Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 07 de Março de 2010 Ano XVIII  Lição Nº 10


 

A VELHA FACE DA NOVA ERA!

 

Rev. Eronides  DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, Pastor Fundador da Igreja Pentecostal Betânia – AD



A proposta dos mestres gnósticos era um sincretismo religioso, agregando filosofia oriental, misticismo, neoplatonismo e religião cristã. O gnosticismo é a primeira tentativa de uma filosofia cristã, tentativa esta conduzida sem rigor sistemático. A principal doutrina do gnosticismo era o alcance da salvação através do conhecimento, do grego, gnôsis. A principal corrente das idéias gnósticas foi o espiritualismo neoplatônico de Filo de Alexandria. Os principais mestres gnósticos foram Marcião, Basílides e Valentim, Bardesane e Carpócrate. Havia vários centros de disseminação dessas heresias em muitas partes, tanto no Oriente quanto no Ocidente. O gnosticismo cristão era basicamente uma forma de heresia sobre a pessoa de Cristo, aplicando termos teosóficos pagãos. Vários cristãos inteligentes se levantaram para combater essa forma de expressão religiosa, que minava o fundamento da fé cristã, visto que para os mestres gnósticos Jesus era apenas uma aparência de homem, não era homem carnal: “Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que está já no mundo. Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. Do mundo são; por isso, falam do mundo, e o mundo os ouve. Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro.” (1 João 4.1-6). Observe na perspectiva do autor sagrado quem é caracterizado como tendo o espírito do Anticristo. A Epístola de João revela que a heresia gnóstica já perturbava a sã doutrina no início da fé cristã. No tocante ao cristianismo, o gnosticismo consistia essencialmente, na tentativa de fundir as revelações dadas por meio de Cristo e seus apóstolos com os padrões de pensamento já existentes. Se por ventura o gnosticismo tivesse sucesso nessa tentativa, o cristianismo tornar-se-ia apenas mais outro culto místico grego-romano. Através dos séculos o gnosticismo tem sobrevivido, aqui parecendo ter se recolhido às sombras, ali reaparecendo com vigor sob novos e diferentes nomes e disfarces. O movimento Nova Era, por exemplo é, nada mais enada menos, que o atual e multifacetado reavivamento do Gnosticismo. As idéias básicas e o espírito do Gnosticismo e da Nova Era permeiam várias religiões, filosofias, artes e para-ciências, abrangendo termos tais como: acupuntura, adivinhação, alienígenas, alquimia, amuletos, aromaterapia, astral, astrologia, aura, bio-realimentação, bruxaria, cabala, canalização, clariaudiência, clarividência, consciente coletivo, contatos imediatos de terceiro gráu, cristais, cromoterapia, despachos, duendes, energia cósmica, engenharia genética, espíritos guias, estados alternados de consciência, eugenia, evolucionismo, extra terrestres, fadas, fascismo, feitiçaria, fotografia kirliana, genoma, gurus, hipnose, holístico, homeopatia, humanismo secular, ioga, iris-terapia, kardecismo, karma, kundalinio, maçonaria, magia, magia negra, mágica, mantra, marxismo, medicinas alternativas, mediunidade, melhoria racial, mestre ascendido, metafísica, misticismo, monismo, naturalismo, nazismo, necromancia, nirvana, numerologia, ocultismo, panteísmo, para-normalidade, pedra filosofal, pensamento positivo, percepção extra-sensorial, poder da mente, poder da palavra, psicocinese, quiromancia, reencarnação, samadi, símbolos gráficos e sonoros, sincretismo, sincronicidade, sinergia, sintropia, sortilégios, tantara, tao, tarô, teísmo, telecinese, telepatia, transe, visão global, yang, ying, zen, zodíaco. A encarnação do próprio inferno! Que Deus conceda discernimento e autoridade aos seus servos para combater esta contemporânea e diabólica soda cáustica espiritual — a velha face da Nova Era!


 

APÓSTOLO

Mabel Maulen-Lazo Estados Unidos

Chilena, seminarista, tradutora, cooperadora


Vocábulo grego - apostolos, que significa enviado, embaixador, apóstolo. Esta palavra aparece 79 vezes no Novo Testamento, e é derivado do verbo “apostelló”, que é enviar. Acha-se pela primeira vez, na linguagem marítima, onde significa um navio de carga, ou uma frota enviada. Mais tarde passou a significar o comandante de uma expedição naval, ou um grupo de colonizadores enviado para além-mar. Ao princípio, apóstolo era considerado unicamente aqueles que faziam parte dos doze, os quais foram escolhidos por Jesus para fazer parte do seu colégio apostolar. Do grupo dos doze, originalmente um era coletor de impostos, outro carpinteiro e vários outros eram viajantes ou pescadores que exerciam sua profissão nas águas da Galiléia. Quando foram chamados para servir, eles se dedicaram a ser testemunhas para o mundo daquele que os chamara. O Senhor Jesus deu um sentido especial quando deu-lhes autoridade, e os chamou de apóstolos (Mc 3.14-15; Lc 6.13). Eles não foram enviados para meramente passar a mensagem de Jesus adiante, mas para representar a sua própria pessoa. O fator de Jesus usar uma terminologia grega, quando o idioma da terra era o aramaico, deve-se a sua vivência na Galiléia. Após a ressurreição de Jesus, os onze que estiveram presentes no seu ministério, e mais tarde Paulo, ao qual Cristo apareceu individualmente, foram comissionados pelo Senhor. Com o crescimento da Igreja, vemos Paulo defender o seu apostolado diante da Igreja da Galácia. Em suas cartas ele se identifica como: “Paulo, apóstolo de nosso Senhor Jesus Cristo”. O apostolado é um dom ministerial dado por Jesus à Igreja, segundo Efésios 4.8; e por isso podemos afirmar que os apóstolos nunca estiveram ausentes da igreja, o Corpo de Cristo, quer sendo enviados, quer exercendo o ministério local. Ainda que os mesmos não recebam hoje o título; entretanto, conhecidos em geral como missionários, eles seguem realizando o mesmo trabalho na difusão do Evangelho, e na implantação de igrejas.


 

A DEFESA DA AUTORIDADE APOSTÓLICA DE PAULO

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, Pastor Fundador da Igreja Pentecostal Betânia – AD

 

Texto de Memorização

“Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmäo Timóteo, à igreja de Deus, que está em Corinto, com todos os santos que estäo em toda a Acaia." (2 Co 1.1) 

  1. A PERSPECTIVA CRISTÃ DO APOSTOLADO
  Um homem de emoções patentes: Mt 21.12-13; Gl 3.1-4
   Um homem de mansidão latente: Mt 11.29; 1 Ts 5.14; Gl 6.1
  Um homem de virtude transcedente: Jo 4.13-14,27; 1 Co 4.20
  2. OS INIMIGOS  EM POTENCIAIS DO APOSTOLADO
  A sua humanidade exposta: Rm 7.24; 2 Co 12.6,7
  A sua igreja vilipendiada: 1 Co 9.1,2,20; Gl 1.6,7; 4.19
  O seu reino espiritual defendido: Ef 6.11-18; Rm 1.14-16
  3. A AUTORIDADE TENAZ DO APOSTOLADO
  Autoridade exercida sobre o despotismo humano: Tt 1.10-12; Gl 2.4,5,14
  Autoridade baseada no conhecimento divino: 1 Co 11.23a; 2 Co 10.8
  Autoridade dirigida por uma experiência vivida: Gl 4.17; At 20.18-27

Texto da Lição

2 Coríntios 10.1-8,17-18

2 Co 10.1 -  Além disto, eu, Paulo, vos rogo, pela mansidäo e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas ausente, ousado para convosco;
2 Rogo-vos, pois, que, quando estiver presente, näo me veja obrigado a usar com confiança da ousadia que espero ter com alguns, que nos julgam, como se andássemos segundo a carne.
3 Porque, andando na carne, näo militamos segundo a carne.
4 Porque as armas da nossa milícia näo säo carnais, mas sim poderosas em Deus para destruiçäo das fortalezas;
5 Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;
6 E estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.
7 Olhais para as coisas segundo a aparência? Se alguém confia de si mesmo que é de Cristo, pense outra vez isto consigo, que, assim como ele é de Cristo, também nós de Cristo somos.
8 Porque, ainda que eu me glorie mais alguma coisa do nosso poder, o qual o Senhor nos deu para edificaçäo, e näo para vossa destruiçäo, näo me envergonharei.
17 Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor.
18 Porque näo é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva.
Versão Almeida Revista e Corrigida - ARC

 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente: Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração: Vania DaSilva

Índice 2009

Imagem do Divino

Revisão: Manuela Barros

Índice 2010


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved