Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 31 de Janeiro de 2010 Ano XVIII  Lição Nº 05


 

QUEM PARTE LEVA SAUDADES

Hong Kong - Um Pouco de Tempo

 

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, Pastor Fundador da Igreja Pentecostal Betânia – AD



Destarte, é somente questão de acordo e de um pouco de tempo, para que os donos do petróleo e os da Terra do Sol Nascente possam financiar um contingente de um milhão de soldados que a China dispõe para qualquer emergência deste quilate! Em setembro de 1998, Jian Zemin, líder do partido comunista, que reune mais de 1,3 bilhões de adeptos, atrazou propositadamente sua visita às áreas inundadas da Província de Hobei, para se reunir com o antigo Secretário de estado americano, Henry Kissinger – "Ele é muito inteligente e esperto, ele é judeu", afirmou os da comitiva chinesa! O interesse desse lava-pés chinês não foi outro senão o de conseguir a simpatia israelita para a venda e transferência de tecnologia, desde os mais sofisticados aviões-caças, rastreadores Phalcon, mísseis Python-3, aos menores equipamentos de comunicação! Nesse mesmo setembro, Jiam anunciou o corte de mais de um milhão do contingente atual, para ser substituido por um exército profissionalmente mais treinado, e o incremento de equipamentos militares modernos e de fácil mobilização! Para completar a ambição letal de um regime inspirado pelo totalitarismo de Mao Zedong, e pelo febril anelo do regime na conquista da esfera mundial, o major Meng Fanwan do PLA, com as veias jugulares à aflorarem, declarou: "a China sairá dos seus problemas domésticos, e tornar-se-á estável à nível mundial, nos próximos 15 anos!" E, no outro lado dos bastidores, a maioria dos analistas ocidentais concordam, em coro, que a China está preparando seu caminho para nos próximos 20 anos se tornar uma super-poderosa nação, para competir, inclusive, com o próprio Estados Unidos! Portanto, "e isto digo, conhecendo o tempo que é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé" (Romanos 13.11). Aos que já tiveram um encontro pessoal com Cristo, devem estar preparados e ter em seus corações o anelo do encontro com ele no arrebatamento da agreja — "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda näo é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro". (1 Jo 3.2-3). Aos que porventura não fizeram ainda esta decisão, possam atentar para o que é demais importante: o futuro da sua alma - vida eterna ou morte eterna. Confiramos a atual doutrina da Casa Branca, do Itamaratí, e dos aliados da União Européia, e poderemos ver neste espelho, o que nos aguarda muito próximo — "Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, entäo lhes sobre-virá repentina destruiçäo, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparäo"!



 

VASOS DE BARRO

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, Professora do SWM e Secretária Executiva da BPC-AG


O barro é a mistura da argila com água, substância utilizada na olaria e alvenaria. Sua preparação acarretava grande esforço e no Egito era feito pelos escravos. O seu uso data desde a construção da torre de Babel (Gn 11.3). O barro bruto utilizado na olaria era amassado com os pés juntamente com água, a fim de torná-lo macio e livre de impurezas (Is 41.25). Depois era moldado com as mãos e posto ao sol para secar. Era usual o oleiro misturar o barro com palha, sal ou areia, a fim de aumentar a resistência e solidez do vaso. Crê-se ter sido as mulheres, as primeiras pessoas a fabricar vasos de barro, pela necessidade diária de armazenar alimentos, líquidos e cereais. A quantidade e diversificação, tanto em forma e tamanho, encontrada nos achados arqueológicos é notável, especialmente na região do Megido, em Israel. Os nomes eram dados aos vasos segundo a sua capacidade e finalidade de armazenamento. A Bíblia faz algumas dessas menções: alqueire (Mt 5.15; Lc 16.7); efa (Zc 4.8,9), talhas e almude (Jo 2.6). Quando os judeus se estabeleceram em Canãa, os seus moradores já haviam desenvolvido a arte da olaria. A primeira vez que a Bíblia menciona o uso de vasilhas de barro é quando Davi está fugido de Absalão, e Barzilai o encontra no deserto (2 Sm 17.27). Entre os anos 3500 e 3000 a.C, a fabricação dos vasos tomou outro rumo, com a utilização da roda, que consistia de duas pedras que girava-se com o pé. A mais clara ilustração bíblica sobre a formação do vaso na roda, se encontra em Jeremias (cap 18 e 19). Em Jerusalém, junto ao Vale de Hinom, havia uma porta chamada a “Porta do Oleiro” (Jr 19.2) ou “Porta do Monturo” (Ne 2.13), porque após ela havia um depósito onde era lançado os vasos quebrados da cidade. Na época de Neemias, ao reconstruir os muros, havia uma torre dos fornos (Ne 3.11; 12.38), seguramente porque ali se usava para secar os vasos de barro em produção. No sentido bíblico, o barro é aplicado às coisas de pouco valor. Paulo faz este paralelo entre Deus e os homens (2 Co 4.7; Rm 9.21). Paulo quando escreve aos Coríntios, fala a um povo cujo costume era o uso de vasos de bronze, pela sua durabilidade e proteção. O barro era um material barato e não atrativo. Algumas pessoas usavam desta vantagem para esconder seus tesouros e escritos, a fim de não chamar a atenção de intrusos (Ex. Os Escritos do Mar Morto). Por outro lado, outros o rejeitavam por sua fragilidade e contaminação cerimonial (Lv 14.45). Certamente, o paralelo traçado por Paulo deixou questões nas mentes dos seus leitores; como guardar um tesouro, em um vaso tão fraco e sem valor? Entretanto, a verdade bíblica relata a realidade do ser humano diante do seu Criador. Para que a glória seja eternamente de Deus e não do homem.

 

 

TESOURO EM VASOS DE BARRO

William Valery Rivera Estados Unidos

Chileno, Cooperador, Professor  da EBD

 

Texto de Memorização

“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e näo de nós.” (2 Co 4.7) 

1. A NATUREZA DO VASO
  Vasos de barro: 2 Co 4.7; Rm 9.21; At 9.13-15
   Vasos pequenos: Mt 11.25; Ef 3.8
  Vasos frágeis: 2 Co 12.7-10; Sl 39.4-6; 103.14
2. O CONTEÚDO DO TESOURO
  As riquezas do Evangelho de Cristo: Cl 1.27; Ef 3.8
  A Palavra de Deus: Lc 4.36; Sl 19.7; 1 Co 1.18
  A única verdade: Jo 14.6; 1 Co 3.11; Gl 1.8-9
3. BEM-AVENTURADO O QUE ACHA ESTE TESOURO
  Porque alcançará salvação: Rm 1.16; 8.1; Lc 2.29-30; 19.1-10; Jo 4.13-14
  Porque herdará a Terra Prometida: Sl 37.9,29; 1 Pe 1.3-4; Cl 3.23,24
  Porque terá vida eterna: Jo 3.16; 5.24; 6.47; Rm 2.6-8; Dn 12.2; 1 Jo 5.13

Texto da Lição

2 Coríntios 4.7-12

 

7 - Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e näo de nós.

8 - Em tudo somos atribulados, mas näo angustiados; perplexos, mas näo desanimados.

9 - Perseguidos, mas näo desamparados; abatidos, mas näo destruídos;

10 - Trazendo sempre por toda a parte a mortificaçäo do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos;

11 - E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal.

12 - De maneira que em nós opera a morte, mas em vós a vida.

Versão Almeida Revista e Corrigida - ARC

 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente: Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração: Vania DaSilva

Índice 2009

Imagem do Divino

Revisão: Manuela Barros

Índice 2010


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved