Fort Lauderdale, Flórida, 09 de Novembro de 2003 Ano XI  Lição Nº 45


 

Missão Cumprida!

Marcos Amazonas   Portugal

Brasileiro, professor e pastor da Igreja Batista de Oliveira do Hospital.

  Depois disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração. De todos os animais limpos levarás contigo sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea; também das aves do céu sete e sete, macho e fêmea, para se conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra. Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites, e exterminarei da face da terra todas as criaturas que fiz. E Noé fez segundo tudo o que o Senhor lhe ordenara.”  (Gênesis 7.1-5). As empresas hoje vivem fundamentadas em objectivos. Pessoas são contratadas com o objectivo de desempenhar determinadas funções e alcançar certas metas. Há que se cumprir o que foi previamente estipulado. Se as metas não são alcançadas no prazo estabelecido, a pessoa é automaticamente dispensada. O nosso texto mostra alguém que tinha um objectivo traçado e o levou até o fim. O resultado quando olhamos à primeira vista, parece não ter sido muito favorável, pois somente Noé e sua família e os animais foram salvos do dilúvio, os demais pereceram. Vejamos portanto as lições que aprendemos com Noé: a primeira lição que nos é apresentada no texto é que ele permaneceu justo diante do Senhor. Este é o grande objectivo de todo o ser humano, permanecer justo diante do Senhor. Noé permaneceu confiante no Senhor. Não negou sua fé. Recebeu um chamado de Deus e seguiu até o fim. Ele não se preocupou com quantidade de pessoas que creriam no que ele estava a dizer. Não se preocupou em obter sucesso na sua mensagem. O seu objectivo era anunciar o que Deus havia dito e permanecer firme nos propósitos do Senhor e foi isto que ele fez. É desta maneira que nós devemos viver. Seguir firmes na nossa fé e guardá-la até o fim. O segundo aspecto é que Noé fez tudo quanto o Senhor lhe ordenara. Ele tinha uma missão específica a cumprir. Tinha que preparar uma arca e anunciar o que aconteceria. Trabalhou incessantemente para concluir sua missão. Investiu o seu tempo na concretização do projecto que Deus lhe concedeu. Não somente isto, ele envolveu sua família neste projecto e procurou envolver outros, mas não conseguiu. Entretanto, isto não fez com que ele desanimasse e abandonasse a obra que estava a realizar. Ele levou a cabo o projecto que Deus lhe concedeu. Ele seguiu até o fim. Isto nos mostra que devemos ser pessoas persistentes e que não podemos abandonar os projectos e sonhos que o Senhor nos estar a conceder. Há uma missão que deve ser realizada e cabe a nós cumpri-la. Há mais uma lição que está implícita no texto. Quem cumpre a sua missão tem o direito de desfrutar do resultado do seu trabalho. Deus diz para Noé entrar na arca com sua família — Ele teve oportunidade de ver o que fez e usar o que fez. Quem realiza sua missão deve desfrutar do trabalho realizado. Noé, cumpriu sua missão e foi para a arca desfrutar da segurança do Senhor na mesma. Foi à arca para fazer sua viagem em segurança com consciência do dever cumprido. É fundamental que tenhamos a consciência do dever cumprido e poder alegrarmo-nos e seguir em segurança pelo trabalho realizado.

A Alma Humana

Pedro Pereira Estados Unidos

Português,  professor e membro da Diretoria.

 

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” Gn 2.7. Quando Deus criou o homem, primeiro formou a parte material do pó da terra – o corpo, e em seguida Ele lhe deu vida, ou seja, criou a parte imaterial ou incorpórea – a alma e o espírito, ao soprar em seus narizes. Significa que o homem era apenas um objecto material sem vida, sem volição – vontade própria, sem intelecto – capacidade de raciocinar, e sem consciência moral – distinção entre o bem e o mal! É através da alma, no hebraico nephesh que surge 500 vezes no Antigo Testamento, ou no grego Psyche onde surge 30 vezes no Novo Testamento, que o homem possui essa natureza intelectual, moral, volitiva e emotiva! A Bíblia nos adverte ainda, que a alma que pecar essa certamente morrerá (Ez 18.20). Portanto a alma é aquela que faz o contacto entre a parte material e a parte espiritual, é a ponte entre o corpo e o espírito, por isso Jesus alerta: “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” – Mt 10.28.

A MORDOMIA DA ALMA

Manuela Barros Estados Unidos

Brasileira, professora e membro da Diretoria.

 

Texto Áureo da Lição

 E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. (Gênesis 2.7).


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: ALMA ABATIDA, número 193 da Harpa Cristã.

 
1. A  Identidade ExistenciaL da Alma
Hospeda o intelecto do homem – ser inteligente: Gn 2.19; At 17.10.11.
Hospeda a volição do homem – ser livre: Gn 3.6; 2 Tm 2.22.
Hospeda a consciência moral  do homem – ser sensível: 1 Sm 18.1; Mc 14.34.
2. A PRESERVAÇÃO da Alma ATRAVÉS DOS SENTIDOS
Controlando o que entra nela: Sl 101.3,4,6; Pv 19.8; Fp 4.8.
Controlando o que habita nela: Dt 4.9; Sl 42.11; Fp 4.6,7.
 Controlando o que sai dela: Jó 7.11; Nm 11.6.
3. A PRESERVAÇÃO  da Alma ATRAVÉS DO ESPíRITO
Pela presença da palavra da salvação: Hb 4.12; Jo 17.14-17.
Pela presença do Espírito da consolação: Sl 23.3,4; Jo 16.13; Rm 1.12.
Pela presença da graça da comunhão: 2 Co 7.6,7,13; Fp 4.14,15,18,19.

4. A DESIGNAÇÃO METAFÓRICA DA ALMA
Ela é chamada de fôlego: 1 Rs 17.21-22
Ela é chamada de sangue: Lv 17.14
Ela é chamada de indivíduo: Rm 13.1

 

Texto da Lição:

Gênesis 2.7 E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o
homem foi feito alma vivente.

Deteronômio 6.5 Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu
poder.

Salmos 16.10 Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.

Salmos 16.10 Eu dizia: SENHOR, tem piedade de mim; sara a minha alma, porque pequei contra ti.

Salmos 41.1-6 Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!
2
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?
3
As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, porquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?
4
Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão; fui com eles à Casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava.
5
Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença.
6
Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; portanto, lembro-me de ti desde a terra do
Jordão, e desde o Hermon, e desde o pequeno monte.

(ARC)