Sagradas Escrituras mostram o ministério do Espírito Santo na criação (Gn 1:2), na vida do povo de Israel (Is 63:11), na vida de Jesus desde o seu nascimento até a sua ascensão (Lc 1:26-45, Jo 16:7), na vida da igreja (At 2:1-20), e na vida de todo o salvo (Atos 8:39, Tt 3:5). O apóstolo Paulo recomenda a igreja que estava na Galácia a viver uma vida de frutificação espiritual pondo em pratica o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fé, a mansidão, e a temperança no nosso caráter cristão. O crente pode pecar contra o Espírito Santo, se este resistir a sua voz (At 7:51), entristecê-lo ignorando o seu conselho (Ef 4:30) ou blasfemando contra Ele, o que é imperdoável (Mt 12:31). É importante entendermos que quando um homem aceita a Jesus, a sua vida é transformada, e o Espirito Santo passa a habitar em sua vida. Por isso, todo o crente deve viver em santidade para não entristece-lo. A Bíblia nos diz que ele é o Espirito de Santificação que nos dá poder sobre o pecado (Rm 1:4). Depois dessa pessoa ser batizada por Jesus no Espírito Santo, ele passa a ter o privilégio de poder receber os seus nove dons, se assim o desejar. Uma de suas obras é de interceder pelo crente nos momentos mais dificeis de sua vida (Rm 8:26). Em síntese, o Espírito Santo é aquele que cuida da igreja nãס só consolando, mas também sensibilizando o crente a viver uma vida de acordo com as Escrituras, para poder estar preparado para a Vinda de Jesus.

 

QUEM É O ESPÍRITO SANTO

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, Pastor Fundador do SWM, da IPB e do STB, na Flórida – EUA

 

Texto de Memorização

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;" (João 14.16).



  1. A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO
  Sua capacidade intelectual: At 13.2
  Sua capacidade emocional: Ef 4.30
  Sua capacidade volitiva: Ap 2.11
  2. A ASEIDADE DO ESPÍRITO SANTO
  Sua soberania: Dn 4.34; Hb 12.2; Sl 102.27
  Seus Atributos Naturais: Sl 139.7; 1 Co 2.10; Hb 1.3
  Seus Atributos Comunicáveis: 1 Jo 4.16; Sl 145.17; 1 Pe 1.16
  3. A DISPENSAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
  No Antigo Testamento: Gn 1.2; Sl 33.6; 1 Sm 16.13
  Em o Novo Testamento: Mt 3.13-17; At 10.38; Jo 16.7
  Na vida da igreja: Jl 2.28; At 2.1-5; Jo 16.13



João 14.16,17,26
6.13-15 (ARC)



14.16 - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
17 - O Espírito de verdade, que o mundo näo pode receber, porque näo o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
26 - Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
6.13 - Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque näo falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
14 - Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.
15 - Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.





 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente: Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração: Vania DaSilva

Índice 2010

Imagem do Divino

Revisão: Manuela Barros

Índice 2011

 

home print top


©1996-2011 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved