Fort Lauderdale, Flórida, 1 de Dezembro de 2002 Ano X  Lição Nº 48


 

Alegria na Tristeza

Pr. Marcos Amazonas dos Santos Portugal

Brasileiro, pastor, professor e conferencista.

“Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor. Tem compaixão de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados. Também a minha alma está muito perturbada; mas tu, Senhor, até quando?Volta-te, Senhor, livra a minha alma; salva-me por tua misericórdia. Pois na morte não há lembrança de ti; no Seol quem te louvará? Estou cansado do meu gemido; toda noite faço nadar em lágrimas a minha cama, inundo com elas o meu leito. Os meus olhos estão consumidos pela mágoa, e enfraquecem por causa de todos os meus inimigos. Apartai-vos de mim todos os que praticais a iniquidade; porque o Senhor já ouviu a voz do meu pranto. O Senhor já ouviu a minha súplica, o Senhor aceita a minha oração.” (Salmo 6:1-10) Vinícius de Morais cantava que a tristeza não tem fim. Na verdade, a tristeza é uma realidade nas nossas vidas. Por mais que não gostemos de reconhecer este facto e de ter de conviver com esta realidade, somos pessoas que sofrem e ficam tristes. David expõe toda sua tristeza neste salmo. Chora diante de Deus e não tem medo de parecer ridículo diante de Deus. Ele tem coragem de dizer o que está a perturbar o seu ser e por este motivo alcança a paz interior. A primeira coisa que este salmo nos ensina é que a tristeza é uma realidade na vida de todas as pessoas. Pessoas que amam a Deus e o servem fielmente são atacadas pela tristeza. David não dissimula, não esconde sua dor e as lágrimas que têm derramado. É o servo de Deus, alguém que teme a Deus, mas está a passar por um sofrimento terrível. Amar a Deus e servi-lo, não irá nos ilibar das tristezas. Outra coisa muito interessante que o salmo nos ensina aqui é que devemos reconhecer as nossas fraquezas e confessá-las a Deus. David diz que é fraco e precisa ser sarado por Deus. Como é difícil para o ser humano reconhecer seus erros. Como é difícil mostrar-se fraco em uma sociedade que preconiza a lei do mais forte. Contudo, para que possamos ser sarados por Deus, devemos estar diante dele com sinceridade e assumindo o nosso estado. David mostra sua fraqueza e tristeza e clama pela misericórdia e bondade de Deus. Sendo assim, devemos assumir as nossas fraquezas e reconhecê-las diante de Deus. A tristeza faz com que nos aproximemos de Deus. David diz que havia envelhecido. Estava a ser consumido pela tristeza, mas é vivendo nesta situação que ele clama a Deus. É na tristeza que a nossa fé é lapidada. David pede para ser salvo pela bondade de Deus e depois conclui afirmando que o Senhor já ouviu a sua oração. Ele nos ensina que Deus não está distante. Ele mostra-nos um Deus próximo e actuante. Aprendemos que Vinícius de Morais estava errado, pois a tristeza termina quando aprendemos a confiar em Deus e na sua intervenção nas nossas vidas. Não há problema em ficarmos tristes. Muitas vezes somos perseguidos e isto nos magoa e entristece. Mas devemos entender que Deus deseja ouvir a nossa súplica e a nossa dependência na sua actuação. Clamemos ao Senhor mostrando que cremos em todo o seu poder.

Ânimo

Marcello Zorzi Portugal

Brasileiro,  professor e membro honorário.

Força na alma do homem, ou força psicológica, que o leva a realização de alguma obra ou ação. O ânimo pode ter diversas características, mas sempre vai fortalecer a alma do homem para alguma coisa. A Bíblia mostra algumas das características que o ânimo pode se apresentar, tais como: "bom ânimo" (Js 1.7), "ânimo amargoso" (Jz 18.25; I Sm 30.6), "ânimo precipitado" (Pv 14.29), "altivo de ânimo" (Pv 28.25), "tristeza de ânimo" (Is 65.14). Veja como em todos os exemplos, o ânimo está intimamente ligado a uma ação. Em contrapartida ao ânimo, veremos que o desânimo é a falta de força na alma do homem que vem muitas vezes por causa de circunstâncias adversas; Quando Raabe recebeu os dois espias do povo de Israel em Jericó ela foi bem clara ao dizer sobre os habitantes de Jericó que "...desmaiou o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e embaixo na terra." (Js 2.11). Outro exemplo Bíblico clássico para desânimo é o de Elias, quando este "...se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte..." (I Re 19.4), ou seja, em Elias também já não havia ânimo nenhum. É muito interessante notar que, da mesma forma que o ânimo traz junto consigo uma ação, o desânimo drena o poder de ação da vida do homem e o deixa estagnado. No caso dos habitantes de Jericó, o seu coração estava desmaiado, enquanto no caso de Elias, ele se assentou debaixo de um zimbro e pediu a morte. É importante notar que circunstâncias adversas produzem desânimo na vida de pessoas descrentes enquanto em crentes elas já podem (e devem) produzir ânimo para buscar ao Senhor, uma vez que elas servem a um Deus que tudo pode. Quando os espias voltaram de Canaã, eles trouxeram não somente notícias de que a terra era muito boa, mas também dos gigantes que lá habitavam. Isto trouxe desânimo aos descrentes, os quais corações desejaram morrer (Nm 14.2), mas Josué e Calebe se animaram sabendo que Deus tinha poder para dar-lhes a terra de Canaã não importando o quão difícil isso poderia parecer, Calebe disse: "Subamos animosamente e possuamo-la em herança; porque certamente prevaleceremos contra ela" (Nm 13.30), e Josué disse: "...não temais o povo desta terra, porquanto são eles o nosso pão. Retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais" (Nm 14.9). Outro bom exemplo podemos encontrar na vida de Davi, que, quando tudo estava contra ele, ainda assim ele encontrou forças, ou ânimo, para buscar a Deus, dizendo a Bíblia que "...Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque o ânimo de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; todavia, Davi se esforçou no Senhor, seu Deus" (I Sm 30.6). 

DEUS ANIMA ABRAÃO

Pr. Rogério Feital Portugal

Brasileiro, pastor, missionário e professor.

Texto Áureo da Lição

Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença e sê perfeito.  (Gênesis 17.1)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: EU CONFIO FIRMEMENTE 242 da Harpa Cristã.

 

1.  Desafio de Deus para Abraão  
Vida de gratidão: Sl 116.12; Hb 12.25; Cl 3.15
Vida de fé: Gn 15.18; Hb 11.6,8; At 14.22; Mt 9.6; Jd 3
Vida de testemunho: 2Tm 2.4; At 20.24; 2Co 4.8-10; At 28.15; Fp 1.27
2.  Interferência humana no plano de Deus
A dúvida do poder de Deus: Gn 17.17; 18.13-16
A lógica humana e suas consequências: Gn 16.2-4; 21.10-21
 Nascimento de Ismael: Gl 4.29-31; 16.10-16
3.  Elementos para viver na presença de Deus
Testemunho das Escrituras:  2Tm 3.16; Lc 24.27; Rm 4.3; Is 46.8; Mt 26.13
Renovação do Espírito Santo: At 11.23,24; Jo 14.26; Is 4.31; Ef 5.18
A eterna aliança em Cristo: Hb 9.20; Cl 2.11; At 7.8; Rm 2.28,29

Texto da Lição:

Gênesis 17.1-7, 10,15,16

 Gn 17.1 Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-poderoso; anda em minha presença e sê perfeito.
2 E porei o meu concerto entre mim e ti e te multiplicarei grandissimamente.
3 Então, caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo:
4 Quanto a mim, eis o meu concerto contigo é, e serás o pai de uma multidão de nações.
5 E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai da multidão de nações te tenho
posto.
6 E te farei frutificar grandissimamente e de ti farei nações, e reis sairão de ti.
7 E estabelecerei o meu concerto entre mim e ti e a tua semente depois de ti em suas gerações, por concerto perpétuo, para te ser a ti por Deus e à tua semente depois de ti.
10 Este é o meu concerto, que guardareis entre mim e vós e a tua semente depois de ti: Que todo macho será circuncidado.
 
15 Disse Deus mais a Abraão: a Sarai, tua mulher, não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome.
16 Porque eu a hei de abençoar e te hei de dar a ti dela um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela.

(ARC)