Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 09 de Maio de 2010 Ano XVIII  Lição Nº 19


 

PAI NOSSO, QUE ESTÁS NOS CÉUS!

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, Pastor Fundador do SWM, da IPB e do STB, na Flórida – EUA



Quando a nossa lógica de ver as coisas ao nosso redor falha, a de Deus sempre permanece, independente das circunstâncias e meios de comunicação existentes! A comunicação do cristão nascido de novo, não necessita ser talhada pelos meios e princípios dos eruditos escolásticos da nossa era ou de outra passada, a fim de dar sentido e afirmação no que significa ou que tenciona dizer ou fazer! Seria, numa analogia, como um prado que se envolve entre campinas e valados, trazendo assim, uma beleza harmoniosa, que somente o Criador pode e sabe fazer. A fragrância e visual do prado, por ele mesmo se inspira e se faz sentir! Na oração devocional de Jesus, por exemplo, proferida no Monte das Bem-Aventuranças, uma aparente intrigante colocação deixa alguns sem entender o que realmente ele queria dizer. Uns sugerem que devemos repeti-la várias vezes até que seja ouvida nos céus; outros, numa súplica de quem às margens da derrota invoca a Deus para uma outra alternativa de vida mais salutar. Entretanto, os caminhos do Senhor sãos mais altos do que os nossos, e por conseguinte, só poderemos entendê-los e caminhar por eles, quando possuímos a mente de Cristo! Pelo menos essa oração poderia ser disposta em dois episódios indispensáveis à comunicação do homem com Deus: no primeiro, aparece Deus se relacionando conosco; no segundo, nós com ele. O primeiro, é desenvolvido em três pensamentos que colocam a soberania e riqueza de Deus sobre nós: no primeiro, Deus deve ser reconhecido como ele é – santificado seja o teu nome; no segundo, Deus deve ter soberania sobre nós – venha o teu reino; e no terceiro, seu reino e glória sejam estabelecidos em toda a terra, da mesma maneira como foram nos céus – assim na terra como no céu! No segundo episódio, entretanto, a ordem é inversa, pois uma súplica sempre se inicia do temporal para o perene; sempre se inicia colocando as nossas debilidades e necessidades à mercê da majestosa bondade de Deus: no primeiro pensamento, ele sugere que tenhamos nossas necessidades supridas – o pão nosso de cada dia; no segundo, que sejam retiradas as nossas sequelas emocionais e culpas passadas – perdoa as nossas dívidas; e no terceiro pensamento, o homem eleva seu olhar para o céu, e vislumbra de onde pode vir o seu socorro espiritual para perdão e livramento dos seus pecados presentes e futuros – não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal (Mateus 6.9-13)! A doxologia deste célebre modelo de oração de Jesus, é que tenhamos sempre em mente que ele é soberano e nós permanentemente dependentes dele! Por isso nunca pouse em nossos pensamentos que possamos fazer alguma coisa sem sua magna presença e cooperação: "Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma näo pode dar fruto, se näo estiver na videira, assim também vós, se näo estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (João 15.4-5).


 

AUTORIDADE

João Luís Sousa Cabral Estados Unidos

Angolano, Diácono, Diretor Departamento de Música


Autoridade é proveniente do Latin, auctoritate que significa poder legítimo de mandar e impor obediência. Também refere-se a representantes da lei, ao crédito, a influência e a reputação de conhecimento. Existe uma diferença muito grande entre autoridade e autoritarismo. O autoritarismo trata de alienar as pessoas no abuso do poder. Existem vários poderes governamentais como o poder executivo, o poder legislativo, o poder judicial, o poder militar, e outros mais. Entretanto, a autoridade provem do Deus Soberano e Criador de todas as coisas. Deus deu autoridade aos governos civís desta terra para proporcionar justiça, como ministros de Deus (Rm 13:1-6). Deus deu autoridade aos pais sobre os filhos e autoridade ao marido como cabeça do lar (Ef 5:22-23; 6:1-4). Os mestres desta terra têm autoridade sobre seus servos (Ef 6:5-7). Deus deu autoridade à Sua Igreja para realizar a obra que o Senhor Jesus Cristo a comicionou à executar. Esta autoridade também é chamada de Autoridade Apostólica delegada por Cristo para implantação e edificação da Sua Igreja (Mt 10:40; Jo 17:18; 20:21; At 1:8; Ef 4:11-13). Existem dois reinos espirituais, o da luz e o das trevas. O reino das trevas comandado por Satanás, opera pelo exercício do poder de Satanás, de suas potestades e hostes espirituais da maldade. Contra este poder, a Igreja de Cristo Jesus foi capacitada para combater e vencer (Is 55:17; Ef 6:10-20). Embora o Diabo e os demônios tenham usurpado este poder, ele é limitado e somente atuam sob a permissão de Deus; os quais terão o seu fim eterno no inferno e todas as gentes que se esquecem de Deus (Sl 9:17; Ap 20:11-15). A autoridade de Deus é inquestionável, Ele é soberano e faz o que lhe apráz (Sl 115:3). “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam… operando Deus quem o impedirá” (Sl 24:1-2; Is 40:10-15; 43:13). Deus em sua autoridade, é Soberano, Eterno, Onisciente, Onipresente, Onipotente, Imutável e Único. “Senhor, Tu tens sido o nosso refúgio de geração a geração. Antes que os montes nascessem ou que formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, Tu És Deus” (Salmos 90:1-2). Cristo Jesus, a imagem do Deus invisível, como ungido de Deus, sua autoridade exercida durante seu ministério aqui na terra foi legada pelo Pai. “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com Espirito Santo e com poder, o qual andou fazendo bem por todas as partes e curando os oprimidos do Diabo, porque Deus era com Ele” (At 10:38). Porém, quando Ele ressuscitou retomando de volta os atributos naturais da Divindade, Ele tomou Sua autoridade como Deus: “E disse-lhes Jesus: É me dado todo o poder no céu e na terra” (Mt 20:18).


 

A SOBERANIA E A AUTORIDADE DE DEUS

William Valery Rivera Estados Unidos

Chileno, seminarista, professor da EBD, cooperador

 

Texto de Memorização

“Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?" (Rm 9.21) 



  1. ATRIBUTOS INERENTES AO "OLEIRO"
  Um Deus onipotente: Ex 6.3; Gn 17.1, 28.3; Jr 16.21; Ap 21.22
   Um Deus onipresente: Jr 23.24; Sl 139.7-8; Pv 15.3; Jo 1.2
  Um Deus onisciente: Sl 139.3,4-6; Rm 11.33; Hb 4.13; Jr 1.5; Sl 94.11
  2. O PODER E AUTORIDADE DO "OLEIRO"
  Para trabalhar no vaso: Jr 18.3; At 9.15; 2 Tm 2.21; 1 Jo 1.7; Sl 51.2
  Para quebrar o vaso: Jr 18.4; 18.7; Sl 90.3; Jr 19.10,11
  Para restaurar o vaso: Jr 18.4-6; 18.8; 30.17,18; Os 6.1
  3. O SUPREMO DESEJO DO "OLEIRO"
  Que aceitemos sua soberania: Jr 18.11; 6.16; 2 Cr 7.14; Os 13.4
  E que reconheçamos que somos barro: Jr 18.6; Rm 9.20,21; Gn 3.19; Is 64.8
  Porque somos obra de suas mãos: Sl 100.3; 139.13-16; Gn 1.27



Texto da Lição

Jeremias 18:1-10

Jr 18.1 -  A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
2 Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
3 E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
4 Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mäo do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
5 Entäo veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
6 Näo poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mäo do oleiro, assim sois vós na minha mäo, ó casa de Israel.
7 No momento em que falar contra uma naçäo, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir,
8 Se a tal naçäo, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.
9 No momento em que falar de uma naçäo e de um reino, para edificar e para plantar,
10 Se fizer o mal diante dos meus olhos, näo dando ouvidos à minha voz, entäo me arrependerei do bem que tinha falado que lhe faria.

Versão Almeida Revista e Corrigida - ARC

 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente: Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração: Vania DaSilva

Índice 2009

Imagem do Divino

Revisão: Manuela Barros

Índice 2010

home print top


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved