Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 26 de Setembro de 2010 Ano XVIII  Lição Nº 39


 

FESTA DA PÁSCOA - PRIMEIRA FESTA

Delmy Ochoa Pereira   Estados Unidos

Hondurenha, primeira fiel do tesouro, cooperadora, professora da EBD



"Hablad a toda la congregación de Israel, diciendo: En el día diez de este mes tómese cada uno un cordero según las familias de los padres, un cordero por familia. El animal será sin defecto, macho de un ano; y lo inmolara toda la congregación del pueblo de Israel entre las dos tardes. Y tomaran de la sangre, y la pondrán en los postes y en el dintel de las casas en que lo han de comer. Y aquella noche comerán la carne asada al fuego, y panes sin levadura; con hierbas amargas lo comerán. Y lo comeréis apresuradamente; es la Pascua de Jehová. Y la sangre os será por señal en las casas donde vosotros estéis, y veré la sangre y pasare de vosotros, y no habrá en vosotros plaga de mortandad cuando hiera la tierra de Egipto." — Después que el pueblo Israelita pasara 430 años de esclavitud en Egipto Dios decidió libéralos por la mano de su siervo Moisés. Y para mostrar su poder, el Señor envió plagas por toda la tierra de Egipto. En la última plaga, Dios hirió a todo primogénito en la tierra de Egipto, desde el animal del campo hasta al palacio de Faraón. Dios protegió su pueblo a través de una orden específica. Cada familia tenía que tomar un cordero macho sin defecto y sacrificarlo, y parte de su sangre tenían que esparcir en la puerta de cada casa, así cuando el ángel de la muerte pasase por aquella tierra, pasaría por encima de ellos sin los herir. El cordero fue el sustituto de los hijos de Israel cuando Jehová ejecutó su condenación sobre los primogénitos egipcios. A partir de aquel momento de la historia, el Señor instituyó la celebración de la Pascua, todos los años en el día catorce del primer mes, el mes de Nisã, en el crepúsculo de la tarde. Esta primera fiesta de la primavera, duraba un día, y se iniciaba con la muerte de un cordero ofrecido por el pecado. Después de asado, el cordero era comido acompañado de panes sin levadura y hierbas amargas. El cordero servia para recordación del sacrificio; el pan sin levadura de la pureza y las hierbas amargas de la esclavitud amarga en Egipto. En el Nuevo Testamento la ultima cena que Jesús participó con sus discípulos en Jerusalén poco antes de la cruz, fue la Pascua. Así como Dios tiró a los Israelitas de Egipto, no porque era un pueblo merecedor, sino porque Dios los amo; de la misma manera Dios nos amo al darnos la salvación por medio de Cristo Jesús, el Cordero de Dios, a través de su gracia. El cordero pascal era un sacrificio a servir como sustituto del primogénito. Esto prenuncia la muerte de Cristo en sustitución de la muerte de la humanidad. El cordero tenia que ser sin mancha al igual la impecabilidad de Jesucristo, el perfecto y unigénito hijo de Dios. La sangre esparcida en las puertas para salvar de la muerte a los primogénitos de cada familia Israelita, simboliza el derramamiento de la sangre de Jesús en la cruz del calvario, a fin de salvarnos de la muerte y de la ira de Dios contra el pecado.

 

MINISTÉRIO PROFÉTICO NO NOVO TESTAMENTO

Manuela Costa Barros Estados Unidos

Brasileira, Primeira Tesoureira, professora da EBD, Deã Acadêmica do STB


A função primordial do profeta, tanto no Antigo como no Novo Testamento, é a de transmitir a voz de Deus para o povo; tramsmitir uma mensagem divina para uma população, uma nação, uma família, ou mesmo para um indivíduo. Não é sumariamente um prognóstico do futuro, como muitas vezes é atribuída. Quando o profeta Natã foi enviado por Deus a Davi depois deste haver cometido um adultério e um homicídio, Natã revelou algo que já houvera passado, mas também foi porta-voz de ambos o juízo e a graça de Deus aplicados ao rei Davi (2 Sm 12.7-14). Enquanto os verdadeiros profetas, ou mensageiros de Deus levantados no antigo pacto eram seletos, a realidade do novo pacto é outra. Existem muitíssimos mensageiros de Deus dotados por Ele tanto do dom de profecia como de um ministério profético. O dom de profecia, o mais fácil de ser reconhecido e o mais comumente visto, é aquele dom dentre os nove listados em 1 Coríntios 12 que é concedido pelo Espírito Santo à qualquer que seja já revestido de poder, ou seja, batizado no Espírito Santo, conforme Ele queira e para o que for útil. Estes crentes que são usados no dom de profecia, possuem “uma porta aberta” para Deus usá-los quando lhe apraz. Portanto, estes crentes não podem profetizar, ou trazer uma mensagem de Deus quando a Deus não apraz transmitir sua mensagem à alguém. Já quando se fala de ministério, ou função ministerial no contexto do Novo Testamento, faz-se mandatório passar por Efésios 4:11 onde estão listadas as cinco vocações ministeriais dadas por Jesus à Igreja, as quais são: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores. Jesus entrega a homens cheios do Espírito Santo uma ou mais destas vocações ministeriais. O pastor da igreja local observa os frutos desta vocação naquele obreiro e começa a permitir que o fruto desta vocação se aflore e faça-se perceptível à congregação. O próximo passo, segundo a expressa direção do Espírito (At 13.1-3) é o de ordenar este obreiro ao ministério através da imposição de mãos do presbitério (1 Tm 4.14). Este é ordenado à uma função ministerial, geralmente à Pastor ou Evangelista. No entanto este obreiro ordenado poder ter uma ou mais das vocações ministeriais entregues por Jesus. Portanto um pastor, no exercício da função ministerial do pastorado pode ser usado com a vocação ministerial apostolar, ou de mestre ou profética. Assim sendo ninguém é consagrado profeta, mas ao ser ministro do Evangelho pode ser usado na vocação profética. Diz a Palavra que “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça” (2 Tm 3.16). O pastor usa as Escrituras para estes propósitos no dia a dia de seu ministério, no entanto, quando possui o ministério profético, este é usado para trazer diretamente a mensagem de Deus para a congregação naquele exato momento. Profecia que revela o passado, o presente, o futuro, ou o segredo do coração do homem, o qual só Deus conhece. Por fim vale ressaltar que Jesus deu estas vocações ministeriais à Igreja “querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo.” (Ef 4.12)
 

 

A MISSÃO PROFÉTICA DA IGREJA

Domingos Tito Sacatato Estados Unidos

Angolano, Evangelista, professor do STB, Divisão Devocional

 

Texto de Memorização

“Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade." (1 Timóteo 3.15).



  1. A MISSÃO EM RELAÇÃO AOS PERDIDOS
  Anunciar o amor divino: Jo 3.16; Rm 5.8; 1 Jo 4.9
   Anunciar o perdão divino: Is 53.5; 1 Tm 1.15; 1 Jo 1.9; 3.5
  Anunciar o juízo divino: Jo 3. 17-19; 5.24; Ap 20.23
  2. A MISSÃO EM RELAÇÃO AOS DESVIADOS
  Buscar os desviados: Mt 18.12-14; Lc 15.4
  Perdoar os arrependidos: Mt 16.19; 18.18; Jo 20.23
  Reintegrar os arrependidos à comunhão: Lc 15.20-24
  3. A MISSÃO EM RELAÇÃO AOS SALVOS
  Promover o crescimento na palavra: Os 3.6; 2 Tm 4.2; Cl 3.16; 2 Pd 3.18
  Promover o relacionamento com Deus: At 2.42; 1 Ts 5.17
  Promover obediência à Palavra de Deus: Mt 28.19-20; Mc 16.15-18


Atos 8.4-8, 12-17  (ARC)

4 Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra.
5 E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo.
6 E as multidöes unanimemente prestavam atençäo ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia;
7 Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados.
8 E havia grande alegria naquela cidade.
12 Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.
13 E creu até o próprio Simäo; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atónito.
14 Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e Joäo.
15 Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo
16 (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus).
17 Entäo lhes impuseram as mäos, e receberam o Espírito Santo.


 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente: Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração: Vania DaSilva

Índice 2009

Imagem do Divino

Revisão: Manuela Barros

Índice 2010

 

home print top


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved