Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 13 de Junho de 2010 Ano XVIII  Lição Nº 24


 

LUTANDO POR UMA CAUSA

Rev. Ezequias Amâncio Marins Brasil

Brasileiro, pastor, professor e articulista



Eu admiro muito as pessoas que lutam por uma causa durante a vida. São sonhadores, idealizadores, homens e mulheres que superam seus próprios limites em prol de uma luta que para elas se apresenta vital. Posso citar dentre outros, Napoleão Bonaparte e seu desejo de poder, Cristovão Colombo e sua visão de descobridor de novas terras, Giusepe Garibaldi e sua luta pela Itália unida, Martinho Lutero e seu sonho de reforma na igreja, enfim homens e mulheres do passado que morreram defendendo uma causa. Hoje em dia, infelizmente as pessoas tem sofrido um vazio de sentido, o que tem provocado uma atitude para com a vida de pessimismo. Jesus então volta seus olhos e diz: "Levantai os vossos olhos e vede os campos que já estão brancos para a ceifa. Quem ceifa já está recebendo recompensa, e ajuntando fruto para a vida eterna; para que o que semeia e o que ceifa juntamente se regozijem." (João 4.35,36). Olhos levantados, significa tomar posição de conquista. Olhos para baixo, é pensamento rasteiro, olhos para os lados, é pensamento nos sucessos dos outros, olhos erguidos, é pensamento no Deus que nos dá a vitória. Há pessoas que se acostumam a viver de cabeça baixa. Não sonham, não idealizam e com isso estão sempre acumulando derrotas na vida. O que hoje é mais importante para você: comer a comida que perece ou a chegada do Reino de Deus com grande glória em nossos dias? A Bíblia recomenda: "Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas as outras coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6.33). Isto significa que trabalhar pela concretização dos valores do Reino de Deus aqui na terra deve inquietar o seu coração. O verso 36 sintetiza esse princípio: "Quem ceifa já está recebendo recompensa e ajuntando fruto para a vida eterna; para que o que semeia e o que ceifa juntamente se regozijem." Ora, quem ceifa, é você. E você quando ceifa, isto é, quando colhe os resultados de seus sonhos e projetos na vida, você já está recebendo sua recompensa, e está também ajuntando fruto para a vida eterna. Agora, o texto termina dizendo: "para o que semeia (ora quem semeia é Deus, ele é o doador da vida), e o que ceifa (você é quem ceifa) juntamente se regozijem." Por isso, nossas vitórias antes de serem nossas são de Deus, isto porque, nossas lutas antes de serem nossas são de Deus!

 

 

MINISTÉRIOS

Mbaxi Divaldo Cabral Estados Unidos

Angolano, Diácono, professor da Escola Bíblica Dominical, músico


A etmologia do termo em pauta contem definições múltiplas, tais como: grupo de ministros que dirigem uma nação, edifícios onde se encontram as repartições dos ministros, administracões alusivas a certos governos, ofícios, cargos, vocações, reponsabilidades, funções ou serviços. Biblicamente, existem três tipos de ministros na Igreja do Senhor: a) ministro das coisas espirituais – sharath, denominado de Ministro do Evangelho (Ef 3.7; At 6.3; Cl 1.23); b) ministro das coisas materiais ou sociais – diakonia, denominado de Diácono (At 6:32, 1 Tm 3:8-12; Rm 16.1); c) ministro das coisas devocionais – ergatês, denominado de Obreiro ou Cooperador (1 Co 3.9; Fp 4.3). Entretanto, a conotação bíblica para o Ministro do Evangelho refere-se às cinco vocações ministeriais dadas por Jesus Cristo para a edificação da Igreja, àqueles que receberam a chamada específica ou indutiva da parte do Senhor (Ef 4.11). Mas todo o crente foi chamado a exercitar o ministério da reconciliação, o qual abrange três aspectos: a reconciliação pessoal, a reconciliação vertical (com Deus) e a reconciliação horizontal (com o próximo) – 2 Co 5.17,18. Estas vocações ou especialidades do ministro, segundo a capacidade de cada um, são classifcados como: Apóstolos – alguém enviado, comissionado, que representa outro, que estabelece obras (At 15:33, 16.32-34; 2 Co 8:23; Fp 2:25; Profetas – alguém usado por Deus para levar a mensagem divina com uma visão escatológica. (At 3:21, 11:27; 1 Co 14:3); Evangelistas – ministério exclusivo de pregar o Evangelho para as almas (At 21:8; 2 Tm 4:5); Pastores – aquele que conduz, apascenta, alimenta e cuida das ovelhas (Sl 23:1; Hb 13:20; 1 Pe 2:25). A Escritura Sagrada usa várias menções inerentes ao mesmo, tais como presbítero, bispo ou até mesmo ancião (At 20:17-18, 1 Pe 5:1,2; e Mestres – aquele que se dedica ao ensino da Palavra (Lc 2:46; At 13:1; Tg 3:1). A chamada ministerial é dada ao crente para executar uma tafera exclusiva na Seara do Mestre. Entretanto, o apóstolo Paulo escreve a seu filho na fé, que: “se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja“ (1 Tm 3:1,2). O que significa que o crente pode ser chamado especificamente ou indutivamente para exercer o ministério.

 

 

A EXCELÊNCIA DO MINISTÉRIO

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, Professora do SWM e Secretária Executiva da BPC

 

Texto de Memorização

“SENHOR, o meu coraçäo näo se elevou nem os meus olhos se levantaram; näo me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim." (Salmos 131.1) 



  1. PERFIL DOS CANDIDATOS AO MINISTÉRIO
  Ter boa reputação: 1 Tm 3.1-7; Tt 1.7-8; At 11.22-24
   Ser cheio do Espírito Santo: At 4.8; 6.3; 9.9-12
  Ser cheio de sabedoria: Dn 1.19,20; Cl 1.7-9; 2 Tm 3.14-17
  2. AS CONVICÇÕES DO MINISTRO DO SENHOR
  Convicção Doutrinária: 1 Tm 4.16; Tt 1.4-9; 2 Tm 3.10
  Convicção Ministerial: 1 Tm 4.14; Jo 3.28-30; 1 Sm 23.17; At 26.16-19
  Convicção Ética: 2 Tm 2.22-24; Gn 39.8-9; 2 Co 12.12-15; 1 Ts 2.3-6,9,10
  3. MANTENDO A EXCELÊNCIA DO MINISTÉRIO
  Dedicando-se ao ministério: Rm 12.7; At 20.28; 2 Tm 4.5
  Resguardando o ministério: 2 Co 6.3,4; Tt 2.8
  Cumprindo o ministério: Cl 4.17; 2 Tm 4.3; At 20.24

Texto da Lição



Jeremias 45.1-5


Jr 45.1 - A palavra que do SENHOR veA palavra que Jeremias, o profeta, falou a Baruque, filho de Nerias, quando este escrevia, num livro, estas palavras, da boca de Jeremias, no ano quarto de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo:
2 Assim diz o SENHOR, Deus de Israel, acerca de ti, ó Baruque:
3 Disseste: Ai de mim agora, porque me acrescentou o SENHOR tristeza sobre minha dor! Estou cansado do meu gemido, e näo acho descanso.
4 Assim lhe dirás: Isto diz o SENHOR: Eis que o que edifiquei eu derrubo, e o que plantei eu arranco, e isso em toda esta terra.
5 E procuras tu grandezas para ti mesmo? Näo as procures; porque eis que trarei mal sobre toda a carne, diz o SENHOR; porém te darei a tua alma por despojo, em todos os lugares para onde fores.


Versão Almeida Revista e Corrigida - ARC

 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente: Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração: Vania DaSilva

Índice 2009

Imagem do Divino

Revisão: Manuela Barros

Índice 2010

home print top


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved