Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 11 de Abril de 2010 Ano XVIII  Lição Nº 15


 

APRENDI TER CORAGEM

Wagner Antonio de Araújo Brasil

Brasileiro, pastor, professor e conferencista.



Todas as noites, antes de dormir, meu pai me obrigava a pedir "perdão e bênção": aquilo já era demais. Eu tinha que ajoelhar-me e implorar. Desconheço dias, quando pequeno, em que deitei sem derramar algumas lágrimas de tristeza e aflição, para dormir. Lembro-me do trauma que tenho até hoje de bola de futebol. Eu não sabia jogar bola, pois meu pai, além de não jogar, me proibia de estar com outros garotos da rua. Então, no bar, surgiu a conversa sobre a virilidade dos garotos. Os amigos do meu pai gabavam-se dos filhos que se chutavam lá no campo, imundos na lama. Meu pai, que não queria ficar para trás, chamou-me dizendo: "Vá jogar bola já!". "Mas, papai, o senhor disse que isso é coisa pra marginais, eu nunca joguei!" Meu pai deu-me um tapa no rosto e gritou: "Cala a boca, vá jogar bola, senão eu quebro você aqui mesmo!" Chorando e tremendo, eu fui para o campinho. Os garotos, rindo, receberam-me no time sem-camisas. Meu Deus, que dia infeliz! Eu não sabia chutar, não sabia passar, não sabia driblar, não sabia absolutamente nada! Quando a bola chegava, eu me desesperava. Como eu só fazia coisas erradas, apanhei como um cão viralatas naquele campo. Rolei na lama, fui xingado, agredido, foram os 20 piores minutos da minha infância. Cresci. Aos quatorze anos entreguei a minha vida para Cristo! Que dia feliz! Tudo mudou. A covardia oriunda de uma criação acuada e violenta transformou-se em coragem para servir a Deus e enfrentar a vida, pois o nosso Salvador é capaz de transformar tragédias em vitórias, tristezas em alegrias, problemas em soluções, solidão em companhia, perdição em salvação. Como sou grato a Deus! Aprendi a ter coragem! Coragem para enfrentar as limitações. Não serei nunca o melhor, mas não precisarei ser o pior. Não preciso ter vergonha de dizer "não sei"! Mas posso muito bem querer saber e buscar aprender! Coragem para assumir as coisas que digo. Ter coragem não significa ser mal educado, mas ter a educação de dizer sim para algumas coisas e não para outras. E essa coragem eu sempre quero ter, na graça e misericórdia do Senhor. Coragem para pedir perdão e dizer "eu estava errado; me perdoe". Errei? Assumo o meu erro e peço perdão. É vergonhoso? Não, é "dignificante"! É melhor dizer "errei", do que manter um erro até o fim, destruindo a possibilidade de consertar uma situação. Coragem para trabalhar. A vida não foi feita para a preguiça, para a contemplação, para a inatividade. Há muito o que fazer. Somente com o trabalho digno, trabalho honrado, é que podemos construir algo duradouro. Coragem para morrer. Se alguém não sabe viver, também não saberá morrer. Cristo nos prometeu vida eterna, prometeu-nos uma morada no Céu, e a morte será apenas um trampulim que nos levará à essa eternidade! Quando ela chegar, deveremos acolhê-la com resignação, entregando a Deus o nosso espírito, finalizando nossa sublime tarefa aqui. Finalmente, é preciso também coragem para seguir avante em Cristo. Muitas vezes o cansaço do caminho, as tentações do deserto e as vicissitudes do coração nos levam a titubear. Mas, quando as nossas forças estão para se esgotar, o Senhor vem até o nosso coração, nos dizendo: "Não temas, que eu sou contigo; não te assombres, que eu te ajudo". Tenhamos coragem!

 

APOSTASIA

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, Professora do SWM e Secretária Executiva da BPC


Vocábulo grego “Apostásis”, que quer dizer Abandono completo, premeditado e consciente da fé cristã. É deserção, rebelião, voltar a trás (Ez 2.6,7; 3.9,26,27). No Antigo Testamento, Israel é o exemplo que deve ser sempre lembrado por causa de seu coração obstinado, sua deserção dos planos de Deus, seu abandono da fé e rebelião contra o verdadeiro Deus (Jr 2.19). O livro de Juízes apresenta várias dessas apostasias cometidas pelo povo de Israel e a consequência em abraça-las. Para os profetas, a apostasia constituía-se num adultério espiritual. Se a congregação de Israel, como hoje a Igreja, é tida como esposa de Cristo, o crente tem por obrigação guardar fielmente seus preceitos, e jamais curvar-se diante dos ídolos, sejam eles materiais, físicos, humanos ou espirituais. No Novo Testamento, os apóstolos Paulo (2Ts 2.3), Pedro (2Pe 2.1), João (1Jo 4.1) e Judas (Jd 11), vendo a apostasia que já no seu tempo se avultava, escreveram com zelo: “Mas o Espírito expressamente diz…”. A apostasia, apesar de ser também um sinal escatológico que precede a vinda de Jesus (Mt 24.24-26; 2Ts 2.3-4), é um perigo contínuo para a Igreja, que em observância as advertências mencionadas na Bíblia, não abandona a sua caminhada (Mt 7.15; Cl 2.4-10; 2Ts 2.1-3; 1Tm 4.1-3; 2Pe 3.17-18) Nos tempos atuais observa-se o surgimento e crescimento a cada dia de falsos mestres e doutrinas, os quais, muito sutilmente e inflamados pelo espírito do anticristo, chegam até se infiltrar no meio da Igreja. Levam após si crentes indoutos, relapsos, inconstantes e inconformados (2Tm 3.6,7). Há diferença entre Apostasia e Heresia. A primeira é o abandono premeditado e completo da fé, para a qual a Bíblia é taxativa quanto a impossibilidade de restauração (1Tm 3.1-9; Hb 6.3-6; 10.26), pois houve uma queda e para esta uma só redenção, um só sacrifício, e uma só justificação. A segunda, é a renúncia parcial dessa fé, para os quais, existe perdão, se os mesmos se arrependerem e deixarem seu pecado (Tt 1.9-2.1). O antídoto para combater este mal que continuará crescendo até a Vinda de Jesus, é o crente possuir o conhecimento da Palavra, discernimento do Espírito para provar se os espíritos são de Deus e batalhar pela fé através da oração de fé (1Jo 4.1). Judas adverte a Igreja de Jesus contra os apóstatas dando o seu perfíl: “Ai deles! Porque entraram pelo caminho de Caim (inveja), pelo engano do prêmio de Balaão (desobediência e tropeço), e pereceram na contradição de Coré (rebelião). Destes, a Bíblia afirma com letras capitais: “Afasta-te!”


 

OS PERIGOS DO DESVIO ESPIRITUAL

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, Professora do SWM e Secretária Executiva da BPC

 

Texto de Memorização

“Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que näo retêm águas." (Jr 2.13) 



  1. FATORES QUE LEVARAM ISRAEL À APOSTASIA
  Sua presunção: Jr 2.13; 8.5,6; Ap 3.17,18; Jo 9.41
   Sua rebelião: Jr 2.20; 5.21-23; Is 1.3,4; Ez 4.5
  Sua idolatria: Jr 2.19,20,26-28; 2 Cr 34.24,25; 2 Co 6.15-16
  2. TIPOS DE DESVIO ESPIRITUAL
  Da conduta cristã: Jr 2.5,21; Sl 34.13,14
  Da fé em Deus: Jr 2.11; 17.5; 1 Tm 6.10; Gl 1.6
  Do corpo de Cristo: 2 Cr 33.1-5; Hb 10.25; Jd 18,19
  3. PASSOS PARA A RESTAURAÇÃO ESPIRITUAL
  Arrependimento sincero: 2 Cr 7.14; Jr 3.12,13; 29.12,13; At 3.19
  Abandono do pecado: Is 55.7; Pv 28.13; 2 Cr 34.33
  Vida temerosa à Deus: Is 59.19; Pv 8.13; 2 Cr 34.30,31



Texto da Lição

Jeremias 2.1-7,12-13

Jr 2.1 -  E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
2 Vai, e clama aos ouvidos de Jerusalém, dizendo: Assim diz o SENHOR: Lembro-me de ti, da piedade da tua mocidade, e do amor do teu noivado, quando me seguias no deserto, numa terra que näo se semeava.
3 Entäo Israel era santidade para o SENHOR, e as primícias da sua novidade; todos os que o devoravam eram tidos por culpados; o mal vinha sobre eles, diz o SENHOR.
4 Ouvi a palavra do SENHOR, ó casa de Jacó, e todas as famílias da casa de Israel;
5 Assim diz o SENHOR: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade, e tornando-se levianos?
6 E näo disseram: Onde está o SENHOR, que nos fez subir da terra do Egito, que nos guiou através do deserto, por uma terra árida, e de covas, por uma terra de sequidäo e sombra de morte, por uma terra pela qual ninguém transitava, e na qual näo morava homem algum?
7 E eu vos introduzi numa terra fértil, para comerdes o seu fruto e o seu bem; mas quando nela entrastes contaminastes a minha terra, e da minha herança fizestes uma abominaçäo.te dei por profeta.
12 Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! Ficai verdadeiramente desolados, diz o SENHOR.
13 Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que näo retêm águas.

Versão Almeida Revista e Corrigida - ARC

 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente: Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração: Vania DaSilva

Índice 2009

Imagem do Divino

Revisão: Manuela Barros

Índice 2010

home print top


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved