Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 21 de Fevereiro de 2010 Ano XVIII  Lição Nº 08


 

MAL ACOSTUMADOS

 

Rev. Josué Campanha Brasil

Brasileiro, pastor, articulista, professor



Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia. A gente se acostuma a ir a igreja e não ouvir Deus falar. E, porque não ouvimos Deus, cometemos asneiras a semana inteira, o mês inteiro, o ano inteiro. A gente se acostuma a ir à Escola Bíblica Dominical e não estudar a lição. E, porque não estudamos a lição, também não prestamos atenção. E, porque não prestamos atenção, usamos o tempo para pensar nas coisas que não deu tempo de pensar na semana corrida que passou. A gente se acostuma a cantar no coro ou no culto. E, porque a gente se acostuma a cantar, não pensamos mais na letra. E, porque não pensamos mais na letra, cantamos até heresia sem achar ruim. A gente se acostuma a tocar instrumento na igreja. E, porque a gente se acostuma a tocar, ficamos mais preocupados em não errar do que em adorar. E, porque a gente se acostuma a não errar, o brilho de tocar perde a graça, e passamos apenas a mexer num instrumento para que saia o som. A gente se acostuma com o sermão do pastor. E, porque se acostuma com o sermão, não faz diferença se na hora do apelo estamos orando ou cochilando. A gente se acostuma a ficar irritado quando algum visitante senta em nosso lugar no templo. A gente se acostuma a não compartilhar a fé sem que isto cause qualquer incômodo. A gente se acostuma a comer um pedacinho de pão e tomar um copinho de suco de uva uma vez por mês na igreja, e já nem lembra mais por que precisamos fazer isto sempre. A gente se acostuma a ver umas pessoas serem mergulhadas pelo pastor de vez em quando, numa piscina grande atrás do púlpito, e fica torcendo para que alguém dê alguma gafe para ter histórias engraçadas para contar depois. A gente se acostuma a ouvir fofocas e não exortar o irmão. A gente se acostuma a orar. E, porque a gente se acostuma a orar, nossas orações deixam de ser orações. E, porque nossas orações deixam de ser orações, elas deixam de produzir efeito em nossas vidas. E, porque oração e Bíblia já não têm poder sobre nós, nenhum milagre nos acontece, a igreja parece um clube e o sermão parece uma palestra chata. A gente se acostuma a ser crente. E, porque a gente se acostuma a ser crente, fica mais fácil deixar a vida passar. A gente se acostuma a entrar em enrascadas, mas é só chamar o pastor. No dia do aniversário tem festa surpresa. Para casamento, bodas e funeral não precisa pagar nada. Se ficar desempregado, é só pedir ajuda que os irmãos arrumam outro emprego. A gente se acostuma a ser crente, mas Deus não se acostuma com isto. E, porque Deus não se acostuma com o fato de a gente ser crente, é que dá para ter esperança de pedir a ele um avivamento para sair dessa vidinha de costumes. E, porque é possível que Deus mande um avivamento, é que a gente não deve se acostumar com a oração, mas tornar a nossa vida, uma vida de oração. E também não se acostumar com a Bíblia, com a igreja, com os sermões, com os estudos, e com tudo aquilo que vem do céu. Nós temos costumes, e nos acostumamos com eles. Deus tem ações, e quando permitimos a ele agir em nossas vidas, não dá para se acostumar com isto!


 

SANTIFICAÇÃO

Rachel Bileski Abreu Brasil

Brasileira, cooperadora, seminarista


É o ato de crescer em santidade, manter-se em santidade, por meio do contínuo afastamento, separação de todo e qualquer pecado, por meio de Deus (1 Ts 5:23), Cristo (Hb 2:11), Espirito Santo (1 Ped 1:2), da verdade (Jo 17:17, 19), do sangue de Cristo (Hb 9:14) e da oração (I Tim 4:4,5), para servir à Deus. Santificação vem do vocábulo grego Hagios, que significa o ato de separar algo para Deus (1 Co 1.30; 2 Ts 2.13). Deus nos chama pela sua graça à sua santidade; porém cada crente é responsável em viver uma vida de renúncia dos apetites carnais e se afastar das tentações e do pecado. No Antigo Testamento a Bíblia registra que os que estavam no Tabernáculo foram santificados pela presença de Deus (Ex 29:43; 40:34-35). Em Êxodo também, tudo o que tocava o altar era santificado (29.37; 30.29). Coisas materiais também foram santificadas através da unção com óleo (40.9-11). No livro de Êxodo 13.2 o Senhor manda que Moisés separe todo o primogênito entre os filhos de Israel, pois são Dele, e no capítulo 19.10-14 o Senhor o manda que santifique todo o povo de Israel. Devemos nos santificar, porque o Senhor assim ordena “E ser-me-eis santos porque eu, o Senhor sou santo e separei-vos dos povos para serdes meus”. Devemos ser santos em toda nossa maneira de viver (1 Pe 1.15). O Senhor é o “Senhor que vos santifica” (Ex 31.13; Lv 20.8, 21.8, 22.9). Devemos apresentar toda nossa vida em todos os aspectos para serem santificados pelo Senhor (Mt 6.22,23); sejamos santificados em todo nosso “espírito, alma e corpo”, para que sejamos “plenamente conservados e irrepreensíveis para a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 5.23). Santificados, estamos em comunhão perfeita com o nosso Senhor. Se queremos que Cristo habite em nós, santifiquemo-nos, pois Ele não habita em lugar que não seja santo (Is 57.15; 1 Co 3.17). Muitas igrejas têm a santificação como algo do passado, démodé. A surpresa é que nós, os que somos santos, e seguimos em santidade, iremos para a nossa morada celestial, os que não se santificam, não. A palavra de Deus é bem clara “Segui paz e a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).


 

EXORTAÇÃO À SANTIFICAÇÃO

Manuela Costa Barros Estados Unidos

Brasileira, Deã Acadêmica do Seminário Teológico Betânia

 

Texto de Memorização

“Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificaçäo no temor de Deus.” (2 Co 7.1) 

  1. SANTIFICAÇÃO COMO SEPARAÇÃO
  Separados do reino das trevas: 2 Co 6.14-18; 1 Pe 1.15,16; 2.9
   Separados do mundo: Tg 4.4; Jo 15.19; 1 Jo 2.15
  Separados do mau: 2 Co 7.1; 1 Ts 4.7,8; Rm 6.19
  2. SANTIFICAÇÃO COMO PROCESSO
  Jesus inicia – instatânea (hagios): Jo 17.17; 2 Co 5.17; 1 Co 6.11; Hb 10.10
  O crente mantém – progressiva (hagiasmos): Sl 119.9; 1 Pe 1.15; Rm 8.5-7
  O Pai recompensa - coroação (bema): 1 Co 3.10-14; Ap 22.12; Hb 12.14
  3. SANTIFICAÇÃO COMO PLENITUDE
  Santificação do espírito: 1 Ts 5.23; 1 Tm 4.5; Jo 17.17
  Santificação da alma: Fp 4.8; Sl 101.2-4; Hb 10.22
  Santificação do corpo: 1 Ts 4.3-5; Ef 5.3; Rm 6.19

Texto da Lição

2 Coríntios 6.14-18
2 Coríntios 7.1, 8-10

2 Co 6.14 Näo vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhäo tem a luz com as trevas?
15 E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles seräo o meu povo.
17 Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E näo toqueis nada imundo, E eu vos receberei;
18 E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.

2 Co 7.1 Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificaçäo no temor de Deus.
8 Porquanto, ainda que vos contristei com a minha carta, näo me arrependo, embora já me tivesse arrependido por ver que aquela carta vos contristou, ainda que por pouco tempo.
9 Agora folgo, näo porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus; de maneira que por nós näo padecestes dano em coisa alguma.
10 Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvaçäo, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.
Versão Almeida Revista e Corrigida - ARC

 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente: Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração: Vania DaSilva

Índice 2009

Imagem do Divino

Revisão: Manuela Barros

Índice 2010


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved