Fort Lauderdale, Flórida, 06 de Abril de 2003 Ano XI  Lição Nº 14


 

Exercício da Prudência

Geraldo Bonadio Brasil

Brasileiro, professor e articulista.

    Nem todos os dias são dias de Sol. É indispensável ao equilíbrio da natureza que, em determinadas ocasiões, ele se oculte atrás de grossas nuvens e tenhamos dias em que a temperatura cai e só de raro em raro a luz chega até nós, filtrada pela plúmbea cortina de um céu nublado. Em seu viver, há dias iluminados, em que todos os objetivos podem ser percebidos claramente. Em tais ocasiões é fácil avançar, vencer resistências, contornar obstáculos e chegar à vitória. Inversamente, há outros momentos em que a luminosidade diminui, o cenário se obscurece e torna-se difícil perceber o rumo a tomar. O Deus Eterno não permite essa alternância de condições ao acaso. Na situação em que se torna difícil discernir o caminho, oculta-se um apelo do Pai no sentido de que você perceba que a audácia e a prudência são igualmente necessárias ao seu agir, que se dê conta de que viver não é representar um monólogo, com as luzes do palco incidindo permanentemente sobre o único ator, mas encetar um diálogo permanente com seus irmãos em humanidade. (Ec 7:14). Coopere com o seu próximo nos dias ensolarados da vida, quando os triunfos se sucedem. E saiba buscar a orientação sábia dos experimentados, quando a luz parece desaparecer e os contornos do caminho se desfocam. Assim fazendo, vivenciará a solidariedade nos dias de triunfo, e a prudência nos momentos de dificuldades. E tanto numa como noutra ocasião, reforçará os laços de cooperação e respeito que o unem aos seus semelhantes. "Fazer planos sozinho não é bom; peça conselhos a outras pessoas sábias antes de enfrentar qualquer batalha." (Provérbios 20:18).

Testamento

Esequias Soares Brasil

Brasileiro, pastor, professor e membro da CPAD.

 

A palavra testamento, nas designações do Antigo Testamento e Novo Testamento, para as duas divisões da Bíblia, remonta através do latim testamentum ao termo grego diathéke, o qual na maioria  de suas ocorrências na Bíblia grega significa concerto em vez de testamento. Em Jeremias 31.31 foi profetizado um novo concerto que iria substituir aquele que Deus fez com Israel no deserto. Os escritores do Novo Testamento vêem o cumprimento do novo concerto na nova ordem inaugurada pela obra de Cristo. Portanto, os livros do Antigo Testamento são assim chamados por causa de sua estreita associação com a história do antigo concerto. Os termos Antigo Testamento e Novo Testamento, nomeados para as duas coleções de livros, entraram no uso geral entre os cristãos na última parte do século II. Tertuliano traduziu diatheke para o latim por instrumentum (um documento legal) e também por testamentum.

 

O Antigo Testamento

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, pastor, professor, conferencista e articulista.

Texto Áureo da Lição

 Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, (Hebreus 1:1)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: CREIO EU NA BÍBLIA, número 259 da Harpa Cristã.

 

1. O Material das Escrituras  
Feita de plantas - Papiro: Jó 8:11
Feita de pele - Pergaminho: 2Tm 4:13
Feita de papel: Bíblia de 36 linhas, Johannes Gutenberg, 1454.
2. A Estrutura das Escrituras
Manuscritos: Sinaíticus, Sec IV; Alexandrinus, Sec V; Vaticanus, Sec IV.
Traduções: Septuaginta, 285aC; Vulgata, 405, dC.
 Versões: KJV, 1611; RV, 1569; ARC, 1691; LS, 1535.
3. A Mensagem das Escrituras
Mensagem Histórica: Gn 1:1-31; Gn 3:1-19; Gn 9:13; Gn 12:1-3; 1Sm 9:17.
Mensagem Tipológica: Gn 3:21; Gn 6:13-16; Gn 22:4-8; Gn 37:27.
Mensagem Profética: Mq 5:2-4; Is 53:2,4,10; Jl 2:8; Is 54:1-4; Zc 14:1.

 

 

Texto da Lição:

Jeremias 36:1,2,4,27,28,32

Jr 36:1 Sucedeu, pois, no ano quarto de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, que veio esta palavra do SENHOR a Jeremias, dizendo: 2 Toma o rolo de um livro e escreve nele todas as palavras que te tenho falado sobre Israel, e sobre Judá, e sobre todas as nações, desde o dia em que eu te falei a ti, desde os dias de Josias até hoje.
4 Então, Jeremias chamou a Baruque, filho de Nerias; e escreveu Baruque da boca de Jeremias todas as palavras do SENHOR, que ele lhe tinha revelado, no rolo de um livro. 27 Então, veio a Jeremias a palavra do SENHOR, depois que o rei queimara o rolo, com as palavras que Baruque escrevera da boca de Jeremias, dizendo:
28 Toma ainda outro rolo e escreve nele todas as palavras que estavam no primeiro volume, o qual Jeoaquim, rei de Judá, queimou. 32 Tomou, pois, Jeremias outro rolo e o deu a Baruque, filho de Nerias, o escrivão, o qual escreveu nele, da boca de Jeremias, todas as palavras do livro que Jeoaquim, rei de Judá, tinha queimado; e ainda se acrescentaram a elas muitas palavras semelhantes.


(ARC)