Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 24 de Janeiro de 2010 Ano XVIII  Lição Nº 04


 

QUEM PARTE LEVA SAUDADES

Hong Kong - As Três Guerras do Fim

 

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, Pastor Fundador da Igreja Pentecostal Betânia – AD



O cenário mundial será contemplado ainda com três guerras mundiais: a Primeira Guerra do Fim - a Confederada - III Guerra Mundial, nuclear (Ezequiel 38.1-9; 39.1-12); a Segunda Guerra do Fim - a do Armagedom - IV Guerra Mundial, convencional (Apocalipse 16.13-16; 19.11-21); e a Terceira Guerra do Fim - a Milenial - V Guerra Mundial, recursos humanos (Apocalipse 20.7-10). A Primeira Guerra do Fim, iniciar-se-á imediatamente antes ou depois do arrebatamento da Igreja (Ezequiel 39.9); e marcará o encerramento da porta da graça, o declinínio do domínio gentílico e o início da Grande Tribulação. O cenário mundial já está pronto: Israel estabelecida e pacificada com os palestinos; a Comunidade Comum Européia em pleno funcionamento a partir de 1998; a igreja de Filadélfia e Laodicéia vivendo a sua última fusão doutrinária com a massiva presença do espírito da igreja pós-moderna e emergente; o Conselho Mundial de Igrejas reconhecido pela Igreja Católica Romana; os Estados Unidos na perda mundial da liderança econômica e política; os Católicos Romanos geminados com os Anglicanos e os Ortodoxos; as tradicionais colônias e grupos étnicos retornando às origens do ReinoUnido, da França, da Espanha e de Portugal; a globalização de um arsenal bélico mundial e o incio da Nova Ordem Mundial, lançada pelo ex-presidente americano, George Washington Bush e a nova doutrina de Compenhagem: Controle do Meio Ambiente Global, Moeda Unificada Global, Distrubição de Bens Global e um Governo Executivo Global! A triunidade do Governo do Anticristo será política, econômica e religiosa - o Anticristo, a Besta e o Falso Profeta (Daniel 2.45; Apocalipse 13.1). A plataforma econômica já está pronta, com a formação da União Européia; a religiosa, que terá três estacas básicas - o Catolicimo Romano consolidado; o Conselho Mundial de Igrejas e a Igreja fragmentada de Laudicéia (os evangélicos negligentes que ficarão no Arrebatamento da Igreja) - Mateus 24.40-44; a política ou militar, entretanto, está dependendo da formação de um contingente para fazer face a Israel na Guerra Confederada. A União Soviética, no momento não tem este contingente, pois está se recuperando da sua crise econônica interna; a Europa não pode fazer muito por causa da limitação imposta pelo tratado da OTAN; o déficit da balança comercial e os panos quentes dos Estados Unidos, por sua vez, compromete a sua própria casa com o mundo inteiro. O único lugar que ainda poder-se-á encontrar recursos econômicos e potencial de guerra em grande escala para a excursão de Gogue e Magogue (Ezequiel 30.1-6) será no Japão, no Oriente Médio e na China.



 

AS DUAS ALIANÇAS

Sokoloko Bangu Cabral Estados Unidos

Angolana, Secretária do STB, professora da EBD


Aliança - do latin alligantia, ligar ou unir, ou seja, ato ou efeito de aliar. Em linguagem teológica, aliança é um contrato, ou mais conhecido por pacto ou concerto. É um ocordo solenemente realizado entre duas ou mais pessoas, ou entre Deus e o homem, o qual Ele faz promessa de abençoar aos que guardam os Seus mandamentos. No Antigo Testamento encontra-se mencionadas algumas alianças feitas entre dois seres humanos. Tais como: Abraão e Abimeleque (Gn 21.27), Labão e Jacó (Gn 31.34), Davi e Jônatas (1 Sm 18.13). Bem como aliança entre Deus e alguns homens: com Adão depois da sua queda; com Noé depois do dilúvio; com Abraão, o de dar uma terra para a sua descendência (Gn 15.18-21); com Davi, de quem descenderia aquele que inauguraria uma nova aliança. Deus é um Deus de alianças. Ele nunca falhou e jamais falhará com a sua parte, ainda que o homem falhe muitas vezes “Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa”. A Bíblia Sagrada revela duas importantes alianças: a do Velho Testamento (dispensação da lei) e a do Novo Testamento (dispensação da graça). A Antiga Aliança (da lei) foi entre Deus e o povo de Israel onde os mediadores eram homens falíveis que lideravam a nação: os sacerdotes e os profetas. Moisés foi quem inaugurou essa aliança, quando do Monte Sinai trouxe a lei para o povo, dos quais, os mais conhecidos são os 10 mandamentos que foram gravados por Deus em duas tábuas. A lei era severa “olho por olho, dente por dente” e mostrava o pecado e condenava à morte. Era baseada em obras, nas ofertas e sacrificios como foram vistas no tabernáculo. O objeto mais importante era “a arca do concerto”, aonde Deus manifestava a Sua glória, porém era transitória. O tabernáculo e tudo que nele havia, apontava para uma aliança vindoura que tem como base o amor divíno. Na plenitude dos tempos, Deus inaugurou uma Nova Aliança (da graça), superior a antiga; através de seu filho unigênito, Jesus Cristo, o único que cumpriu toda lei. Ele foi concebido sem pecado, por um maior e mais perfeito sacrificio, oferecido uma só vez (Hb 8.10-13). Esta aliança foi predita pelos profetas (Jr 31.33). Esta é agora, entre Deus e a Igreja, onde o Mediador é Jesus (Hb 12.24). Ela é eterna, porque não será substituída por outra (Hb 13.20), é infalível e perfeita. A glória desta é permanente. A santa ceia é parte da nova aliança, onde o cálice é o símbolo do sangue perfeito (1 Co 11.25) exigido nesta aliança, o qual erradica o pecado. Na antiga aliança somente Israel fazia parte, mas agora, todos quantos aceitarem a Jesus como Salvador podem fazer parte da nova aliança “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens” (Tt 2.11).

 

 

A GLÓRIA DAS DUAS ALIANÇAS

Paulo Renato Alves Estados Unidos

Brasileiro, Presbítero, professor da EBD

 

Texto de Memorização

“Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em glória o que permanece.” (2 Co 3.11) 

1. DISTINÇÃO ENTRE AS DUAS ALIANÇAS
  Aliança Antiga - pela letra: Ex 24.12; Dt 31.9,11
   Aliança Nova - pelo sangue: Mt 26.28; 2 Co 3.3; Hb 12.24
  Conteúdo principal - pela Palavra: Ex 31.18; Dt 5.22; Jr 31.31-33
2. A GLÓRIA DA ANTIGA ALIANÇA
  A glória - transitória: 2 Co 3.7; Ex 16.7,10,24.16; Lv 9.23
  A setença - morte: 2 Co 3.6,7; Rm 8.2; Gl 3.10
  A provisão - santuário: Hb 9.1; Ex 25.8; 29.42,43; Ex 40.34
3. A GLÓRIA DA NOVA ALIANÇA
  Qualidade - superior à primeira: Hb 8.6,7; 9.13-15; Rm 3.19,20; 10.4
  Dispensação - tempo da graça: Gl 3.22-24; Rm 5.18,19; Hb 9.19,11-15
  Duração - eterna: 2 Co 3.11; Jr 32.40

Texto da Lição

2 Coríntios 3.1-11

2 Co 3.1 - Porventura começamos outra vez a louvar-nos a nós mesmos? Ou necessitamos, como alguns, de cartas de recomendaçäo para vós, ou de recomendaçäo de vós?
2 Vós sois a nossa carta, escrita em nossos coraçöes, conhecida e lida por todos os homens.
3 Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, näo com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, näo em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coraçäo.
4 E é por Cristo que temos tal confiança em Deus;
5 Näo que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,
6 O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, näo da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.
7 E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel näo podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,
8 Como näo será de maior glória o ministério do Espírito?
9 Porque, se o ministério da condenaçäo foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça.
10 Porque também o que foi glorificado nesta parte näo foi glorificado, por causa desta excelente glória.
11 Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em glória o que permanece.

Versão Almeida Revista e Corrigida - ARC

 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente: Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração: Vania DaSilva

Índice 2009

Imagem do Divino

Revisão: Manuela Barros

Índice 2010


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved